Desde o início da pandemia, as redes sociais do Sesc 24 de Maio tem publicado receitas aos sábados, sendo que a cada mês um tema diferente é abordado. E, neste mês, a equipe de alimentação faz uma retrospectiva do projeto “Chef Convida” preparando pratos dos renomados chefs que já passaram pela unidade. Neste sábado, 5/09, a série começou com o bolo doce de mandioca com melado de cana, receita do chef Rodrigo Oliveira.
O bolo doce de mandioca com melado de cana possui sabores intensos e potentes. Mas é equilibrado! Por isso conquistou o paladar do público na primeira edição do Chef Convida em 2018, estreado pelo chef do famoso Mocotó Restaurante. Nesta ocasião, o tema foi a cozinha nordestina, especialidade do chef convidado.
Bolo doce de mandioca com melado de cana
INGREDIENTES
- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de mandioca crua ralada
- 1 xícara (chá) de queijo coalho em cubos pequenos
- ½ xícara (chá) de coco fresco ralado
- 1 1/3 xícaras (chá) de açúcar refinado (para a massa)
- 5 colheres (sopa) de açúcar refinado (para untar a assadeira)
- ½ xícara (chá) de manteiga (para a massa)
- 1 colher (sopa) de manteiga (para untar a assadeira)
- 1 colher (chá) de fermento químico em pó
- 1 colher (chá) de essência de baunilha*
- 4 colheres (sopa) de melado de cana
*Dica: a essência de baunilha pode ser substituída por meia semente ralada de umburana ou cumaru (fava tonka) ou canela a gosto.
MODO DE PREPARO
Observação: todos os ingredientes devem estar gelados para que a receita dê certo (mandioca, queijo, coco, manteiga e ovos)
- Rale a mandioca descascada na parte grossa do ralador. Reserve;
- Unte uma fôrma redonda com furo central com manteiga e açúcar. Reserve;
- No copo do liquidificador, coloque primeiro os ovos (é importante que eles fiquem no fundo para facilitar a mistura), em seguida a manteiga e depois o açúcar. Bata até que a mistura fique homogênea;
- Com o liquidificador ainda ligado, adicione aos poucos a mandioca ralada e o queijo coalho picado. Bata até que vire uma massa homogênea;
- Coloque a massa em uma tigela e adicione o coco fresco ralado, o fermento e a essência de baunilha. Misture delicadamente até agregar todos os ingredientes;
- Transfira a massa para a fôrma previamente untada com manteiga e açúcar;
- Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 50 minutos;
- Retire do forno, espere esfriar e desenforme;
- Servir com o melado de cana por cima.
Anote aí na agenda!
No próximo sábado, 12/09, será a vez da galinha afogada da chef Elenice Altman, proprietária do Genésio Pasta e Chopp. Participante da segunda edição do projeto e que levou para o público pratos da cozinha de bar e cantineira.
Já a terceira publicação, no dia 19, será o bolo de castanhas ou Cumishbrot. Da chef Mônica Dajcz, especialista na cozinha judaica, banqueteira e dona do restô Casa Mônica Dajcz Gastronomia, na Barra Funda.
Por fim, a última postagem para fechar a retrospectiva do Chef Convida, no dia 26, é a salada de penne fria com pesto, tomate, semente de girassol, cebola roxa e rúcula da chef Bel Coelho. Que participou do projeto apresentando um cardápio mostrando a diversidade da culinária paulistana. A chef comanda o restaurante sazonal Clandestino. Além de ser conhecida por valorizar e utilizar ingredientes regionais e da época em suas criações gastronômicas.
Essas e outras ações fazem parte de uma gama de programações online propostas pelo Sesc 24 de Maio em tempos de pandemia. Que, aliás, podem ser acompanhadas pelas redes sociais da unidade no Instagram, Facebook e YouTube.