Para celebrar o Dia Mundial da Terra, comemorado hoje, 22 de abril, a Qatar Airways lança um programa voluntário de compensação de carbono. Clientes corporativos e do trade agora podem compensar suas próprias emissões de carbono através do site da companhia, antes ou depois do voo, permitindo fazerem escolhas sustentáveis.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Booking.com, 61% dos viajantes afirma que a pandemia os fez querer procurar por viagens mais sustentáveis, além de também pontuarem que uma das novas maiores preocupações é com as emissões de CO2, e a Qatar Airways atinge diretamente essa nova demanda.
O programa voluntário de compensação de carbono da Qatar Airways permite que seus clientes corporativos compensem ou reduzam as emissões de carbono associadas a suas viagens de negócios e os capacita a fazer escolhas sustentáveis. Com isso, as empresas trabalham para atingir suas metas de sustentabilidade enquanto colaboram com a companhia aérea global para avançar em suas metas de neutralidade de carbono.
Segundo o CEO do Grupo Qatar Airways, H.E. Akbar Al Baker, construir uma indústria de aviação sustentável de longo prazo requer esforços coordenados. “As empresas desempenham um papel importante na construção de viagens aéreas mais ecológicas e sustentáveis. Estamos felizes em oferecer uma oportunidade para nossos clientes compensarem voluntariamente a pegada de carbono de viagens corporativas por meio de projetos reconhecidos que ajudam as comunidades e o meio ambiente, e os incentivam a fazer da compensação de carbono parte de seu plano de gestão de carbono. Isso apoia ainda mais a meta da Qatar Airways de fortalecer nossos esforços de sustentabilidade ambiental e aumenta nossa posição de liderança no setor de aviação”, disse.
Construído em parceria com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o programa líder oferece aos clientes da Qatar Airways uma solução ambiental personalizada com a garantia de que os créditos adquiridos para compensar essas emissões são de projetos que entregam reduções de carbono verificadas independentemente, bem como benefícios ambientais e sociais.
Este novo programa utiliza as melhores práticas da indústria IATA para calcular as emissões de CO2 e foi concebido para simplificar o processo para os clientes, oferecendo-lhes soluções inovadoras para cumprir os seus compromissos ambientais em matéria de alterações climáticas. As emissões iniciais serão compensadas com um projeto líder de energia renovável com projetos adicionais verificados a serem incluídos em um futuro próximo.
Programa voluntário de compensação de carbono
Desde 2020, o Programa Voluntário de Compensação de Carbono da Qatar Airways contribui com o projeto Fatanpur Wind Farm, localizado no estado indiano de Madhya Pradesh, composto por 54 turbinas eólicas que geram uma potência combinada de 108 MW e evitam 210 mil toneladas de emissões de gases de efeito estufa por ano.
O apoio ao projeto Fatanpur não apenas reduz as emissões globais de carbono, mas também oferece oportunidades de emprego; educação aprimorada por meio do fornecimento de materiais e conhecimentos especializados para escolas próximas; e apoia uma unidade médica móvel – permitindo melhores cuidados de saúde para a comunidade local.
Em novembro de 2020, a Qatar Airways anunciou o lançamento oficial de seu programa voluntário de compensação de carbono para passageiros. Posteriormente, em novembro de 2021, a Qatar Airways Cargo, divisão de frete do Grupo, também lançou seu novo programa voluntário de compensação de carbono para embarques de carga aérea, tornando-se a primeira transportadora de carga a aderir à plataforma IATA CO2NNECT e a primeira companhia aérea do mundo a fazer uma transação de carbono através da IATA Aviation Carbon Exchange (ACE) via IATA Clearing House (ICH).
Companhia aérea premiada
A Qatar Airways foi recentemente anunciada como a “Companhia Aérea do Ano” no World Airline Awards 2021, administrado pela organização internacional de classificação de transporte aéreo, Skytrax. Também foi nomeada ‘Melhor Classe Executiva do Mundo’, ‘Melhor Lounge de Classe Executiva de Companhia Aérea do Mundo’, ‘Melhor Assento de Classe Executiva de Companhia Aérea do Mundo’, ‘Melhor Catering a Bordo de Classe Executiva do Mundo’ e ‘Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio’. A companhia continua sozinha no topo do setor, tendo conquistado o prêmio principal pela sexta vez sem precedentes (2011, 2012, 2015, 2017, 2019 e 2021).
Foto: divulgação