Ícone do site Travelpedia

Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha: um destino para o ano todo!

Minha última e recente viagem à Alemanha foi justamente para este estado que faz fronteira com a Holanda e Bélgica. Nele estão destinos como Colônia, Düsseldorf, Dortmund, Bonn e Essen. Isso só para citar alguns, já que a Renânia do Norte-Vestfália consiste em cinco regiões administrativas divididas em 31 distritos, que são grupos de pequenos municípios e 23 cidades independentes. No total são 396 municípios, o que lhe confere o título de estado mais populoso do país. A intensa atividade econômica tem como base a densa rede de autoestradas, ferrovias e vias navegáveis, que interligam as grandes cidades. Dois grandes aeroportos internacionais estão ali, em Düsseldorf e Colônia-Bonn. Há ainda o porto fluvial situado em Duisburg, no rio Reno, um dos maiores do mundo.

Nomes como Ludwig van Beethoven, Heinrich Heine e Joseph Beuys são apenas alguns dos artistas importantes que ali nasceram. Não em vão é uma das maiores regiões culturais da Europa. São muitos os museus, teatros, orquestras, salas de concerto e eventos que anualmente atraem milhões de visitantes a Renânia do Norte-Vestfália. Isso sem contar o fato que, na região estão quatro dos maiores bens culturais da Alemanha – e patrimônios da Unesco. São eles, as catedrais de Colônia e de Aachen, o castelo Augustusburg em Brühl e o complexo minerador de Zollverein, em Essen.

Foto: Carolina Maia

Além de todos seus atributos a região ainda é repleta de áreas verdes, dessas que você se vê encantado tirando fotos a todo instante. Como dá para notar pelo meu registro acima, que fiz em Mülheim an der Ruhr. Logo de cara, na minha chegada, me deparei com este belo cenário, praticamente um convite para sentar à beira do rio Ruhr e contemplar. Mas quem disse que foi isso que fiz? Que nada! A expressão “pernas pra que te quero”, nunca fez tanto sentido quanto nessa viagem.

Poderia até dizer que estava um tanto enferrujada, mas a verdade é que a Renânia do Norte-Vestfália é um estado para pessoas ativas. Quase 14 mil caminhos para bicicleta atravessam parques ou campos mundialmente conhecidos e rumo a imponentes castelos, fortes e monumentos industriais. Quem gosta de caminhadas encontra uma infinidade de rotas, destacando-se a Rothaarsteig, que leva até o alto de pitorescas montanhas. Mas não é só em terra que a Renânia do Norte-Vestfália tem muito a oferecer. Há 1.500 quilômetros de rios, 200 lagos e 78 represas na região. Ufa!

Para além das atividades e ofertas culturais, há eventos tradicionais como o Carnaval de Colônia e a Kirmes, assim como também inúmeras opções para compras. É o caso, por exemplo, de um dos dois maiores centros comerciais urbanos da Europa, em Oberhausen ou ainda o LimbeckerPlatz em Essen. A hora de comer então é uma atração à parte, isso graças aos mais de 40 restaurantes estrelados Michelin. Mas calma, tem espaço para o regional, pois nem só de lugares gourmets vive a Renânia do Norte-Vestfália, sobram locais para apreciar o melhor da culinária típica. Então não deixe de provar delícias como o “Aachener Printen” (pão de mel da cidade de Aachen) e o “Westfälischen Knochschinken” (presunto da Vestefália). Hummm!

Como dá para notar só fica parado por lá quem quer. O que definitivamente não foi o meu caso, que tive a oportunidade de conhecer e bater muita perna pela região do Ruhr, rio que dá nome à importante zona que outrora foi um grande centro de extração de carvão e de produção de aço. Toda essa área vive um período de reestruturação. É incrivelmente interessante reparar os contrastes do industrial com o verde da natureza. Os altos fornos, os gasômetros e as torres seguem sendo parte do perfil dessa região, ainda que ali não se explore mais o carvão, mas sim o teatro, a música, a pintura, a dança, as performances e muito mais.

Foto: Germany Travel

Com as metrópoles Dortmund, Duisburg, Essen e muitas outras cidades, a Região do Ruhr forma um espaço urbano característico, repleto de surpresas. Como é o caso do Complexo Industrial da Mina de Carvão Zollverein, em Essen, um dos cenários turísticos mais procurados por quem viaja rumo a essa porção do país. E logo irei contar mais sobre ela.

Já deu vontade de conhecer? Não se preocupe, nosso Especial Alemanha tem muito chão pela frente. Semana que vem, para dar o start, abordaremos a cidade que abriga uma das atrações turísticas mais visitadas da Alemanha: Colônia e sua imponente catedral gótica. O destino é porta de entrada para o estado da Renânia do Norte-Vestfália. Na sequência vamos trazer aqui no Travelpedia alguns passeios imperdíveis em Mülheim, Essen, Duisburg, Odenthal-Altenberg, Waldbröl e Lindlar. Aguardem!

*A jornalista viajou a convite do Centro de Turismo Alemão (DZT), voando Lufthansa e coberta com a proteção do seguro-viagem April – Coris.

Foto de destaque: Pixabay

MATÉRIAS RELACIONADAS:

https://travelpedia.com.br/alemanha-um-pais-de-multiplos-encantos/

https://travelpedia.com.br/berlim-cosmopolita-cultural-historica-e-vibrante/

https://travelpedia.com.br/museu-em-berlim-faz-uma-narrativa-de-mais-de-800-anos-de-historia/

https://travelpedia.com.br/munique-muito-alem-da-oktoberfest/

https://travelpedia.com.br/um-tour-pelo-museu-da-bmw-em-munique/

https://travelpedia.com.br/frankfurt-2-dias-para-se-surpreender/

https://travelpedia.com.br/no-coracao-da-alemanha-autostadt-e-a-disneylandia-dos-fanaticos-por-carros/

Sair da versão mobile