Ícone do site Travelpedia

Relato: Receitaria, mais do que uma escola de gastronomia

Pegue uma generosa porção de conhecimento e uma deliciosa pitada de diversão e se tem os principais ingredientes de um curso na Receitaria Escola Gourmet, em Pinheiros,  São Paulo. E estamos falando isso por experiência, já que eu, Carolina Maia, tive uma prazerosa aula na véspera do meu aniversário. Pensando justamente em “pré-celebrar” de um jeito diferente aproveitei para garantir uns deliciosos brigadeiros, e, por isso escolhi fazer o curso rápido (cerca de 3h30) de Brigadeiros Gourmet 2.

Apesar de eu ser amante do universo da gastronomia, do tipo que assiste tudo quanto é programa de culinária, vale dizer que não é preciso ser nenhum mestre-cuca para frequentar a Receitaria. Todas as aulas recreativas e cursos rápidos são preparados de forma que independente do seu nível de habilidade ou conhecimento, você consegue reproduzir pratos elaborados pelos melhores chefs do Brasil.

A experiência em si

Sério, é tudo muito bem explicadinho, e o responsável pela aula está lá para tirar dúvidas e ajudar. Não creio que tenha sido sorte, mas o meu professor foi bem bacana. O grupo também, o mais diversificado possível, já que contava com uma boliviana de férias em São Paulo e uma senhora pernambucana fazendo a aula para depois agradar o netos. Bem, como uma jovem que não estava ali de iniciante.

Devidamente trajadas com nossos aventais, receitas em mãos, em duplas e com todos os ingredientes separados por receitas – 4 no total (leite Ninho recheado com Nutella, chocolate recheado com maracujá, de amêndoas com licor de Amarula e morango escondido) –, era hora de encarar o fogão.

Devo dizer que, apesar de ser um curso simples, já que há outros talvez mais complexos, foi interessante e útil. Afinal de contas, meu forte neste tipo de doce sempre foi o beijinho, então acabou sendo ótimo aprender técnicas. Entendi finalmente tudo sobre textura, ponto, cremosidade e modelagem. De quebra ainda pude recheá-los e fazer deliciosas combinações. Hummm!

O mais irônico é que só fui provar mesmo ao chegar em casa. Na hora, de tão entretida, acabei nem degustando o resultado final de cada um. Ok, tirei umas lasquinhas durante a pesagem para enrolar, mas bem poucas. Isso que é compenetração.

Vale dizer que os Cursos de Técnicas envolvem uma seriedade maior, é verdade, mas é justificável, afinal de contas a escola está formando profissionais de gastronomia no menor tempo do mercado! Ainda assim, não quer dizer que não haja descontração. Por isso recomendamos tanto para quem quer aprender mais por fins progissionais, como para quem gosta de cozinhar ou queria apenas programar algo diferente. Surpreenda-se com a metodologia de ensino, totalmente prático, com diversão e muito aprendizado.

E, o melhor, além de não se um bicho de sete cabeças, tudo que você encontrar por lá, não será complexo achar depois para reproduzir em casa. A estrutura do Receitaria é com equipamentos e utensílios tradicionais. Criando um ambiente bem aconchegante.

Para participar

É só acessar o site, escolher o curso (tem vários) e realizar a inscrição com no máximo 48h de antecedência da data da aula. Para evitar desperdícios, eles realizam a compra dos ingredientes de acordo com o número de inscritos. Consciência é tudo né?

No Receitaria.com você encontra todas as opções de cursos, faz o cadastro e pagamento via Pagseguro ou Paypal. Também dá para pagar pessoalmente ou via boleto bancário. Mudou de ideia e vai ter de adiar o? Tudo bem, você tem direito a uma remarcação, dentro do período de 1 ano (a partir da data de compra), para qualquer aula de mesmo valor. Só lembre-se de avisar com no mínimo 48 horas de antecedência para evitar a taxa de remarcação de 30% do valor do curso.

Para os cursos rápidos é preciso fazer antecipadamente a solicitação de emissão do certificado. Não há custos, desde que solicitado com 48 horas de antecedência. Após o prazo, é cobrado o valor de R$ 15 que poderá ser pago no dia do curso.

Está aí uma informação que soube quando era tarde demais, e fiquei sem o meu certificado, mas tudo bem, tenho a lembrança de uma tarde diferente, divertida e deliciosa. E agora posso dizer que já aprendi a fazer chocolate na Suíça, pratos de bacalhau na Noruega, pão na Alemanha e brigadeiros gourmet, aqui mesmo na minha querida Sampa tão cheia de atrativos.

Serviço:

Rua Fradique Coutinho, 600 (a uma curta caminhada do metrô).

Informações e calendário de cursos: 

receitaria.com

Fotos: arquivo pessoal e Receitaria
Sair da versão mobile