O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, levará a magia da “Sétima Arte” ao Parque Burle Marx, na capital paulista, durante a Virada Sustentável, hoje, dia 27. No programa, das 15h às 20h, curtas-metragens sobre animais, a estreia do filme documentário “Sachcha – Uma Jornada Eterna”, massagem inclusiva e apresentação da multisambofônico (banda de um homem só). Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Desenvolvido pela Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Cinesolar, na sua versão Caminhos do Brasil tem o patrocínio do Google e utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade.
Desde 2013 na estrada, o Cinesolar funciona através de uma van equipada com placas solares que possibilitam a exibição de filmes e apresentações artísticas. Na verdade, são duas vans. A segunda delas, lançada recentemente, chamada Cinesolar Tupã é a que está sendo utilizada no “Caminhos do Brasil”. O veículo transporta 200 assentos para o público – cadeiras, banquetas e EVAs – telão com metragem de 200 polegadas e sistema de projeção e som e até uma mesa de edição e um Eco-DJ.
Desde o início das atividades, o Cinesolar realizou mais de 200 sessões em centenas de cidades do país, ultrapassando 40 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 500 mil watts, equivalente a cerca de 900 horas de uma geladeira ligada sem interrupções.
Os filmes exibidos sempre trabalham questões ligadas à sustentabilidade com foco em três eixos: social, econômico e ambiental. Além das sessões, a iniciativa ainda promove muitas vezes oficinas de cinema, música orgânica e ecografite para crianças e adolescentes. Essas atividades propõem a reciclagem de materiais para a confecção de instrumentos musicais e o preparo de pigmentos naturais, como argila e urucum, nas pinturas produzidas pelos participantes.
Informações: brazucah.com.br/projetos-culturais/cinesolar
Fotos: divulgação