Reality de sobrevivência, série romântica, filme de época, comercial na praia ou um longa-metragem de ficção-científica. O que essas coisas tem em comum? A belíssima República Dominicana, no Caribe. Um destino atrativo e competitivo para rodar qualquer tipo de produção audiovisual, como é possível notar no crescimento da demanda para filmagens internacionais.
“Nossos diversos cenários, que incluem cidades com variados estilos arquitetônicos, lagoas, praias, bosques, áreas desérticas e de montanhas, convertem o país em uma excelente locação para diferentes gêneros cinematográficos”, explica a assessora de Marketing do Ministério de Turismo local (MITUR), Magaly Toribio.
Por isso, não em vão a República Dominicana já contou com gravações em diferentes pontos da ilha. Confira três deles:
San Pedro de Macorís
Em 2019, a rede britânica BBC escolheu esta região de cultivo de cana para filmar a série ‘The Long Song’. Uma ficção ambientada em uma plantação de açúcar na Jamaica em 1830, durante o fim do período de escravidão no país.
O cenário não poderia ser mais propício: San Pedro de Macorís está a 70 km na capital Santo Domingo. Do lado leste da ilha, lugar onde os viajantes podem conhecer mais sobre as tradições e costumes locais. Além de visitar plantações e provar o rum dominicano em uma das famosas destilarias. Como Barceló e Brugal. Por fim, para aproveitar sol e mar, a praia de Juan Dolio está a 20 km e é uma excelente opção.
Santiago de los Caballeros
O famoso ator norte-americano Vin Diesel elegeu o exótico entorno natural da parte central da ilha para gravar as cenas de aventura do último lançamento de sua série de filmes, ‘Triplo X 3: Reativado’ (2017). Além de ter uma exuberante vegetação subtropical, rios, montanhas e acidentes naturais devido a sua localização no coração do Valle del Cibao, é uma região que cultiva o tabaco mais fino do mundo. É possível ver de perto o processo de elaboração dos charutos, que seguem sendo produzidos de forma artesanal.
Também é a segunda maior cidade da República Dominicana, que já protagonizou importantes acontecimentos históricos locais, como a Batalha de 30 de Março pela independência. Atualmente, é sinônimo de modernidade, ritmo dinâmico, cultura vibrante e inovação. O Monumento aos Heróis da Restauração é uma visita imperdível.
Santo Domingo
Por fim, na capital do país, o lugar preferido dos produtores é a cidade colonial. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Há décadas suas ruas de paralelepípedos e sua imponente arquitetura colonial – com os primeiros edifícios do Novo Mundo – são escolhidas como cenário para filmagens de variados filmes.
Por exemplo ‘O Poderoso Chefão’ (1974), ‘Havana’ (1990), ‘A Festa do Bode’ (2005), ‘A Cidade Perdida’ (2005), ‘O Bom Pastor’ (2006), ‘Miami Vice’ (2006) e ‘A História Real de um Assassino Falso’ (2016). Além da cidade colonial, possui lugares muito charmosos, como o Jardim Botânico, mirantes, igrejas, museus e construções antigas.
Incentivos e estrutura » Em suma, desde a Lei de Cinema de 2011, que estabeleceu uma série de créditos fiscais e isenções tributárias, as produções estrangeiras no destino deram um grande salto. Por consequência, foram de apenas 6, em 2011, para 50, em 2018. Aliás, atualmente, a República Dominicana conta com um pessoal qualificado nas diferentes áreas das produções cinematográficas. Senso assim, estúdios com o mais alto padrão tecnológico contam com a capacidade necessária para criar as locações requisitadas. Tanto para filmagem total, quanto parcial de qualquer projeto.