Ícone do site Travelpedia

Receita do domingo de Páscoa: salame de chocolate

Páscoa traz tradições milenares que celebram e adoçam a vida. E, festa sem comida não é festa. São nesses momentos que as pessoas experimentam cardápios especiais. Isso se deve aos diversos processos culinários presentes em datas comemorativas, que costumam alterar a relação com os alimentos, passando a ter um valor simbólico. E no feriado de hoje isso não é diferente. A presença do chocolate ou do ovo de páscoa, preparado com diferentes receitas, enaltece o próprio significado e afeição pela data.

“A celebração no Hemisfério Norte acontece na Primavera, que é a estação da renovação, das cores, da procriação e colheita das frutas e flores. Dessa forma, percebemos como o ovo ganha um novo sentido, atribuído a uma representação antiga de fertilidade, vida, continuidade e renascimento”, conta o antropólogo Raul Lody.

Antes dos ovos de chocolate, que passaram a ser valorizados na Páscoa a partir do século 19, as pessoas ofereciam ovos cozidos de diferentes aves e com as cascas decoradas com desenhos e pinturas de variadas imagens que representavam a alegria da vida. O ingresso do chocolate ocorreu no século 16, no México e a civilização Asteca. O cacau era tido como um fruto sagrado, usado para a feitura de uma bebida chamada ‘cacuhualt’. Contudo, foram os espanhóis que difundiram o cacau e suas receitas tradicionais na Europa. O rei Carlos V mandou adicionar leite, especiarias e açúcar.

O cacau é uma espécie nativa da América Tropical, que compreende a região que vai do Peru ao México. A partir do século 18, o cacau passou a ser cultivado no Brasil, no sul da Bahia, região que até hoje é considerada a sua maior produtora. Ocupamos a 5ª posição no mercado internacional do cacau.

Para ilustrar um dos deleites provenientes da Páscoa, o antropólogo indica uma receita de salame de chocolate que pode ser uma ótima pedida durante a celebração, confira:

INGREDIENTES

· 300g de biscoito seco tipo maisena
· 150g de manteiga em temperatura ambiente
· 200g de chocolate fondente (meio amargo)
· 2 ovos
· 100g de açúcar cristal
· Açúcar de confeiteiro (o quanto bastar)
· 1 folha de papel manteiga

.

MODO DE PREPARO

Esfarele grosseiramente os biscoitos secos com as mãos e leve o chocolate em pedaços para derreter em banho-maria. Enquanto isso, numa tigela, misture bem a manteiga e o açúcar; acrescente os ovos inteiros e continue a mexer até ficar uma pasta lisa e homogênea. Coloque o chocolate derretido, morno, na mistura de ovos com manteiga e açúcar. Misture até fica tudo bem homogêneo; então, acrescente os biscoitos e misture a massa com as mãos.
Em seguida, coloque a massa sobre a folha de papel manteiga com o auxílio de uma espátula, espalhando-a sobre o papel sem que chegue até as bordas, dando a forma cilíndrica para a massa com a ajuda do papel e formando o salame. Depois de ter modelado a massa, embrulhe no papel manteiga e amarre as pontas do papel como se fosse um salame ou embrulhe com papel alumínio. Leve para o congelador e deixe repousar por pelo menos 4 horas. Passado o tempo, polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre um tabuleiro, desembrulhe o salame de chocolate e coloque sobre o açúcar, deixando-o pronto para servir.

.

Rendimento: serve 8 pessoas.

.

Fotos: divulgação (destaque) e Commons

Sair da versão mobile