Ícone do site Travelpedia

Refúgios românticos para curtir a dois o Dia dos Namorados

Qualquer época do ano é boa para realizar uma viagem a dois, porém, com a proximidade do Dia dos Namorados e com o friozinho desta época do ano, tudo fica ainda mais propício e aconchegante para namorar. Durante o inverno, os corações apaixonados parecem ficar ainda mais sensíveis a refúgios românticos.

As noites frias pedem refúgios aconchegantes e de preferência com lareira no quarto e saboreando um bom vinho. O mundo está repleto de paraísos que parecem terem sido criados por Deus para acolher os casais unidos pelo amor. No Brasil, também há muitos lugares que atraem os casais para uma escapada longe da rotina do dia a dia e da correria das grandes cidades.

Os amantes apaixonados podem escolher entre praia, serra ou montanha para curtir passeios tranquilos junto à natureza, em pousadas aconchegantes e jantares à luz de velas.

TRAVELPEDIA relaciona a seguir alguns destinos brasileiros ideais para os casais a escolherem onde passar alguns dias ou até mesmo um final de semana “quente”.

Gramado – Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

Em Gramado, na Serra Gaúcha, o clima de romance está permanentemente no ar. O principal destino turístico do Rio Grande do Sul reúne todos os ingredientes para satisfazer os casais apaixonados. Distante 120 km de Porto Alegre, tem um clima frio gostoso, jardins floridos, arquitetura charmosa, excelentes hotéis e pousadas.

Um dos pontos fortes de Gramado é a gastronomia primorosa, onde se sobressaem os cafés coloniais, as fundues, as massas e os chocolates. Com sua colonização alemã e italiana muito presente no dia a dia, a cultura da boa mesa reflete nos roteiros de passeios da cidade. O tour Sabores da Serra Grande com Parrilla é saborosa opção.

Um dos refúgios preferidos dos casais apaixonados, o Lago Negro com suas hortênsias azuis, azaleias e araucárias, tem românticos passeios de pedalinho em formato de cisne que deixam o visual ainda mais bonito.

Vale à pena esticar até Canela, Garibaldi, Bento Gonçalves e a região dos cânions em Cambará do Sul. Um tour até o Vale dos Vinhedos, região vitivinícola de colonização italiana com belas paisagens e mais de um século de tradição na produção de vinhos é também uma boa pedida.

Monte Verde – Minas Gerais

Foto: MOVE/Visit Monte Verde/Divulgação

O destino localizado no sul das Minas Gerais parece ter sido criado para os casais apaixonados. E o clima europeu de montanha favorece ainda mais o clima romântico. O distrito de Camanducaia está a 1,6 mil metros de altitude e durante o inverno é comum a temperatura cair abaixo de 0°C durante a noite. Entre as opções de passeios estão diversas trilhas na região, subir a montanha em quadriciclos ou até patinar em uma pista de gelo indoor. No entorno da Avenida Monte Verde estão diversas lojas de chocolates artesanais, doces mineiros e queijos.

Para o jantar a dois não faltam boas opções de restaurantes com ambientes aconchegantes e cardápios variados. Escolha a tradicional truta com toque mineiro, uma das atrações da gastronomia da região. Outras opções saborosas são o nhoque de pinhão com molho alho e óleo e truta defumada e risoto de pinhão com truta grelhada e molho especial, além é claro das fondues de queijo e chocolate.

Campos do Jordão – São Paulo

Foto: Pixabay

Casais em busca de refúgios românticos para namorar, encontram em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, o lugar ideal. Carinhosamente chamada de “Suíça Brasileira”, está distante cerca de 160 km da capital paulista. Nos dias mais frios a temperatura pode chegar a até a 5 graus negativos.

A cidade dispõe de hotéis e pousadas aconchegantes para receber casais em clima de romance. Em Capivari, a vila mais charmosa do destino com construções em estilo alpino, estão os melhores restaurantes – a fondue é oferecida em vários deles -, bares e cervejarias artesanais, além de chocolaterias e malharias.

Entre as opções de passeios estão o Morro do Elefante, a 1,8 mil metros de altitude, onde chega-se através de teleférico para apreciar a vista panorâmica de toda a região; o passeio de trem Maria Fumaça; o Parque Amantikir com seus 22 jardins temáticos, espelhos d’água, lagos, bosques e jardins floridos; trilhas, pescaria, arvorismo e passeios a cavalo, entre outras.

Casais apaixonados podem curtir momentos de muito romance com o pôr do sol no mirante do Parque da Cerveja Campos do Jordão.

Domingos Martins – Espírito Santo

Pedra Azul (Foto: Pixabay)

Namorados românticos, mas que não abrem mão de aventura junto à natureza encontram em Domingos Martins o lugar ideal para uma escapada. A cidade serrana cercada pela Mata Atlântica está localizada na região montanhosa do Espírito Santo. Por ter sido colonizada por imigrantes alemães, tem arquitetura semelhante à das pequenas vilas da Alemanha. Algumas pousadas possuem ambientes com lareira e ofurô.

Porém, o visual arquitetônico não é o único charme do lugar. A região guarda belezas naturais que convidam para as atividades como o rafting, trekking. cavalgadas ou apenas caminhadas. Um dos destaques é o Parque Estadual da Pedra Azul, um verdadeiro cartão postal graças à exuberância de uma imensa formação rochosa de mais de 1,8 mil metros e que muda de cor dependendo da incidência solar.

Distante apenas 40 minutos da capital Vitória, oferece diversas possibilidades de passeios em refúgios românticos como a Cascata do Galo, que tem até piscinas naturais; ou de trem que atravessa as montanhas capixabas.

