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Programas de fidelidade funcionam?

Sim! Aquela história de juntar pontos nos cartões para depois trocar por benefícios é tudo de bom. E não falo só por mim que sou simpatizante. Mas pelo fato de não se tratar de uma roubada do tipo engana trouxa. Pelo contrário. E para mostrar isso conversamos com quem entende do assunto, adeptos e um economista. Tudo para mostrar a você que ser fiel tem sim suas vantagens. Então vamos ao que interessa!

Para o economista da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, é um estímulo extra para o consumidor, serve para direcioná-lo. “Se há duas empresas, uma que tem a fidelidade e outra não, ele fica com a primeira. É um instrumento já incorporado ao mercado e que cresceu bastante. Inclusive, tais programas expandiram muito. Há empresas especializadas em transacionar pontos”, comenta.

Apesar de se tratar de um mercado bastante grande, e que tem crescido muito, o economista lembra, no entanto, que cresceu menos em 2016 por causa da crise. Embora o Banco Central do Brasil registre números crescentes de transações com o uso do cartão de crédito, a penetração dos programas de fidelidade na população financeiramente ativa é estimada entre 10% e 15%, o que mostra que os brasileiros ainda “perdem bastante dinheiro” todos os meses.

E, por falar em empresas especializadas, no modelo de coalizão a Multiplus foi a rede de fidelidade pioneira no Brasil. Através dela o participante (basta ter CPF e se cadastrar no site) junta, em uma só conta, os pontos que ganha com passagens aéreas, cartões de crédito e em compras de produtos e serviços nos cerca de 400 parceiros, e pode trocar por mais passagens aéreas, diárias em hotel, combustível ou milhares de opções de produtos e serviços. Atualmente, são mais de 550 mil produtos para resgate.

“A empresa foi a primeira do setor a lançar um marketplace que dá pontos para seus participantes ao realizarem compras nos principais e-commerces e também podem resgatar com facilidade produtos e serviços”, lembra o diretor de finanças e estratégias da Multiplus, Ronald Domingues.

Entre os parceiros, de diferentes segmentos, estão empresas como a LATAM Airlines, LATAM Travel, Accor, Booking.com, Airbnb, Atlantica Hotels, Pontofrio.com, Netshoes, Centauro, Dafiti, Walmart, Polishop, Vivo, Easy Taxi, Posto Ipiranga, PBKIDS, Samsung e instituições financeiras como Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil – o que possibilita a transferência de pontos do cartão de crédito.

O funcionamento é simples, depois do cadastro, basta informar o CPF, que é também a identificação na rede, ao efetuar compras nos parceiros. Para acumular pontos, a primeira dica é acompanhar os pontos de cartões de crédito. Cada banco possui regras, promoções e condições especiais para a transferência de pontos. Outra recomendação importante é a concentração de gastos em um único cartão de crédito, o que possibilitará juntar ainda mais pontos.

É importante também escolher o cartão que te dê mais pontos por dólar gasto. O Multiplus Itaucard MasterCard Black, por exemplo, dá 2,5 pontos por dólar gasto e foi eleito recentemente pela Associação de Consumidores Proteste o melhor cartão de crédito ligado a programas de milhagem para o acúmulo de pontos. Além disso, as promoções pontuais são ótimas oportunidades para aumentar a pontuação.

Os pontos na Multiplus geralmente possuem validade de 2 anos, incluindo os bônus, com a possibilidade de renovação. Há algumas exceções: para os portadores dos cartões Multiplus Itaucard Mastercard Platinum, os pontos acumulados duram 36 meses. Já no  Multiplus Itaucard Mastercard Black e cartões do Citi, que acumulam pontos diretamente na Multiplus, não expiram.

Benefícios através de instituições financeiras

Segundo a diretora do Esfera (do Santander), Paula Nader, há mais de 7 anos a rede de parcerias faz o dinheiro valer mais: tanto de consumidores, quanto de vendedores. “Foi assim, gerando trocas entre quem tem algo a vender e quem usa o Santander, que o Esfera construiu uma rede com mais de 300 marcas por todo o País”, afirma.

Hoje, o Esfera tem uma atuação integrada, online e offline, com descontos de até 50% para quem usa cartão Santander e que abrange vários segmentos de mercado como bares e restaurantes, moda, cosméticos, cultura, entretenimento, casa e decoração. As compras no crédito também somam pontos que podem ser trocados por produtos, serviços, viagens e experiências.

Nos últimos 3 anos, mais de 1 milhão da base de clientes trocou pontos por prêmios, entre as mais de mil opções de produtos, sete programas de fidelidade de companhias aéreas, uma agência de viagens exclusiva, 276 cursos online, 40 parceiros de voucher e cinco parceiros de doação.

Querendo inovar, em junho de 2016, a Livelo, programa de fidelidade criado pelo Bradesco e Banco do Brasil, anunciou o lançamento de sua plataforma de resgate de pontos. Com mais de 10 milhões de usuários (atualmente já são 15 milhões) vindos da base dos dois bancos, a empresa surgiu como uma das maiores do segmento no País e com a proposta de mudar a forma como o brasileiro se relaciona esses programas.

