Conhecida por suas belezas e seus diversos atrativos culturais e gastronômicos, a cidade do Rio de Janeiro pode ser bastante desafiadora para um visitante que não conheça a língua ou mesmo os seus códigos de segurança. Para ajudar o turista que vem ao Brasil a explorar o destino durante os Jogos Olímpicos, que serão disputados de 5 a 21 de agosto, o site Rent a Local Friend promete ser uma ótima alternativa. Além de itinerários fora do óbvio e passeios personalizados para os visitantes, a ferramenta permite ainda uma renda extra para o “amigo de aluguel”.
O site foi idealizado pela jovem jornalista brasileira, Alice Moura, que sempre adorou viajar, mas odiava ser turista. Depois de muito percorrer pelo mundo, ela percebeu que a melhor maneira de explorar uma nova cidade era com os locais. Ser capaz de descobrir um destino como uma “local adotada” ao invés de uma turista, era definitivamente uma maneira fantástica de conhecer novos lugares de forma totalmente autêntica.
Para os Jogos Olímpicos do Rio, além da plataforma digital, o turista também poderá contar com o aplicativo, que foi especialmente lançado para o evento. Por meio deles, site e app, o turista consegue selecionar suas datas, seus interesses, suas línguas, faixa de preço desejada e visualizar uma lista de amigos disponíveis com o perfil buscado.
O amigo local pode ser contactado e reservado em tempo real para oferecer todos os seus conhecimentos e segredos da cidade, para montar um roteiro personalizado e explorar o verdadeiro espírito local da cidade. Os itinerários sempre levam em conta agenda cultural do destino, sazonalidade e pesquisa prévia para oferecer flexibilidade, descontração e muita autenticidade.
Os amigos de aluguel são pessoas de diversos tipos de perfis: jornalistas, artistas, chefs de cozinha, arquitetos, historiadores e todo tipo de gente interessante que gosta de receber novas culturas e que está disposta a “ser alugada” por um dia para oferecer uma experiência original do estilo de vida local.
Os amigos locais são uma alternativa para quem não tem interesse nas rotas fixas e atrações turísticos óbvias, mas sim querem uma assistência local de viagem personalizada para montar um itinerário autêntico, decidir sobre como se locomover, o melhor horário, aonde comprar bilhetes e ingressos, tradução, agendamentos de outros serviços, fugir dos preços e pegadinhas de turista e todo o suporte local que viajantes precisam quando estão em uma nova cidade.
Itinerários
– Bares locais tradicionais
– Gastronomia local fora da rota turística
– Fotografias da cidade de ângulos alternativos
– A natureza dentro da cidade: cachoeiras secretas e a floresta
– Os melhores mercados locais de comércio e de rua
– Arte e cultura local
– Roteiros para crianças
– Esportes ao ar livre
– Festivais culturais de rua
Duração
Meio dia (4 horas) ou dia inteiro (8 horas)
Partida: A ser definido pelo visitante
Disponibilidade: Sob Consulta
Foto: Divulgação