Ícone do site Travelpedia

A gente nunca esquece o primeiro inverno abaixo de 0!

Oi pessoal,

Tudo bem?

The winter is coming ao Canadá! E agora pra valer…

O inverno chegou antes do esperado e fui pega de surpresa. Minha sorte é que já estava equipada com casaco, bota e luvas da marca North Face, uma das melhores para quem vive ou viaja à lugares frios #ficadica. Mesmo tendo tudo no armário esperando para serem usados, a gente torce para que nunca precisemos, né?

Pois é… Na quinta-feiras passada, começou a esfriar de verdade aqui em Montreal. A temperatura bateu a casa do 0 grau, mas a sensação térmica judiava com -4 graus. Saí da pós-graduação e fiquei chocada com o frio. Mal sabia eu que o dia seguinte seria  ainda pior. Acordei plena e feliz, pois era o meu dia de folga. Meus únicos compromissos eram ir aos correios, almoçar com uma amiga e ensinar um amigo a mexer em um programa de edição de vídeo à tarde. Tomo banho e vou ver a temperatura pra saber quantas camadas de blusa eu devo colocar. Eis a surpresa:

SIM, isso mesmo! -7 graus com sensação térmica de -17 graus!!!! Quando eu vi isso, sentei na cama e pensei: beleza, e agora? Juro, ensaiei mil desculpas comigo mesma pra não ter que sair de casa, mas precisava e não tinha como evitar. Olhei pro meu closet e pensei: que roupa que vai dar conta?

Coloquei uma blusa de manga comprida, daquelas velhinhas que são realmente para se colocar por baixo de algo, uma malha de lã, um cachecol que parece mais um cobertor,  botas e o casacão para completar o look.

Eu saí com as luvas no bolso porque estava digitando uma mensagem, mas em menos de 10 segundos já estava arrependida e as coloquei, ignorando quem me mandava Whatsapp. Andei 15 minutos até os correios e ao chegar lá, não sentia mais as minhas pernas. Demorei um tempo pra voltar a senti-las, mas a sensação era de que eu nem sabia mais se estava andando ou parada. Elas só se mexiam, sem nenhuma consciência.

Voltei e andei mais uns 20 minutos até o restaurante, onde iria almoçar com uma amiga. No caminho, uma ventania soprou tão forte que jurei que iria voar longe ou no mínimo ser cortada ao meio. Foi #tenso!

Eu, um embrulho em forma de gente.

Saindo de lá, ficamos esperando o ônibus no ponto por cerca de 5 minutos, que pareciam a eternidade toda. Para ir à faculdade, sempre opto por ir de ônibus, pois é bem difícil achar vaga para parar carro no quarteirão. Esperamos, esperamos… E entre uma risada e outra, o vento batia e a gente se espremia pra ver se passava.

É… Começar o inverno com -17 graus foi muito difícil, mais do que imaginei! Depois de sexta, eu nem reclamo mais dos 0 graus com sensação de -2 graus.

O conselho que dou à todos que estão morando em lugares frios ou até mesmo estão vindo passear por aqui no Canadá, Europa, Estados Unidos ou outros lugares que fazem frio é: se proteja! Não é exagero colocar 3 blusas, 2 calças, meia térmica… Não é “zuado” sair com touca, cachecol, luva e protetor de rosto. O importante é se manter quente porque nenhuma estética é maior do que a sua proteção. E isso digo porque meu rosto queimou (literalmente) na sexta e meus lábios estão avermelhados de tanto frio!

De resto, a gente segue e acostuma, não é mesmo? Prometo contar minhas aventuras nesse primeiro e longo inverno canadense por aqui, ok?

See you soon!

Bisous,

Gi

Fotos: Pixabay (destaque)  e arquivo pessoal
Sair da versão mobile