Sol, praia, agitação, programa família, gastronomia e história: a famosa ilha conhecida como Capital da Balada irá te surpreender, pois vai muito além do agito. A primavera é a melhor época para visitar Eivissa (como é chamada pelos catalães), que nesse período já está a todo vapor, mas ainda mantém certa tranquilidade. Esse destino no Mar Mediterrâneo é um verdadeiro tesouro espanhol que você precisa colocar na bucketlist “lugares para se visitar um dia”. Confira o que não pode ficar de fora do roteiro:
D’Alt Vila
Aqui o passado também se faz muito presente. Patrimônio Mundial pela Unesco, o centro urbano, reserva muitos encantos, e a D’Alt Vila, como é conhecida a cidade antiga é um ótimo exemplo. Herança muito bem preservada dos tempos de uma Europa medieval, seus muros, únicos do gênero, remontam do século 16.
A entrada principal se dá através do Portal de ses Taules, que chama atenção por conta de um belo escudo lavrado do reinado de Aragão. Uma vez dentro da fortificação, é como voltar no tempo: vias estreitas e monumentos históricos em meio a charmosos cafés e restaurantes – além, claro, de inúmeras lojinhas!
Na segunda semana de maio, a cidade cercada por muralhas sedia a Feira Medieval. As ruas e a fortaleza transformam-se num verdadeiro mercado da Idade Média, com músicos, bailarinos, bobos da corte, barracas de artesanato e comida tradicional.
As igrejas
Construídas entre os séculos 14 a 18 originalmente para serem fortalezas, estão espalhadas pelos vilarejos, são mais de 30! A catedral talvez seja um dos principais pontos turísticos da região, já que mescla os estilos gótico e barroco.
Torres de defesa
São sete ao todo ao redor da ilha. A mais antiga é a Torre des Carregador, projetada pelo mesmo arquiteto das muralhas: Giovanni Batista Calvi. No entanto, a que tem a mais bela vista é Savinar, também conhecida como Torre do Pirata. Ela fica na Reserva Natural de Cala d’Hort. Finalizada em 1763, apesar de ser projetada para artilharia nunca recebeu canhões sempre servindo como torre de vigilância.
Hippy Market Punta Arabí
Outro passeio imperdível e típico é visitar mercado a céu aberto. Sério, é daqueles passeios must-see, bem como uma das principais atrações da ilha. Para se ter uma ideia, são mais de 500 barracas e 12 mil visitantes a cada quarta. Tem artigos do mundo todo além de artesanato local. Você encontrará roupas, bijuterias e souvenires de boa qualidade. Ainda possui uma área para crianças fazerem sua própria lembrancinha. Serviço: de abril a outubro, as quartas-feiras das 10 as 19h.
Cartões-postais “mágicos”
A ilha possui muitas lendas e histórias místicas, Nostradamus disse que seria o último refúgio da Terra em caso de guerra nuclear. Por lá é muito comum e agradável praticar atividades como ioga, pilates, reiki ou somente aproveitar para recarregar as energias.
Em Es Vedrà, o famoso rochedo cenário de muitas fotos turísticas, pescadores dizem ver objetos não identificados, escutar ruídos metálicos e pombos correio se perdem. Também há quem diga que se trata de uma pirâmide natural que irradia energia. Será?
Já em Sa Pedrera, batizada pelos hippies como “Atlântida – A cidade perdida” reza a lenda que concentra grande quantidade de energia. Tem uma paisagem mística de rochas esculpidas e piscinas naturais. E como não custa nada, quando por lá, sobreponha as pedras num formato de pirâmide para pegar um pouco dessa vibe.
Dica bônus: Fora da parte antiga, não deixe de fazer uma visitinha ao Museu de Arte Contemporânea, com obras de Tàpies e Miralles, entre outros. Acredite, vale a pena.