Ícone do site Travelpedia

Receita do domingo: Lasanha de Pupunha ao Molho de Cogumelos

O Dia das Mães merece um almoço especial. Para tornar a data ainda mais especial, a chef Iracema Bertoco do Centro Europeu, uma das principais escolas de gastronomia do Brasil, enviou para o Travelpedia duas receitas surpreendentes e deliciosas: Lasanha de Pupunha ao Molho de Cogumelos como prato principal e Creme de Macadâmia com uva rosé e redução de vinho do Porto para a sobremesa.

Lasanha de Pupunha ao Molho de Cogumelos

Ingredientes – rendimento 4 porções

– 1 basal de pupunha (parte mais grossa)
– 1 talo de alho poró
– 6 tomates bem maduros sem pele e sem sementes picadinhos
– Folhas de manjericão fresco
– 1 dente de alho amassado
– ¼ de cebola picadinha
–  150g de cogumelos paris fresco cortados em juliene
– 100 g de cogumelos shitake cortados em juliene
– 120ml de creme de leite fresco
– 50g de parmesão
– 30ml de azeite
– 1 pitada de Nós moscada
– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cortar o palmito em lâminas finas, cozinhar em água fervente com uma pitada de sal por três minutinhos. Escorrer e reservar.
Molho de cogumelos – Em uma panela refogar no azeite a cebola com o alho. Quando dourar, acrescente o tomate e mexer por dois minutos. Acrescentar os cogumelos e deixar mais um minuto.
Acertar o sal e pimenta a gosto e finalizar com o manjericão. Reservar.
Molho branco de alho poró – Refogar o alho poró por dois minutos com um fiozinho de azeite. Acrescentar o creme de leite fresco, temperar com sal, pimenta e nós moscada. Deixar no fogo baixo até engrossar um pouquinho e ficar cremoso.
Montagem – Em um refratário ou assadeira, espalhe um pouco do molho de cogumelos, coloque as lâminas de lasanha e por cima o molho de alho poró. Repita mais uma vez as camadas e finalize com queijo parmesão. Leve ao forno pré aquecido 200 graus pra gratinar. Cerca de 15 minutos. Pode decorar com amêndoas laminadas tostadas.

Creme de Macadâmia com uva rosé e redução de vinho do Porto

Ingredientes – rendimento 4 porções

– 200g de macadâmias cruas (pode substituir por castanha de caju crua)
– 100 ml de água de coco
– 15 ml de extrato de baunilha
– 50g ml de agave (ou outro adoçante)
– 200g de uva rosé (sem sementes)
– 300 ml de vinho do porto

Modo de preparo

Deixar as macadâmias de molho em água  por 4 horas. Descarte a água e bater as macadâmias no liquidificador com a água de coco, o extrato de baunilha e o agave até formar um creme. Leve pra gelar. Enquanto isso, leve o vinho do Porto em fogo médio pra reduzir ¾. Deixar esfriar e acrescente as uvas roses cortadas ao meio. Deixe por duas horas no mínimo pra concentrar o sabor. Servir o creme de macadâmia com a calda de uva por cima.

Fotos: Centro Europeu/Divulgação
Sair da versão mobile