Ícone do site Travelpedia

Receitas para um almoço de Páscoa delicioso em casa

Com toda a certeza, neste momento de isolamento domiciliar motivado pela pandemia, o almoço de Páscoa deixa o convívio familiar especial. Desse modo, nada melhor do que preparar uma deliciosa refeição caseira. Para os tradicionais, certamente, o peixe não pode faltar na mesa no almoço de celebração da ressurreição de Cristo. Por isso, a chef e nutricionista do Comitê Umami Brasil, Lisiane Miura, enviou ao Travelpedia duas receitas saborosas: Tilápia assada com tomatinhos e Bcalhau com espinafre e nozes.

De acordo com a chef, os pratos do almoço de Páscoa com peixe podem suprir as demandas proteicas do organismo, bem como, contribuir para a manutenção de uma alimentação mais saudável. “O bacalhau, por exemplo, contém glutamato, conferindo o gosto umami, que tem como características e benefícios o prolongamento do sabor e o aumento da salivação, auxiliando na aceitação alimentar, na higiene bucal como também no processo digestivo”, explica Lisiani.

Além disso, são receitas simples e rápidas de fazer para o almoço de Páscoa. Portanto, em menos de uma hora estão prontas para serem saboreadas. Assim sendo, aproveite e boa Páscoa a todos!

TILÁPIA ASSADA COM TOMATINHOS

Ingredientes
Modo de preparo

Primeiramente separe uma tigela média, coloque os filés de tilápia, o molho shoyu, o suco de limão, o azeite de oliva, o alho, 2 colheres (sopa) do coentro e o tomate. Misture, cubra com filme-plástico e deixe tomar gosto na geladeira por 30 minutos.

Em uma assadeira grande, untada, disponha os filés de tilápia e os tomates. Regue com a marinada e leve ao forno médio – 180 graus -, preaquecido, por 35 minutos ou até o peixe ficar macio e o tomate murchar levemente. Retire do forno, polvilhe com o coentro restante e sirva em seguida.

Dica – Se preferir, substitua o coentro por salsa picada.
Rendimento – 6 porções.
Tempo de preparo – 10 minutos (+30 minutos de geladeira e 35 minutos de forno)

BACALHAU COM ESPINAFRE E NOZES

Ingredientes
Modo de preparo

Em um refratário retangular médio (20×30 cm), alterne camadas de cebola, pimentão, ovo em rodelas, bacalhau e azeitona.

Regue com o azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio  – 180 graus -, preaquecido, por 20 minutos, ou até a cebola e o pimentão estarem ligeiramente macios.

Retire o papel, espalhe o espinafre e as nozes pela superfície e volte ao forno quente, porém desligado, por 5 minutos, ou até o espinafre murchar. Sirva em seguida.

Dicas

Para dessalgar, coloque o bacalhau em uma tigela grande, cubra com água e leve à geladeira de um dia para o outro, trocando a água pelo menos quatro vezes nesse período. Afervente e desfaça-o em lascas.

Se preferir, compre o bacalhau já dessalgado, que é vendido congelado. Neste caso, basta descongelar na geladeira e aferventar.

Você pode adicionar tomate à receita

Rendimento – 8 porções.
Tempo de preparo – 30 minutos (+24h para o pré-preparo do bacalhau)

COMITÊ UMAMI

O Comitê Umami é a organização responsável pela divulgação do quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. Suas duas principais características são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Informações: portalumami.com.br

Fotos: Divulgação
Sair da versão mobile