Bem no centro da Europa, a República Tcheca dá acesso para um grande número de cidades, mas nem por isso merece menos atenção que seus países vizinhos. O destino guarda muitos encantos e boas surpresas. Como é o caso da região da Morávia e seus castelos, palácios, monumentos da Unesco, vinho e tradições folclóricas. Um tesouro ainda não descoberto pela maioria.
Entre os lugares que mais atraem a atenção do viajante estão justamente quatro monumento da Unesco: o palácio e jardins de Kroměříž, a coluna barroca de Olomouc, a casa funcionalista Tugendhat, em Brno e a abadia de Lednice-Valtice, em uma paisagem transformada no maior parque do mundo. Na Morávia há regiões com tradições folclóricas excepcionais como Slovácko e Valáquia.
Tesouros da Unesco
Jardins de Kroměříž – Durante a temporada de verão, parece o Jardim do Paraíso. Inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, também são uma simbiose perfeita da luz das plantas, água, arte e arquitetura. O jardim das flores e o jardim ao pé do palácio estão entre os mais belos da Europa. Encantam a todos o labirinto de paredes verdes, a decoração original de flores e esculturas, a alameda e estufas históricas.
Coluna da Santíssima Trindade de Olomouc – Orgulho de Olomouc, a coluna é um monumento que, por seu tamanho, riqueza e beleza, não tem comparação. E essa foi a ideia dos burgueses locais, graças aos quais foi construído o monumento que, por seu valor histórico e artístico, foi inscrito na lista da Unesco, estando entre as maiores esculturas barrocas da Europa Central.
Lednice-Valtice – No mundo há poucos lugares que merecem tanta atenção como a elegante área em torno dos palácios de Lednice-Valtice. Durante séculos tem sido um parque único e repleto árvores, construções românticas, lagoas e belos recantos. Assim, Lednice-Valtice, que foi registrado na lista da Unesco, é chamada de Jardim Europeu.
O Reino de Valáquia e as montanhas de Beskydy
Há um aspecto romântico no Reino de Valáquia em Beskydy. As montanhas Beskydy apresentam uma harmonia perfeita entre a natureza e o homem. Altas colinas cobertas por bosques, prados repletos de orquídeas e a peculiar arquitetura de Valáquia, sutilmente encravada na paisagem. Tudo isso com o sabor de queijos de ovelha, bolos chamados “frgál” e “slivovice”, a aguardente de cerejas e outras especialidades locais. Nessa região, desde os tempos antigos reina o deus pagão Radegast, que também deu o nome à cerveja local.
A natureza pura das colinas de Beskydy oferece lugares atraentes. No verão, são quilômetros de trilhas marcadas que atravessam prados cheios de ovelhas e vales verdes. No inverno, a região torna-se um reino do gelo, com as condições ideais para o esqui. A colina Solan, cujas vistas misturam a beleza da natureza com a tradição popular, é considerada a zona mais bonita da Valáquia.
Região de Slovácko – Destino de sol onde longas tradições e folclore ainda estão vivos. Chamam atenção as típicas casas brancas com janelas azuis. Como lembranças da região, o turista encontra objetos de cerâmica ou de madeira entalhada. Para viver esta paisagem pitoresca nada melhor do que pedalar entre os moinhos de vento estilo holandês e ir descobrindo histórias de lugares de peregrinação.
De bicicleta, em caminhadas ou mesmo em voos panorâmicos organizados pelo Museu da Aviação Kunovice, é possível desfrutar de Slovácko com seus vinhedos, prados floridos, castelos, palácios, arquitetura e folclore. Nenhuma visita à região seria perfeita sem um passeio pelo Canal de Batasin. Esta via fluvial de 56 km servia originalmente para transportar lignito. Hoje tornou-se uma atração turística apreciada por todos os visitantes que navegam em uma paisagem panorâmica desfrutando da cultura popular, como, por exemplo, o local de peregrinação Blatnice ou Strážnice com seu jardim do palácio, museu ao ar livre e centro histórico.
Slovácko é uma região onde a religião e a fé sempre foram importantes. A principal construção sacra é o mosteiro de Velehrad. Este é o lugar de peregrinação mais importante do país desde o século 13 e até os dias de hoje atrai milhares de pessoas todos os anos. Um dos centros da região é Uherské Hradiště, que oferece a seus visitantes grande quantidade de monumentos, entre os quais se destaca a acrópole da Grande Morávia.
Ostrava – Destino onde a diversão nunca dorme. O ponto chave da cidade é a zona baixa de Vítkovice, incluída na lista do Patrimônio Cultural Europeu. Um complexo industrial da primeira metade do século 19 que mostra detalhadamente a tradição de produção de ferro nesta área. Graças a uma transformação gradual, originou-se ali um lugar único de tecnologia que torna mais fácil conhecer esta cidade do aço como se fosse um romance de Julio Verne.
Zlín – A cidade fica na região da Morávia Central, que está intimamente ligada ao personagem de Tomáš Baťa, cujos sapatos calçam pessoas por todo o mundo até hoje. O rápido crescimento de sua empresa deu início a um impressionante desenvolvimento deste destino de características únicas. O ponto dominante na paisagem de Zlín é o arranha-céu Baťa, que na época de sua construção foi o segundo edifício mais alto na Europa (77,5 metros de altura).