Ícone do site Travelpedia

Região Vale do Café com plantio de girassóis e cenários naturais

Feriado prolongado é sempre uma boa oportunidade para viajar com a família. Uma mudança de cenário pode ser necessária para a saúde mental de quem não aguenta ficar entre quatro paredes. Boa opção é o Vale do Café, no sul do Rio de Janeiro, onde é possível realizar atividades ao ar livre como passeio pelos centros históricos e caminhadas em cenários de tirar o fôlego.

Feiras ao ar livre

Toda cidade turística que se preze tem uma boa feira ao ar livre, que naturalmente acaba fazendo parte do roteiro dos turistas. As feiras são oportunidade para artesãos e comerciantes apresentarem suas produções, geralmente feitas em pequena escala, e para os consumidores adquirirem produtos únicos. Algumas cidades do Vale do Café, como Vassouras, Miguel Pereira e Barra do Piraí, realizam esses encontros há muitos anos, visando o fortalecimento da cultura, comércio local e o turismo da região.

Praça Barão de Campo Belo no centro de Vassouras (Foto: dji camera/divulgação via Imbirema)

Santa Feira – Em Vassoura, acontece todos os sábados no jardim do Hotel Santa Amália (foto abaixo). Mantendo o distanciamento entre os expositores e obrigatoriedade do uso de máscara, visitar a feira é garantia de conhecer o melhor da produção artesanal e gastronômica da cidade.

Estão por ali objetos de cerâmica decorados, cosméticos naturais sem aditivos químicos, chope artesanal e embutidos. Ao provar, é possível perceber como a matéria prima e insumos locais fazem a diferença no resultado final. Levando um item para casa, garante-se um pouco da cultura do Vale do Café na sacola.

Foto: Renato Weil/Divulgação via Imbirema

Feira do Produtor Também em Vassouras, é realizada todos os domingos pela manhã. A tradicional feira do centro da cidade acontece ao lado da Antiga Estação Ferroviária. A rua é fechada para carros para facilitar a locomoção entre as barracas, que têm seu forte na exposição de frutas, verduras, hortaliças e comidinhas prontas como bolos caseiros, queijos, pães e geleias. Alimentos orgânicos também estão por lá, assim como uma barraquinha que os amantes de feira não vivem sem: de pastel e caldo de cana.

Espaço do Agricultor Em Miguel Pereira, diariamente, funciona com opções de vegetais e produtos artesanais. Aos fins de semana as barraquinhas também recebem bolos e doces variados, além de brigadeiros e compotas.

Barra Green – Fãs de orgânicos devem visitar essa feira em Barra do Piraí, que acontece às quintas-feiras no centro da cidade. Entre os expositores está a Fazenda Alliança Agroecológica, com suas hortaliças, temperos, PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e café Durini, único orgânico certificado produzido na região.

Feira de Artesanato – Realizada no distrito de Sacra Família do Tinguá, foi lançada há alguns meses para estimular a produção local. Como parte do propósito do evento de qualificar novos artesãos, a cada edição há uma oficina. No próximo dia 5 de setembro será a vez da oficina de bala de coco, com inscrição gratuita.

Plantio no jardim

Você já teve oportunidade de plantar uma semente que se tornará uma linda flor? Essa será uma das atividades no Uaná Etê Jardim Ecológico, em Engenheiro Paulo de Frontin.

Acompanhados de um colaborador, os visitantes poderão colocar a mão na terra e participar do plantio dessas flores, que se abrem apenas uma vez ao ano. Além de contribuir com o novo jardim e deixar sua marca nas flores que virão, o fim de semana do feriado será uma oportunidade de passear e desvendar cada cantinho do destino: o Labirinto da Música, o Bosque dos Sinos, o Jardim dos Cristais e todas as instalações artísticas inspiradoras.

