Ícone do site Travelpedia

Relato Mundo da Gi: 5 coisas que tenho saudades da França

Oi pessoal, tudo bem? Está semana, uma amiga me perguntou se eu tinha saudades da França. E, depois de pensar muito eu conclui que sim! Por isso decidi compartilhar com vocês. Apesar de amar morar em Montreal, aqui no Canadá, a França fez parte da minha vida por 1 ano inteiro. E, claro que sinto falta de certas coisas por lá. Não vou comparar um país com o outro, mas sim o que eu particularmente sinto falta. Vamos lá?

Ah! Mas antes dos meus momentos saudades, fica a dica que, ao final deste post, você encontra matérias sobre a França de um especial que rolou por aqui no TRAVELPEDIA!

1 – Comidas

© Pixabay

Apesar de amar a variedade de comida aqui em Montreal, eu amo demais a culinária francesa. Desde as padarias com os melhores pães do mundo, até os pratos sofisticados da gastronomia local. Sinto muita falta de ir em qualquer lugar almoçar e ser tudo uma delícia, com preços bem acessíveis. Claro que há restaurantes luxuosos, com menus assinados por chefs Michelin, que custam uma fortuna. Mas, em geral, todo restaurante de culinária francesa serve bons pratos. Se você está indo para a França, não deixe de comer um bom croissant, tartare, baguette, macaron, aligot, scargot… Enfim, tudo!

2 – Vinhos

© Pixabay

Todo mundo que me conhece, sabe o quanto sou apaixonada por vinho. Até tatuagem eu tenho em homenagem. Os vinhos franceses são muito maravilhosos e extremamente baratos. Com 5 euros você compra uma garrafa muito boa! Imagina comprar um bom vinho por 5 reais? Pois é! Aqui no Canadá, o vinho mais barato custa uns 8 dólares canadenses, mas não é o melhor. Vinho bom mesmo, igual o francês, fica na faixa dos 18/20 dólares canadenses. Uma boa diferença de preço, né?

3 – Facilidade de viajar

© Pixabay

A Europa é maravilhosa em termos de viagem. Em 4 horas, você muda de país. E isso eu sinto muita falta. Como morei em Lyon, cansei de passar os finais de semana na Suíça e na Itália. Quando fui para Paris, em 4h estava em Amsterdã. A facilidade de se locomover é incrível, uma sensação única. Seja de avião ou de trem é uma maravilha! Muitas saudades disso. Afinal, o Canadá é um país continental, ou seja, tudo é bem longe: Toronto fica a 5h de Montreal, Nova York fica a 8h… Tenso!

4 –  Estilo de vida

© Pixabay

Apesar do ritmo de vida aqui ser bem menos acelerado que em São Paulo, sinto que a França tinha um estilo de vida bem calmo. Cansei de ver gente almoçando em restaurante, no meio do expediente, durante 1h30. Gente com amigos, sozinho lendo um livro… Não existia pressa de voltar, terminar o trabalho. Inclusive a série Emily in Paris, da Netflix, retrata bem isso. Muitos empregos só começam às 10h da manha e às 16h/17h já está todo mundo indo embora. Pois eles sabem aproveitar bem a vida. Os franceses trabalham, em média, 35 horas por semana. E eu amava isso! Ô saudades!

5 – Férias

© Pixabay

Sabe quantas semanas de férias os franceses têm? 5! Eu disse CINCO! Isso mesmo! Enquanto aqui no Canadá os funcionários têm de 2 a 4 semanas, eles possuem NO MÍNIMO 5! O meu marido, na época que morávamos lá, trabalhava 40 horas semanais, ou seja 5 horas a mais por semana do que o “comum”. No final, pelo acúmulo de horas extras, ele tinha direito a 8 semanas de férias. Algumas empresas aceitam vender metade, outras te obrigam a tirar tudo durante o ano. Loucura, né? Queria! 😛

É isso pessoal! Por fim deixo aqui o meu até breve. Nos vemos em 2021, pois, apesar de não ser a França, vou tirar uma folguinha merecida em dezembro. Por isso, deixo desde já os meus desejos de feliz Natal a todos, e um ano novo próspero e melhor para nós. Se cuidem! Pois a pandemia segue aí. Ou seja, não dê chance para o Covid-19!

Bisous,

Gi

Imagem do destaque: Pixabay
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Sair da versão mobile