Ícone do site Travelpedia

RepLago vira agradável opção de turismo para as famílias

Localizado em Leme, no interior de São Paulo, o RepLago (Repúbllica Lago) já recebeu cerca de 160 mil crianças e adolescentes em seus 24 anos de existência. Entretanto, agora, após processo de reinvenção, passou a receber famílias. Anteriormente eram 230 crianças diárias e, atualmente, apenas 13 famílias utilizam simultaneamente o local, que tem 100 alqueires de extensão. Dessa forma, a nova proposta tem o objetivo de atrair turistas que buscam lazer, natureza, aventura, descanso e segurança.

Assim, diversas transformações estruturais foram realizadas. Além disso, foram lançadas novidades, como o mágico Cine Glub, onde as pessoas assistem filmes em barcos, dentro de um lago.

Anteriormente, o RepLago – distante cerca de 186 quilômetros da capital paulista, através da rodovia dos Bandeirantes -, recebia grupos de escolas com crianças e adolescentes. Entretanto, com a queda do movimento, foi preciso se adaptar ao “novo normal” e se preparou para atender famílias. De tal forma que, agora, famílias usufruem com tranquilidade dos 100 alqueires de extensão do belo local, fundado em uma antiga fazenda de café e algodão.

Sem dúvida as mudanças foram amplas, das estruturais às atividades oferecidas. Um bom exemplo são os chalés, que recebiam grupos e foram repaginados para famílias. Assim sendo, eles possuem boa ventilação natural, ar-condicionado quente e frio, mesa e cadeiras para “chalé office”, varanda e banheiro espaçoso, com aquecimento solar ou a gás e chaleira elétrica. Além disso, cada grupo familiar dispõe de um frigobar para armazenar alimentos. No entanto, itens como roupas de cama e banho e de higiene pessoal são levados pelos próprios hóspedes.

Atividades e monitor exclusivo

Devido ao isolamento social, cada família passa os dias em um lugar espaçoso, curtindo a natureza e realizando atividades físicas, lúdicas e culturais. Contudo há uma programação especial para crianças, adolescentes e adultos que queiram dar uma pausa na vida urbana.

Todavia para manter o distanciamento entre os participantes, cada família conta com um monitor exclusivo nas atividades externas. Portanto, o profissional está disponível em horário à escolha, durante 10 horas ao dia.

Ao mesmo tempo o RepLago oferece opções tranquilas e também aventureiras aos hóspedes. Confira:

Atividades náuticas – Esqui, wakeboard, stand up paddle, aqua bike, caiaque, banana boat, aqua jump, sofá boat, boia delta e trampolim aquático;

Aventura – Arvorismo, trilha de bike, cipó, tirolesa, muro da escalada e trampolim acrobático;

Jogos recreativos e lúdicos – Personalizados de acordo com o perfil da famílias e idade dos filhos;

Esportes ao ar livre – No campo de futebol ou no ginásio coberto, caminhadas em áreas de reflorestamento, bosques e na Trilha do Mel; piscina, oficinas de arte, expedições, visitas à horta e à estação de reciclagem e decomposição de resíduos orgânicos (projeto Lixo Zero);

Programação noturna – Fogueira e o inusitado e mágico Cine Glub, onde as pessoas assistem filmes em barcos, dentro do lago em formato de bota, que ocupa cerca de 12% da área total do RepLago.

Para quem busca sossego, há muitos cantinhos acolhedores, convidativos para apreciar a paisagem ou ler um bom livro, além de passeios tranquilos ao som de uma sinfonia de passarinhos ao nascer do sol e no final do dia.

Gastronomia foi totalmente reformulada

Um dos destaques do RepLago, a gastronomia também passou por uma reformulação profunda. O serviço de bufê não existe mais. Agora, cada família pede no dia anterior o que deseja para o dia seguinte no café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Uma dupla formada pelo chef Helton Bicalho (foto acima) e pela engenheira de alimentos Paula Tanaka monta diariamente o novo cardápio, com opções para serem levadas à mesa de cada família.

Para o café da manhã, há variedades de pães, frutas e bebidas, além de tapioca e omelete feitos na hora. Já no almoço e jantar é possível escolher entre diversas entradas, pratos quentes e sobremesas. Durante a estadia, em todas as refeições feitas no restaurante a família utiliza uma única mesa, exclusiva para ela e, claro, afastada pelo menos dois metros da mesa mais próxima.

As refeições são servidas na mesa de cada família, com travessas e pegadores individuais. Para reduzir o contato, itens antes compartilhados – temperos e pequenos acompanhamentos – são servidos em recipientes individuais e lacrados. À tarde, há um lanche, que pode ser levado em uma cesta para um piquenique em qualquer área do RepLago.

Cinema no barco para adultos e crianças

Foto: Carol Sarto/RepLago/Divulgação

Uma das grandes novidades, surgida há pouco mais de um mês, é o Cine Glub. Atração para crianças e adultos, as famílias vão em barcos até uma margem do lago onde está instalado um telão. Dentro dos barcos, acomodadas em colchonetes que viram poltronas, as pessoas assistem aos curtas metragens exibidos.

Nos barcos, levam saquinhos de pipoca, recebidos pouco antes do “embarque”. Difícil é decidir entre assistir à sessão ao final da tarde, quando a tela não está completamente escura, mas dá para ver o entardecer e o brilho do sol refletido no lago, ou à noite, quando as cores do filme na tela são ainda mais vivas.

FogueiraSempre que quiserem, as famílias têm direito a uma vivência ao lado de uma fogueira, que pode ser montada em vários lugares do RepLago, como na prainha à beira do lago. O monitor exclusivo monta a fogueira e ainda deixa à disposição da família espetos para marshmallow e queijinhos. Assim como em todas as outras atividades, não há qualquer custo adicional para o hóspede.

Trabalho e estudo a distância

Algumas famílias têm utilizado a estrutura do RepLago para um período maior de hospedagem – que foi de alguns dias a dois meses. O local possui uma bem estruturada estação de trabalho, com mesa, cadeira e excelente conexão Wi-Fi, dentro e fora do chalé. Assim, é possível trabalhar e estudar a distância, sob a inspiração dos cantos dos passarinhos, ao mesmo tempo em que se mantém o isolamento social.

Protocolos de segurança

Para manter o distanciamento, cada família faz uma atividade diferente. Se uma está no arvorismo, outra estará no sofá aquático, outra nos caiaques e outra no ateliê de arte, por exemplo. Os equipamentos são higienizados antes de serem utilizados pela família seguinte. Além da preocupação com os hóspedes, no RepLago há um permanente cuidado com a própria equipe. Entre as medidas adotadas, está a aferição diária da temperatura, treinamento para uso de EPI, distanciamento físico, protocolo para higienização das mãos, lavagem diária de uniformes, estações de trabalho com distanciamento e transporte em veículo próprio do acampamento.

Informações: tel. (11) 3818-6600 e (11) 95060-4930 (WhatsApp) | replago.com.br

Fotos: RepLago/divulgação

 

Sair da versão mobile