Ícone do site Travelpedia

Principais destinos de escalas de cruzeiros na América do Sul e Caribe

Desde que os cruzeiros caíram no gosto dos brasileiros, esse tipo de viagem tem se reinventado a cada nova temporada, seja com a criação de roteiros temáticos ou de novos pontos de parada e embarque. São tantas opções que fica até difícil escolher. Tem desde os feitos pela costa brasileira, os de travessia, roteiros internacionais e os minicruzeiros, que permitem aos turistas navegarem em feriados e finais de semana prolongados. Então seja você marinheiro de primeira viagem, ou não, um cruzeiro é sempre uma boa ideia para conhecer destinos mundo afora. Sendo assim, e já pensando na próxima temporada que se aproxima, confira dicas de como aproveitar as paradas nos principais pontos de escalas de cruzeiros na América do Sul e Caribe:

Porto Belo (SC) – famoso porto de escala de cruzeiros, o município no Litoral Norte catarinense faz jus ao seu nome. Então além de aproveitar seu visual, se aventure pela trilha ecológica da Pedra da Cruz.

Ilhabela (SP) – Um lugar com este nome só pode reservar belezas e é este o caso do destino no litoral paulista. É só escolher uma das 40 praias, como a Pedra do Sino e aproveitar. E não se esqueça do repelente, afinal de contas Ilhabela também é conhecida por seus famosos mosquitos borrachudos.

Ilhabela – © Shutterstock

Búzios, Angra dos Reis e Ilha Grande (RJ) – O Rio de Janeiro não é só a Cidade Maravilhosa. A Região dos Lagos se destaca por sua ampla beleza natural. Em Búzios, não deixe de passear pela Rua das Pedras e comer o famoso crepe do Chez Michou. Em Angra, com suas 365 ilhas a boa pedida é aproveitar o mar com tons de verde cristalino. O mergulho vale muito a pena. Já em Ilha Grande visite a Praia Preta e sua pequena Cachoeira da Poção.

Salvador e Ilhéus (BA) – Como bem cantou Dorival Caymmi, se você não foi à Bahia: vá! O estado tem uma energia que não se explica, só indo mesmo. A começar por Salvador que além de muitos passeios, como pelo Pelourinho, também é uma delícia gastronomicamente. E por falar nisso, em Ilhéus não deixe de provar os famosos quitutes do Bar Vesúvio e visitar o Bataclan. A região histórica do Sul da Bahia é conhecida como a terra do cacau, do sol e da imortalizada Gabriela, de Jorge Amado.

Pelourinho – © Pixabay

Buenos Aires (Argentina) – Se aventurar por nossos “vizinhos” é sempre uma ótima ideia, na capital dos hermanos argentinos então. Aproveite o tempo de parada do seu cruzeiro no destino para caminhar por Puerto Madero, esticar até o charmoso bairro de San Telmo e pela turística e cultural rua-museu Caminito.

Montevidéu e Punta del Este (Uruguai) – Na capital uruguaia o destaque fica por conta da Ciudad Vieja, bairro que reúne história, cultura, gastronomia e compras! Outro ponto que não pode ficar de fora é a rambla (calçadão). Então aproveite para caminhar junto ao mar. E, como o autêntico churrasco não pode ficar de fora, dê uma passada no Mercado del Puerto. Já no luxuoso balneário de Punta del Este a Casapueblo é visita obrigatória, assim como apreciar de lá o pôr do sol, um dos mais bonitos.

Casapueblo – © Carolina Maia

Cartagena das Índias (Colômbia) – A joia da Colômbia é digna de fascínio. Então “se perca” pelas ruelas estreitas, cores vibrantes e casas coloniais de varandas floridas do centro histórico amuralhado, eleito Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Na hora da fome, entre as boas pedidas estão o El Santísimo, que mescla inspirações francesas a receitas tradicionais e o charmoso Candé, de cozinha 100% cartagenera.

