Ícone do site Travelpedia

Receita do domingo: Empanadas chilenas do Valle Nevado

A dica de receitas desse domingo vem do Valle Nevado, resort de esqui e snowboard localizado perto de Santiago, no Chile. A variedade de experiências fica ainda mais atrativa com a aproximação do inverno, época que pede opções saborosas para compor a nossa mesa e esquentar a temperatura. Assim, receita sugerida são as deliciosas empanadas chilenas, um prato muito comum no país andino.

Foto: Pixabay

Para acompanhar as empanadas você decide, conforme o seu gosto, entre o Pisco Sour ou um saboroso vinho produzido com a emblemática uva Carménère. Confira a seguir o passo a passo.

EMPANADAS CHILENAS

Ingredientes para a massa
Ingredientes para o recheio
Para pincelar
Recheio – modo de preparo
Foto: Valle Nevado/Divulgação

Primeiramente refogue a carne primeiro sem os temperos para que a água contida nela evapore. Todavia, o recheio com muita água pode fazer a massa se romper. Em seguida prepare em uma frigideira o tempero da carne, refogando no azeite o alho, a cebola, o orégano e sal. Logo após, adicione a carne refogada e deixe o recheio ficar apurado. Adicione o cheiro verde e deixe mais um minuto no fogo. Posteriormente coloque o recheio na geladeira para esfriar enquanto faz a massa.

Massa – modo de preparo

Junte os ingredientes com as mãos e misture bem até formar uma massa homogênea e desgrudar dos dedos. Em seguida, abra-a com um rolo ou garrafa deixando-a bem fina com 2 ou 3 milímetros.

Logo após, com a parte superior de um pote, corte a massa em círculos de 10 ou 12 centímetros de diâmetro. Então molhe as bordas com dedo umedecido de água com gema, coloque o recheio de carne no centro, adicione uns pedaços de ovo picado e uma ou duas azeitonas.

Finalmente feche bem a massa com a ponta dos dedos, pincele com a gema misturada com a água e leve ao forno médio – pré-aquecido a 180 graus – por cerca de 20 minutos ou até a parte superior da empanada ficar dourada.

PISCO SOUR

Foto: Valle Nevado/Divulgação

Enquanto espera as empanadas assarem é hora de preparar um drinque. Muito difundido no Chile, o Pisco é uma bebida destilada feita à base de uva, com elevado teor alcoólico, que pode ser tomado puro ou em um drinque como o Pisco Sour, típico da gastronomia daquele país. A receita rende dois drinques.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador por um minuto. Distribua em copos para drinques e sirva com decoração de rodelas de limão.

VINHO CARMÉNÈRE

Foto: Valle Nevado/Divulgação

Vinho chileno também é uma boa pedida para um drinque no acompanhamento das empanadas. A uva mais emblemática do Chile é a Carménère, de origem francesa, mas que se adaptou muito bem no solo do destino andino.

É muito fácil encontrar um vinho com esta cepa em supermercados, mercearias e lojas de bebidas. Geralmente vem escrito o nome dela no rótulo. Esta casta resulta num vinho rico de aroma e sabores, em tom cereja escuro com notas de café e chocolate, bem como um ligeiro toque de pimenta.

VALLE NEVADO

Foto: Valle Nevado/Divulgação

Principal resort de esqui da América do Sul, com a maior quantidade e variedade de pistas, o mais moderno sistema de teleféricos, opções fora-de-pista e heli-ski. Está localizado a apenas 90 minutos do Aeroporto Internacional de Santiago, no Chile, e a mais de 3 mil metros de altitude, na espetacular Cordilheira dos Andes.

O Valle Nevado é a base de três hotéis confortáveis e modernos. Apartamentos independentes em condomínios também estão disponíveis.

O complexo oferece aos hóspedes uma experiência completa, incluindo boutiques, restaurantes, spa e fitness center, cinema, biblioteca, bares e lounges, um bar com música ao vivo, centro de entretenimento esportivo e vistas deslumbrantes da magnífica cordilheira em todas as direções.

Foto do destaque: Pixabay
Sair da versão mobile