Bom, hoje decidi fazer um relato sobre o meu primeiro verão no Canadá. Acredito que muitas pessoas possam ter curiosidade de saber como são as temperaturas por aqui, o que esperar e se é realmente legal como dizem. Primeiro queria relembrar que moro em Montreal, Quebec. O único local que visitei durante o verão foi Niagara Falls. Portanto, o relato tem o foco na cidade que vivo, já que o país é imenso e com certeza cada região possui uma visão diferente.
Cheguei ao Canadá em abril. Lembro de ver a temperatura e me surpreender com os 2 graus. Estava chovendo muito, além de fazer muito frio. Apenas uma manga comprida com casaco grosso não dava conta. Era necessário manga comprida, malha, casaco pesado, luva, cachecol, gorro, bota… O kit de sobrevivência completo! Me surpreendi, pois achava que as temperaturas em abril já subiriam um pouco. Pelo contrário. Algumas noites chegaram a 0 graus e algumas madrugadas -3 graus!
Esse tempo seguiu de abril até início de maio. Em maio, a temperaturas bateram os 10 graus. Continuava frio? Oras… Para brasileiro sim! Mas já conseguia sair de tênis, sem gorro, sem casaco muito pesado… Ainda sim, era frio e todo o processo de tira-e-põe de roupas continuava. Começou a fazer calor – entenda entre 22 e 24 graus – pro meio/fim de junho. Eu não me conformava! Alguns dias em junho vinham ensolarados, outros não. Era sorte! Tipo loteria mesmo. Mas a maioria seguia ali nos 18 graus.
Resumo da ópera: o verão mesmo começou no finalzinho de junho, durou julho e acabou na última semana de agosto. Pouquíssimo tempo! Antes e depois desse período, as malhas de lã estavam no corpo. Se eu parar pra contar no dedo, me lembro de 10 dias nesses 3 meses que fizeram um sol daqueles, calorzão e tempo realmente bom. Foi decepcionante, pois todo mundo falava que o verão aqui era delicioso, quente e ensolarado. Esperei tanto por ele, mas ele não veio… 🙁
Apesar de não me surpreender com o tempo, Montreal foi incrível durante o período. A cidade organizou tantos eventos que chega ser difícil listar! Festivais de música, gastronomia, humor, dança, arte, cultura… Era possível encontrar ao menos dez programas por dia acontecendo por aqui. A prefeitura realmente se empenha em manter a cidade agitada para mobilizar os moradores e trazer turistas.
Se pudesse recomendar alguma semana do ano para vir para Montreal, seria a última de julho ou a primeira de agosto, tanto pelo tempo quanto pelos eventos.
Top 5 must-do em Montreal, se você vier no verão:
- Ir em todos os eventos que conseguir – a cidade tem um aplicativo que mostra os disponíveis
- Curtir uma música e/ou um drinque nos Jardins Gamelin, no Gay Village
- Subir a pé o Mont-Royal
- Andar de pedalinho no Lachine Channel
- Fazer a tirolesa no Vieux-Port de Montreal
Em suma, a experiência do meu primeiro verão no Canadá foi de decepção quanto ao tempo, mas surpresa em relação aos eventos. Portanto, se vier durante a estação, não espere dias ensolarados como no Brasil, mas garanto que você vai se divertir – e muito!
Espero ter ajudado aos que têm dúvida sobre vir ou não ao Canadá durante o verão.
See you soon!
Bisous,