Aruba (Caribe) – Conhecida como Ilha Feliz, é famosa por suas praias de águas cristalinas e areia branca. Bem como pelas chamadas árvores divi-divi e por ter inúmeras opções de passeios e atividades para toda família. Então dá para ficar à toa e vivenciar o lifestyle de Aruba com um drinque em mãos, ou sentir o vento no rosto praticando windsurfe, por exemplo. E nem precisa dizer que mergulho também é uma ótima opção né?

Curaçao (Caribe) – Espere por um destino colorido (indo dos azuis turquesa e safira do mar as diferentes cores das construções) e cheio de vida onde o sol brilha praticamente o ano todo. São 38 praias, 40 baías e 60 pontos de mergulho. Jan Thiel, Kenepa, Kontiki e Port Marie são as praias mais populares. Em matéria de cavernas, a Hato e a Boca Tabla são imperdíveis. Quem estiver com crianças no Sea Aquarium – com 70 aquários gigantes – dá para nadar com golfinhos. Curaçao ainda conta com uma zona Duty Free.

Curaçao – © Carolina Maia

Nassau, Bahamas (Caribe) – A apenas a 50 km do sudoeste da Flórida, as Bahamas surpreendem com sua combinação de cultura, gastronomia, história e diversão sob o sol. De suas 700 ilhas e 2 mil ilhotas, somente 30 são habitadas. Entre elas está New Providence, onde está situada Nassau. Por lá não deixe de nadar com golfinhos no Dolphin Encounter.

Philipsburg, St. Maarten (Caribe) – Obviamente que as praias são o grande atrativo, porém o destino se destaca também pelas diversas lojas duty-free com preços 25% a 50% menores que nos EUA. Isso sem falar nos mais de 400 restaurantes que mesclam aromas e sabores. E por falar em sabor, prove o famoso licor guavaberry, típico da ilha. Feito a partir de uma frutinha avermelhada do tamanho de uma cereja, só existe lá. A mistura dela ao rum confere um sabor amadeirado, frutado, picante e doce-amargo.

St. Maarten – © divulgação

George Town (Ilhas Cayman) – Esqueça aquela imagem de paraíso fiscal, o conceito de paraíso aqui é outro, pois não em vão as Ilhas Cayman ganharam o simbólico título de “Capital Gastronômica do Caribe”. São mais de 200 restaurantes para todos os gostos. Não deixe de experimentar pratos típicos, porções de pescados fritos, carne ao modo Jerk e tradicionais croquetes locais.

Cozumel (México) – Pequena no tamanho (meros 40 km de extensão), a ilha no litoral de Playa del Carmen é um porto de escala renomado, tanto é que o cenário comum é ver vários navios ancorados na cidade de San Miguel (a única da ilha) e turistas ávidos por explorar o destino. E por lá se deparam com belíssimas praias, boa gastronomia e intrigantes sítios arqueológicos como as ruínas da antiga cidade Maia de Tulúm.

Tulum – © Shutterstock

Ocho Rios (Jamaica) – O antigo vilarejo de pescadores é hoje um dos principais destinos turísticos do país do Reggae. Aliás, o ritmo consagrado pelo lendário Bob Marley parece ditar o ritmo, então curta a vibe e relaxe nesse cenário idílico que mais parece o paraíso na terra. Aproveite também para curtir as belezas naturais, como a queda d’água mais famosa da Jamaica, no rio Dunn.

San Juan (Porto Rico) – Um lugar onde a natureza predomina como principal atrativo turístico: belas praias, florestas tropicais, desertos, montanhas, cavernas e rios. Dito isso, a capital San Juan se destaca por sua intensa vida noturna, cassinos, restaurantes finos, lojas e hotéis de luxo a beira-mar. Percorra o Velho San Juan, área de sete quarteirões com museus, igrejas, fortes, casarões restaurados, galerias de arte, butiques, restaurantes, barzinhos com mesas ao ar livre e alguns dos mais autênticos exemplos da arquitetura colonial espanhola dos séculos 16 e 17 no hemisfério ocidental.

.

Foto do destaque: Pixabay
*Texto criado pela jornalista para o portal Yahoo! e aproveitado aqui
Sair da versão mobile