RECEITA DO DOMINGO – O macarrão espaguete – ou spaghetti, em italiano – é um dos ingredientes mais consumidos do mundo. Principalmente aos domingos! Simples e deliciosa, essa pasta desidratada e dura feita à base de sêmola de trigo sob a forma de fios. Na Itália, garantem que cada italiano consome cerca de 30 quilos anuais de massas – grande parte na forma de espaguete. Assim, os pratos à base desse macarrão são produzidos de diferentes formas, bem como acompanhados dos mais variados molhos.
Como resultado eles podem ser finos – fide, fidillini, capelli d’angelo (cabelo de anjo), capellini (cabelo), capelvenere (cabelo de Vênus), fedelini, fidelini, sopracapellini, vermicelli mezzi, spaghettini e vermicellini; ou grossos – filatelli, spaghettoni, vermicelloni e vermicelloni giganti. Contudo, os finos são preparados e servidos normalmente no caldo de carne, enquanto os mais grossos, como Pastasciutta, com molhos tradicionais locais.
Mas, apesar de ser um dos pratos preferidos dos italianos, a saborosa massa não foi inventada por eles. É provável que tenha origem árabe, na forma de espaguete seco (Itrjia). Aliás, a massa teria entrado na Europa quando da dominação árabe na Sicília, no século 9. Posteriormente, o macarrão foi ficando mais elaborado desde sua chegada a Trabia, próximo a Palermo. Assim sendo, a Sicília passou a ser a “pátria” da iguaria, até ser substituída por Nápoles, já no século 18.
Teoria sobre a chegada do espaguete na Itália
De acordo com historiadores, ele teria sido levado por Marco Polo, após viagem à China, entre 1271 e 1295. Nesse sentido, sabe-se atualmente que já haviam registros anteriores de spaghetti e maccheroni (macarrão) na Península Itálica.
Há, no entanto, registros escritos em chinês sobre a massa que datam dos anos 25 a 220, durante a Dinastia Han. Mas pode ser bem mais antiga. Nesse caso, os árabes teriam sido, tão somente, os introdutores da invenção chinesa na Europa.
Feito com farinha de trigo e água, o espaguete era, originalmente, confeccionado a mão e, mais tarde, passou a ser obtido por extrusão através de uma fieira. Hoje, ele é produzido industrialmente.
Feita a introdução, vamos à receita deste domingo, que foi sugerida pelos restaurante Divino Fogão – Comida da Fazenda.
Espaguete com Camarão
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 5 porções
INGREDIENTES
- 1 pacote de espaguete
- 1 quilo de camarão sem casca
- 2 limões
- 3 colheres de sopa de azeite
- 2 dentes alho
- ½ cebola
- Sal a gosto
- 1 lata de molho de tomate
- 2 tomates
- Salsa a gosto
- Manjericão a gosto
MODO DE PREPARO
- Temperar os camarões com os limões e reservar.
- Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho e deixe dourar.
- Coloque o camarão e frite ligeiramente até que fique rosado.
- Em seguida, adicione o molho de tomate, o tomate cortado em pedaços grandes, mexa bem por alguns minutos. Acrescente um pouco de água se necessário, corrija o sal. Reserve.
- Cozinhar o macarrão conforme as instruções da embalagem.
- Por fim, coloque o macarrão em uma travessa, despeje o molho, salpique a salsa e o manjericão fresco e sirva.