Ícone do site Travelpedia

Receita do domingo: Pudim de Queijo da Serra da Canastra

A receita deste domingo, o delicioso Pudim de Queijo da Serra da Canastra, levanta a bola para falarmos rapidamente do incrível destino das Minas Gerais. O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes do País e onde está localizada a nascente do Rio São Francisco, no município de São Roque de Minas.

A cachoeira Casca d’Anta com aproximadamente 186 metros de altura é um dos principais atrativos do Parque

A Serra da Canastra tem o formato de um baú, daí a origem do nome, pois canastra é um tipo de baú antigo. No Parque vivem inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos gaviões e espécies ameaçadas de extinção como o pato mergulhão e o tatu-canastra.

O queijo da Canastra

O saboroso queijo da Serra da Canastra é produzido por lá há mais de 200 anos. Primo distante do queijo da Serra da Estrela (Portugal), foi trazido para o Brasil por imigrantes da época do Ciclo do Ouro. O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Serra da Canastra garantem a esse queijo um sabor diferenciado e único: forte, meio picante, denso e encorpado.

O queijo da Serra da Canastra acompanha bem cervejas, cachaça e vinho tinto (Foto: Embratur/Divulgação)

Segundo especialistas, o queijo produzido na Canastra deve ser consumido curado ou meio curado, com pelo menos uma semana de maturação. Depois de alguns dias adquire coloração dourada e vai enrijecendo de fora para dentro. Pode ser consumido até com meses de maturação.

Confira a receita da sobremesa que foi servida no restaurante Jacarandá (Rua Alves Guimarães, 153 – Pinheiros) durante a 20ª edição do São Paulo Restaurant Week:

INGREDIENTES

Pudim
6 ovos
250g de açúcar
20g de farinha de trigo
20g de manteiga
330ml de leite
70g de creme de leite
500g de queijo da canastra fresco ralado – se estiver muito curado, vai ficar salgado demais
Raspas de 6 limões
Calda
300g de açúcar
200ml de água

MODO DE PREPARO

Calda
Em uma panela colocar o açúcar para derreter. Quando estiver na cor dourada adicionar a água, mexendo bem até formar uma calda homogênea. Dispor a calda no fundo e no começo das laterais da forma. Reservar. Recomendado utilizar a forma de bolo inglês.
Pudim
Colocar o açúcar numa panela em fogo baixo, deixar derreter sem pegar muita cor. Reservar.
Em uma batedeira colocar os ovos para bater. Quando começar a ganhar volume, adicionar a calda de açúcar (já morna). Adicionar a farinha e a manteiga. Logo depois o leite e o creme de leite. Quando estiver homogêneo, passar toda a mistura para o liquidificador. Acrescentar o queijo e bater.
Adicionar as raspas de limão, sem bater no liquidificador para não amargar, mexendo apenas com uma colher. Passar a mistura para a forma com a calda. Cobrir com filme plástico e assar em banho maria, no forno a 180°C (é importante que a água já esteja bem quente quando entrar no forno). Se possível, colocar uma outra forma ao contrário, sobre o banho maria, para o vapor ficar mais concentrado. Assar por aproximadamente 1 hora, até o pudim firmar. Retirar do forno, deixar esfriar dentro do próprio banho maria.
Servir com licor de cachaça.

Rendimento: 8 porções

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile