Oi pessoal, tudo bem? Estava pensando sobre como o novo coronavírus, o Covid-19 impactou nossos planos e resolvi escrever sobre isso na coluna desta quinzena. Estamos enfrentando uma pandemia por conta de um vírus que veio do outro lado do mundo. Não é louco pensar nisso? Jamais imaginei que fosse viver em uma época de surto mundial. Até porque, nós crescemos estudando sobre guerras, gripes e pestes e nunca pensamos em passar por algo parecido.
Quando o ano de 2020 chegou, eu tinha tantos planos… Viagens marcadas, promoção no trabalho, gravidez, reforma no apartamento… Enfim, a lista era longa! Aí março chegou e minha chefe disse para levar o computador para casa, pois o time todo ficaria em home office por 15 dias. Nunca mais voltamos. Hoje completo 146 dias em casa.
É frustrante! Já que tudo que programei na virada do ano não aconteceu. Porque eu não fui promovida e metade dos meus amigos foram demitidos. Na verdade, eu nem sei se quero voltar para a empresa. Nesse tempo fora, também percebi que é hora de outros desafios. Mas, ainda assim é frustrante. O temido querer e não poder. Ver o egoísmo de amigos próximos pelas redes sociais, crianças confinadas, pais desesperados, casais se divorciando… Realmente, o mundo virou de cabeça pra baixo.
Faça do agora seu melhor amigo
Como será o amanhã? O que vou fazer no final de semana? E aquela viagem em outubro? A gente planeja e pensa em tudo, como se pudéssemos controlar o que vem. Não sabemos quanto tempo o confinamento vai durar e nem as consequências dessa “pausa” mundial. Tudo mudou. E a única certeza que temos hoje, diante de tantos sentimentos, medos e incertezas, é que o que nos resta é aproveitar o agora.
Tudo passa o tempo todo. Momentos felizes e tristes. O Covid-19 também vai passar. Mas, em meio à circunstância tão complexa, temos que viver o hoje. Nos cuidando. Bem como de nossos familiares e amigos. E, claro, sem deixar de cuidar da nossa saúde mental. Percebi que temos que usar nossa criatividade para tornar o dia de hoje melhor que o de ontem, usando as ferramentas que temos no momento. Também entendi que quem tem saúde tem tudo e o quão importante é manter uma rotina saudável.
Nessa quarentena de quase 150 dias, entendi de fato que liberdade não tem preço. Que a nossa casa é o nosso templo e que a internet também serve para muitas coisas boas. Aprendi, depois de sofrer um pouco, que não posso controlar tudo, e que a vida muda constantemente. Eu ainda acho que programar e planejar é importante, pois nos traz propósito. Porém, não podemos viver almejando o futuro. A boa é aqui e agora.
Carpe diem − aproveite o momento!
Termino o texto propondo que você, caro leitor, reflita sobre tudo que viveu nesses tempos tão intensos e complexos. Como pode tornar o seu dia melhor? Ao invés de pensar em planos pós-pandemia, pense em planos para hoje. O que você pode fazer esta manhã, tarde ou noite? Um exercício novo? Uma chamada de vídeo com aquele amigo distante? Um curso online? Aprender sobre investimentos? Uma comida diferente?
Há inúmeras possibilidades! Sendo assim, aproveite e invista em si mesmo hoje. Pois quando o amanhã chegar, aquele, pós Covid-19, você pode desejar ter aproveitado mais o passado. Por fim, faça as pazes com o relógio e saiba que vai ficar tudo bem. 🙂