Entre os diferencias está o fato que permite que clientes de outros bancos se inscrevam. Com a abertura do programa para todos os perfis, não é necessário ser correntista ou ter um cartão de um dos bancos acionistas para fazer parte do programa e pontuar de diferentes formas. É também o único programa de fidelidade de bancos que permite acúmulo por meio de compras nos parceiros de coalizão.

“Na Livelo, um de nossos principais objetivos é tornar o uso dos pontos uma rotina no dia a dia de nossos clientes. Para isso, colocamos ele no centro da estratégia de negócios, oferecendo benefícios diferenciados e dando liberdade para que troquem seus pontos escolhendo entre as mais de 700 mil opções de produtos e serviços. Dessa forma, acreditamos que ele possa entender o valor que os pontos têm e que veja na Livelo um programa de fidelidade para diferentes momentos”, explica o diretor de Estratégia, Produtos e Marketing da Livelo, Mauro Bizatto.

Com diversos produtos e serviços reunidos em um marketplace próprio, tem parcerias estratégicas com grandes empresas como Walmart, FastShop, Shell, M4U (Recarga de Celular Vivo/Claro/Tim/Oi), CVC, Netshoes, Submarino Viagens, Azul, Avianca, TAP, Dotz, Smiles e a própria Multiplus. Para utilizar e pontuar é fácil, bastar ter uma conta Livelo.

Entre as opções de resgate, estão produtos e serviços como ingressos para shows, teatro e cinema, eventos esportivos, vinhos, eletrônicos, combustível, recarga de celular, aluguel de carro, hospedagem em hotéis e passagens aéreas em mais de 700 companhias de todo o mundo (e que geram milhas). Além disso, na Livelo o usuário tem a opção de transferir seus pontos para os principais programas de fidelidade de companhias aéreas do Brasil.

A Livelo também oferece o Clube Livelo, clube de benefícios com assinatura e acumulo de pontos mensal – e que nunca expiram –, e produtos como compra e doação de pontos, transferência entre contas, renovação de pontos e pontos de presente.

Como eu fico nessa história?

Para a paulistana Marianna D’Amore, adepta dos programas de fidelidade, o importante é se informar bem. “Foquei nos cartões de crédito e pesquisei como poderia usufruir dos pontos acumulados. Concluí que a melhor opção era, sem dúvida, trocar por passagens aéreas. Mas não é fácil. Tem que acumular bastante para fazer trocas e os pontos expiram. Por isso, opto pelo planejamento: tenho o cartão e pago anuidade? Então uso para tudo que puder. Mas é preciso ficar atento à validade dos pontos e ir transferindo para outros programas, de companhias aéreas por exemplo, que a transferência já te dá 1, 2 ou até 3 anos a mais para usá-los”.

No entanto, ela lembra que a escolha do cartão é fundamental. “Muitos não são nada vantajosos: acumula pouco, expira muito rapidamente e ainda tem mínimo para transferência que não permite que você faça essa gestão. Para mim o melhor é o Membership Rewards da American Express. Isso porque não expira nunca e, por ser administrado pelo Bradesco, tem acordo com a maioria dos programas das companhia aéreas para uso e transferência de pontos”.

Outro ponto ressaltado por Marianna, e talvez o mais importante de tudo, segundo ela, é estar atento a campanhas promocionais. “Demorei muito tempo para acumular um grande número de pontos. Muitos e muitos anos. Daí, fiquei de olho em promoções e campanhas de transferência e transformei a quantidade de pontos que teria para talvez uma passagem ida e volta para a Europa em quatro passagens ida e volta para a Europa, aproveitando campanhas de bônus e promoções na emissão com milhas. Então pra mim é sensacional e vale muito a pena”, conta.

Outro adepto que faz tudo para trocar pontos por milhas e viajar por aí, o carioca Diego Verticchio prefere se concentrar em empresas como a Multiplus e a Smiles (programa de relacionamento da GOL). “Gosto mais da Smiles e por isso acabo tentando juntar nela. Acho que oferece mais benefícios. E, além disso, 85% das minha compras são no cartão de crédito do Santander, o que me faz ganhar pontos no final de cada mês. Os pontos no cartão demoram mais a vencer então quando tenho viagem programada começo a fazer a transição do banco para o programa de milhagem”.

Para ele trocar os pontos por qualquer outra coisa nunca foi uma opção. “Nem pensar, sempre uso para milhas. E, paralelo a isso, dou preferência a estabelecimentos que têm parceria com a Multiplus ou Smiles, como abastecer o carro no Posto Ipiranga, comprar no Pontofrio.com.br ou Drogarias Pacheco. O retorno de pontos é muito pequeno, mas existe e por isso acabo indo. E nessa de juntar pontos, já viajei com milhas para Europa, Fernando de Noronha, Natal e Caribe”, finaliza.

Em suma, os programas de fidelidade tem sim suas vantagens e em geral são fáceis de usar. Melhor ainda se estiverem associados ao cartão (ou cartões) de crédito que costuma usar com frequência. Por isso, ser fiel vale a pena. Vai fundo!

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Fotos: Pixabay, Shutterstock e divulgação
*Texto criado pela jornalista para o portal Yahoo! e aproveitado aqui
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