Ícone do site Travelpedia

Receita do domingo: celebre o Dia do Macarrão com um espaguete à carbonara

Vejam só que coincidência saborosa, quem acompanha o TRAVELPEDIA sabe que de domingo temos receita por aqui. E, justamente hoje, 25/10 é celebrado o Dia Mundial do Macarrão. Sendo assim, claro que não poderíamos deixar passar batido. Afinal de contas, estamos falando de um dos pratos mais antigos do mundo, que surgiu na China, mas foi eternizado pelos italianos. Uma paixão mundial! E, quando se pensa em uma massa italiana, logo vem à mente um delicioso e icônico espaguete à carbonara.

Pensando nisso, a Buona Italia, marca especialista em frios italianos especiais, ensina a receita original. Poucos sabem que o espaguete à carbonara tem modo de preparo fácil. E leva ingredientes que todos têm em casa: massa seca no corte espaguete, ovos e queijo parmesão (ou pecorino). O toque a mais, que dá o sabor especial a um prato tão simples, é a panceta. Muitos acabam adaptando e preparando a receita utilizando bacon picadinho. Contudo, o carbonara original leva a panceta, que faz toda a diferença no paladar e representa a data comemorada devido às tradições italianas.

A panceta Buona Italia é feita com barriga de porco sem pele, salgada e sem defumação. Seu processo de produção é bem artesanal e lento. Com etapas de salga, ressalga, cura e maturação. O sabor é delicado e suave. E possui grande versatilidade culinária e tem longo prazo de duração (até 120 dias, em embalagem fechada e conforme a data de validade). É daquelas soluções que vale a pena ter à mão.

Agora, para celebrar o Dia do Macarrão, aprenda a fazer um delicioso carbonara:

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
  1. Coloque o espaguete para cozinhar em água fervente com sal.
  2. Frite a panceta na própria gordura em frigideira antiaderente por alguns minutos;
  3. Quando o macarrão estiver al dente, retire do fogo e escorra. Em seguida, junte com a panceta na panela, misture bem e acrescente a manteiga.
  4. Bata os ovos com a gema, sal e o queijo ralado num refratário.
  5. Acrescente os ovos ao macarrão, misture rapidamente.
  6. Sirva com pimenta moída a gosto.
Foto: divulgação/ Buona Itália
Sair da versão mobile