Ícone do site Travelpedia

Recalculando a rota: tendências para o mercado de viagens neste ano

Por Daniely de Oliveira O turismo foi um dos segmentos mais impactados nos últimos dois anos. A Organização Mundial do Turismo (OMT) estima que em 2020 o setor de viagens perdeu ao menos 900 milhões de turistas internacionais, o que significa US$ 935 bilhões a menos em receita. No Brasil, o setor emprega 7 milhões de pessoas e responde por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo um importante braço da economia.

A boa notícia é que, com o avanço da vacinação e a reabertura das fronteiras (mediante protocolos), já é possível arrumar as malas novamente e viajar. O “novo normal” também fará parte dos deslocamentos por lazer, e com isso prevejo três tendências para o turismo neste ano:

  1. Ecoturismo O contato com a natureza está em alta, somado a sustentabilidade, preservação e valorização do patrimônio natural e cultural. No Brasil, a Chapada Diamantina (BA) e a dos Veadeiros (GO), Fernando de Noronha (PE) ou Jalapão (TO) são boas opções no território nacional. No exterior, a Islândia com seus vulcões e a mágica aurora boreal, as praias tailandesas e as trilhas de Machu Picchu, Patrimônio Mundial da Unesco e uma das 7 Maravilhas do Mundo, são destinos promissores.
  2. Corporativo – Com o home office e o conceito de trabalho em qualquer lugar, conciliar o trabalho com viagens é ainda mais fácil e mais promissor.
  3. Aluguel de carro – Essa é uma prática muito comum nos Estados Unidos e na Europa, e possivelmente irá se difundir no Brasil. Além da segurança e saúde, a privacidade e o conforto são itens que vão pesar na hora decisão, ainda mais se for um trajeto curto.

O turismo pode até estar sendo redefinido, mas o prazer de viajar continua o mesmo. Não se esqueça de consultar os protocolos de entrada em seu destino, ter em mãos passaporte e carteira/aplicativo de vacinação e, para determinados lugares, teste negativo de RT-PCR ou de antígeno para Covid-19.

Muitas companhias aéreas passaram a adotar canais digitais para check-in e geração de bilhete eletrônico para embarque e check-in automático via aplicativo em caso de bagagem de mão.

Prepare as malas, aperte os cintos e boa viagem!

*Daniely de Oliveira é gerente de comunicação do ViajaNet, agência de viagens on-line
Foto do destaque: Pixabay
Sair da versão mobile