No próximo dia 13 (quinta-feira), o mercado cachaceiro comemora o Dia Nacional da Cachaça. São mais de 500 anos de história e o posto de segunda bebida alcoólica mais consumida no mercado interno, perdendo apenas para a cerveja que é fermentada, a brasileiríssima cachaça vem passando por um novo momento junto aos apreciadores.
Com tantos aromas, qualidade, tradição e sofisticação, o ouro brasileiro não poderia mais ficar de lado na preferência dos consumidores. E, para inspirar a comemoração, aproveitando que domingo é dia de receita aqui no Travelpedia, hoje vamos dedicar a dois drinques tradicionais, que numa releitura foram adaptados com a cachaça.
As receitas estão no livro “Os segredos da cachaça” (Editora Alaúde), no qual os autores João Almeida e Leandro Dias subvertem a ordem da International Bartenders Association (IBA), o órgão que determina exatamente como cada um dos drinques clássicos deve ser preparado, e preparam alguns dos drinques com cachaça.
PINGA COLADA
INGREDIENTES
- 75 ml de cachaça envelhecida
- 100 ml de suco de abacaxi ou polpa congelada
- 20 ml de melado de cana
- 10 ml de suco de limão
- 60 ml de leite de coco
- 5 pedras de gelo
MODO DE PREPARO
Coloque todos os ingredientes na coqueteleira e bata vigorosamente. Despeje o drinque em um copo longo e sirva sem o gelo. Decore com um triângulo de abacaxi ou folhas da coroa na lateral do copo para caracterizar esta releitura da piña colada, um conhecido drinque com ares caribenhos.
CAJITO
INGREDIENTES
- 60 ml de cachaça prata
- 20 ml de suco de limão
- 25 ml de melado de cana um punhado de folhas de hortelã frescas
- Água com gás para completar
- Gelo quebrado
MODO DE PREPARO
Coloque a cachaça, o suco de limão e o melado de cana em um copo alto. Macere as folhas, coloque no copo e depois encha o copo com gelo. Mexa com a colher até misturar todos os ingredientes. Complete com a água com gás e sirva em homenagem ao mojito, o drinque cubano com mais de cem anos de história.