Ícone do site Travelpedia

Receita de domingo: drinques com cachaça

No próximo dia 13 (quinta-feira), o mercado cachaceiro comemora o Dia Nacional da Cachaça. São mais de 500 anos de história e o posto de segunda bebida alcoólica mais consumida no mercado interno, perdendo apenas para a cerveja que é fermentada, a brasileiríssima cachaça vem passando por um novo momento junto aos apreciadores.

Com tantos aromas, qualidade, tradição e sofisticação, o ouro brasileiro não poderia mais ficar de lado na preferência dos consumidores. E, para inspirar a comemoração, aproveitando que domingo é dia de receita aqui no Travelpedia, hoje vamos dedicar a dois drinques tradicionais, que numa releitura foram adaptados com a cachaça.

As receitas estão no livro “Os segredos da cachaça” (Editora Alaúde), no qual os autores João Almeida e Leandro Dias subvertem a ordem da International Bartenders Association (IBA), o órgão que determina exatamente como cada um dos drinques clássicos deve ser preparado, e preparam alguns dos drinques com cachaça.

PINGA COLADA

INGREDIENTES
MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes na coqueteleira e bata vigorosamente. Despeje o drinque em um copo longo e sirva sem o gelo. Decore com um triângulo de abacaxi ou folhas da coroa na lateral do copo para caracterizar esta releitura da piña colada, um conhecido drinque com ares caribenhos.

CAJITO

INGREDIENTES
MODO DE PREPARO

Coloque a cachaça, o suco de limão e o melado de cana em um copo alto. Macere as folhas, coloque no copo e depois encha o copo com gelo. Mexa com a colher até misturar todos os ingredientes. Complete com a água com gás e sirva em homenagem ao mojito, o drinque cubano com mais de cem anos de história.

Fotos: divulgação
Sair da versão mobile