Para aumentar o clima de romance durante o jantar, escolha um restaurante com vista para a Pedra Azul e um bom vinho.

São Miguel dos Milagres – Alagoas

Foto: Beto Quissak – Wikimedia Commons

Casais que buscam refúgios românticos para namorar, tendo apenas a natureza por testemunha, vão adorar o mar de águas verdes claras e mornas desse destino bem preservado no litoral alagoano. Distante cerca de 100 km da capital Maceió, oferece opções de passeios de jangada, além da possibilidade de nadar nas piscinas naturais.

Quem preferir apenas curtir a praia ao lado da pessoa amada, a do Patacho será a melhor escolha. Praticamente deserta, possui areias brancas, mar cristalino e é cercada por um incrível coqueiral. As piscinas naturais do local deixam o passeio ainda mais romântico.

Restaurantes com estilo rustico oferecem pratos e petiscos saborosos da culinária nordestina e são uma boa pedida para curtir a noite a dois de frente para o mar. Pousadas simples, mas confortáveis, oferecem ambiente tranquilo e ideal para namorar.

Paraty – Rio de Janeiro

Foto: Pixabay

Emoldurada pelas serras do Mar e da Bocaina, a cidade fluminense está a meio caminho das capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo. O destino charmoso reúne diversidade natural, arquitetônica, histórica e cultural.

No final da tarde, ao cair do sol, um passeio tranquilo pelo centro histórico é quase que inevitável para os namorados. O coração também vai bater mais forte durante um passeio de barco até as ilhas e praias da região. Não deixe de visitar a vila de Trindade.

À noite, o cenário se modifica e é como se voltasse ao passado colonial com o casario iluminado por lampiões. Escunas, lanchas e pequenas embarcações pesqueiras adornam a baía. A gastronomia local valoriza os pratos à base de peixes e frutos do mar. A saborosa cachaça é um dos símbolos da cidade.

Entre as opções de hospedagem estão pousadas de diversas categorias. Desde as mais simples e tranquilas até as luxuosas e sofisticadas com móveis históricos restaurados e piscinas privativas em meio a jardins tropicais.

São Joaquim – Santa Catarina

Pedra Furada no Parque Nacional de São Joaquim (Foto: Fabiano Panisson/Pixabay)

Durante o inverno, o frio e a neve são as principais atrações da cidade catarinense. Entre os meses de maio e outubro, as temperaturas mínimas giram em torno de 3 e 8 graus. Com apenas pouco mais de 24 mil habitantes, o destino também é famoso pela produção de maçã.

O turismo de aventura é atração para os casais enamorados. Passeios pelas montanhas e refúgios românticos com degustação de vinhos estão entre os atrativos do lugar. O roteiro também inclui o Belvedere com uma linda vista panorâmica da região; a Cascata do Pirata e a queda livre de 15 metros, no Rio Postinho; o Snow Valley e suas trilhas ladeadas de xaxins e cascatas; e a Florada das Cerejeiras, que ocorre ao final do inverno e início da primavera.

Fazendas para o turismo rural são bons refúgios e oferecem boa infraestrutura turística. Mas na cidade também há bons hotéis, com calefação ou lareira. Restaurantes típicos servem comida caseira.

Guaramiranga – Ceará

Foto: Otávio Nogueira – Wikimedia Commons

Se engana quem pensa que no Nordeste não faz frio. Distante cerca de 100 km da capital Fortaleza, a cidade a 800 metros de altitude na região serrana do estado, é conhecida como a “Suíça do Ceará”. Ideal para fugir da agitação e curtir a pessoa amada, oferece diversos refúgios românticos junto à natureza.

Entre as atrações do destino estão as trilhas e cachoeiras em meio a cenários naturais exuberantes; o Mosteiro dos Jesuítas, construção erguida pelos jesuítas portugueses; o Pico Alto, mirante a 1,1 mil metros no Maciço de Baturité que proporciona um magnífico pôr do sol; e o Parque Ecológico de Guaramiranga.

A Pousada dos Capuchinhos, antes um mosteiro, também é uma excelente opção de visita, mesmo para quem não esteja hospedado. Já os hóspedes do lugar despertam diariamente com cantos gregorianos.

Foto do destaque: Pixabay

.

PARCEIROS DO TRAVELPEDIA PARA A SUA VIAGEM

TRAVELPEDIA mantém parcerias com empresas confiáveis e onde você consegue as melhores vantagens. Além disso, você estará contribuindo para que possamos continuar lhe oferendo sempre um produto de qualidade. Confira:

SEGURO VIAGEM

Muita gente esquece de incluir o seguro no planejamento. Mesmo significando pouco financeiramente, a falta dele pode colocar em risco aquela viagem dos sonhos. Nossa dica é sempre contratar o serviço quando for viajar. E não importa o destino. Seja para o outro lado do mundo ou para aquela escapadinha de final de semana. Sugerimos o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance, com mais de 30 anos no mercado de turismo, oferece uma ótima cobertura para viagens nacionais e internacionais e atendimento em português 24 horas.

Clique aqui para adquirir o melhor seguro para a sua viagem.

TRANSFERS, PASSEIOS, INGRESSOS E EXPERIÊNCIAS

Não deixe para resolver no destino quais os passeios irá fazer. O melhor é sempre se programar com antecedência, o que ainda pode garantir vantagens financeiras. A Easy Travel Shop é uma plataforma inteligente que oferece as melhores experiências em destinos nacionais e internacionais. São passeios, ingressos e transfers que podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros para você aproveitar ao máximo a sua viagem.

Clique aqui e confira as diversas opções disponíveis .

Sair da versão mobile