Ícone do site Travelpedia

Quênia tem paisagens deslumbrantes e riqueza cultural com raízes milenares

Por Tino Simões

Antiga colônia britânica, o Quênia é um país de contrastes. Tem desertos, florestas, planícies, recifes de coral, lagos e até neve. Conquistou a independência em 1963, e ainda conserva a riqueza cultural dos seus milenares povos tribais. Faz fronteira com Uganda, Sudão do Sul, Etiópia, Somália e Tanzânia.

A economia queniana tem no chá e no café os seus principais produtos de exportação. Entretanto, o turismo também é responsável por gerar divisas para o país. Principalmente por causa do lindo litoral com cerca de 500 quilômetros de praias e magníficas savanas, onde estão os parques e reservas naturais.

A capital Nairóbi é a porta de entrada do país. Ela é o ponto de partida para os vários destinos de interesse turístico, tais como Maasai Mara, Laikipia e Mombassa. Cosmopolita e com boa infraestrutura, oferece hotéis, bares, restaurantes, cafés, cinemas e lojas de qualidade, além de alguns dos melhores campos de golfe do mundo. Destaque para o Nairobi National Park, distante apenas 20 minutos do centro e habitat de animais selvagens.

Safáris de observação de animais selvagens e aves

Os parques e reservas nacionais têm cenários naturais impressionantes, principalmente durante o pôr do sol avermelhado, que encanta turistas de todas as partes do mundo. Mas o Quênia tem muito a oferecer além dos tradicionais safáris.

Tem o caudaloso Rio Tana, altos maciços vulcânicos, o Monte Quênia com 5,2 mil metros de altitude, belas praias e um povo hospitaleiro. A riqueza cultural também merece ser destacada. A música, a arte e os festivais quenianos retratam os nuances das diversas tribos e etnias que compõem a cultura do país.

Milhares de turistas visitam o Quênia em busca de atrativos como os Montes Aberdare e os lagos Nakuru, repleto de pelicanos, cegonhas e flamingos cor de rosa; a Naivasha, parada de hipopótamos e das águias pescadoras; e o Turkanda, que tem águas cor de jade e rica variedade de peixes. A paisagem inclui áreas de pântano, campos, penhascos rochosos e florestas de acácias.

Parques e reservas naturais

A reserva natural mais popular do país é a Maasai Mara, que abriga cerca de 3 milhões de animais em uma área de 1,5 mil quilômetros quadrados. São 95 espécies de animais e 480 de aves. Lar do mítico povo Maasai, está localizado na região do Grande Vale do Rift. É lá que acontece anualmente a migração dos gnus e zebras, que deixam o Serengeti (região no norte da Tanzânia e sudoeste do Quênia) em busca de alimento. Os cerca de 2 milhões de animais chegam em meados de julho e permanecem na reserva até outubro.

Além dos safáris tradicionais é possível fazer tours a pé em locais determinados. Também pode ser a cavalo ou de balão, que sobrevoam a reserva a 300 metros de altitude.

Monte Quênia e o Kilimanjaro

Segunda maior montanha da África, o Monte Quênia atrai adeptos da prática de trekking e escaladas. Dentro do parque estão algumas instalações turísticas, incluindo acampamento sofisticados com tendas típicas de safári. Destaque para o Mara Plains Camp, uma reserva privada onde os hóspedes vivenciam experiência únicas como observar grupos de zebras à beira do Rio Ntiakitiak e o dia a dia dos vizinhos Maasai.

Encravado na fronteira da Tanzânia, na região do Grande Vale do Rift, o Parque Nacional Amboseli tem 392 quilômetros quadrados de área com planícies, florestas de acácias e pântanos. Os elefantes são maioria nessa região que oferece uma bela vista do Monte Kilimanjaro.

Já o Parque Nacional Tsavo possui características geográficas únicas e abriga as Cataratas Lugard e as Fontes Mzima. Com área de 22 mil quilômetros quadrados foi dividido em dois: Tsavo Leste e Tsavo Oeste. Está a menos de 100 quilômetros de Mombasa e é um dos preferidos para os safáris. Abriga uma ampla variedade de antílopes e grandes populações de elefantes e búfalos.

Praias e ilhas tropicais

A costa do Quênia está repleta de praias belíssimas. Algumas, inclusive, ideais para a prática de esportes como windsurfe e kitesurfe, enquanto outras têm as águas calmas.

As melhores praias do Quênia estão em Mombasa, a segunda maior cidade do país. Destino turístico bastante procurado, oferece ótima infraestrutura com hotéis de qualidade e grande variedade de restaurantes, casas noturnas e cassinos. São praias que convidam à prática de mergulho e snorkel, além da observação de golfinhos e tartarugas. A mais famosa delas é Diani Beach, distante cerca de 40 km da cidade.

A costa norte também tem praias maravilhosas. Lá estão Vipingo, Shanzu, Nyali, Kikambala, Bamburi e Casuarina. Todas dispõem de bons hotéis e infraestrutura adequada para atender os visitantes. Há, também, uma pequena marina onde é possível alugar barcos ou iates.

Lamu, Malindi e Watamu são outros destinos importantes no litoral queniano. O primeiro é uma ilha tropical onde estão belíssimas praias e lugares confortáveis para se hospedar. Já os outros dois oferecem boas oportunidades para desfrutar as praias e também o Watamu Marine National Park, ideal para a prática de mergulho e desfrutar a abundante fauna subaquática.

Kisite Mpunguti Marine Reserve é outra reserva marinha que merece uma visita. Trata-se de um conjunto de ilhas e bancos de areia localizado na região de Mombasa, próximo à fronteira com a Tanzânia. O acesso não é fácil, mas o destino vale muito à pena.

Lá os visitantes encontrarão uma incrível barreira de corais, golfinhos, paisagens deslumbrantes e uma infinidade de baobás, a famosa árvore da vida e símbolo da África. Além do mergulho há, também, a possibilidade de curtir um banco de areia branquíssima – ao lado da barreira de corais – e com água morna e transparente repleta de peixinhos coloridos.

Fotos: Pixabay
Sair da versão mobile