Turismo com história e natureza

Que tal aproveitar o passeio para conhecer monumentos históricos rodeados de natureza? No município de Miguel Pereira é imperdível o Viaduto Ferroviário Engenheiro Paulo de Frontin. Construído no século 19, é considerado o único viaduto de ferro curvado no mundo. Atualmente não é mais utilizado para transporte de carga, por isso, além da visitação, turistas utilizam para praticar esportes como o rapel.

Ainda em Miguel Pereira, o monumento natural Gruta dos Escravos é uma opção para atividade física curtindo uma vista panorâmica. Esse monumento foi construído por escravos em homenagem a Nossa Senhora da Penna ainda durante o século 19. A trilha até o local não é longa, mas dá para suar: dura cerca de 30 minutos.

Foto: Diego Mendes/Divulgação via Imbirema

Por último, o Lago Javary, no centro da cidade de Miguel Pereira, perfeito para uma tarde agradável em família. Com atrações como o pedalinho e muito espaço aberto para correr, é sensação entre as crianças.

Gastronomia e hospedagem

Com o aumento da procura durante esse período, pousadas e hotéis mantém os cuidados com processos de sanitização intensos e promovendo distanciamento entre hóspedes. Para uma estada responsável, a recomendação é optar por hotéis com selo de certificação de higiene e saúde emitidos pelas prefeituras e secretarias de estado. Entre eles está o Hotel Santa Amália (foto abaixo) e a Vila Hibisco, ambos localizados na cidade de Vassouras, ótimo ponto de partida para qualquer local de um roteiro no Vale do Café.

A gastronomia local é parte importante do passeio. No Uaná Etê Jardim Ecológico, visitantes devem completar a visita com parada no Bistrô, com lanches, pratos e sobremesas que priorizam insumos locais, revelando o melhor do terroir da região.

Ao visitar Miguel Pereira, o restaurante Lê Vélo Montagne é opção para comer bem em ótima localização, pertinho do Lago de Javary. Da cozinha saem carnes, massas, e, à noite, pizza artesanal feita no forno à lenha.

Serviço
Jardim Ecológico Uaná Etê

Visita e ingresso estendido para pernoite.
Informações: tels. (24) 98878-1551 (Whatsapp) | (24) 2468-1550

Le Vélo Montagne
Restaurante e Bistrô

Informações: tels. (24) 2484-4811 | (24) 99928-6108

Hotel Santa Amália

Hospedagem, almoço e day use.
Informações: tels. (24) 2471-1200 | (24) 98839-8728

Vila Hibisco Pousada & Apart

Informações: tels. (24) 2491-2535 |2471-3356

PASSEIOS
Viaduto De Paulo de Frontin

Próximo da estrada de Vera Cruz, Miguel Pereira (RJ).

Gruta dos Escravos

Governador Portela, Miguel Pereira (RJ).

Lago de Javary

Miguel Pereira (RJ)

FEIRAS LIVRES NO VALE DO CAFÉ



Santa FeiraHotel Santa Amália
Endereço: Av. Rui Barbosa, 526 – Santa Amália, Vassouras (RJ)
Todos os sábados, das 9h às 13h.
Entrada Gratuita.

Feira do Produtor de Vassouras

Centro da cidade de Vassouras.

Endereço: Rua Barão do Amparo, Centro, Vassouras (RJ)
Domingo a partir das 10h.
Entrada Gratuita.

Espaço do Agricultor
Miguel Pereira

Endereço: Av. Roberto Silveira, 577, Centro, Miguel Pereira, RJ.
Diariamente das 7h às 17h.
Entrada gratuita

Feira Barra Green
Barra do Piraí

Endereço: Praça Nilo Peçanha, Centro, Barra do Piraí (RJ)
Quinta-feira das 8h às 14h.
Entrada Gratuita.

Feira de Artesanato de Sacra Família

Distrito de Sacra Família do Tinguá – Engenheiro Paulo de Frontin (RJ)
Endereço: Estação de Sacra Família, Praça Pio Borges.
Dia 5 de setembro, das 10h às 16h (ocorre uma vez por mês).
Entrada Gratuita.

Fotos: Divulgação via Imbirema
Sair da versão mobile