“Nossos diversos cenários, que incluem cidades com variados estilos arquitetônicos, lagoas, praias, bosques, áreas desérticas e de montanhas, convertem o país em uma excelente locação para diferentes gêneros cinematográficos”, explica a assessora de Marketing do Ministério de Turismo local (MITUR), Magaly Toribio.
Por isso, não em vão a República Dominicana já contou com gravações em diferentes pontos da ilha. Confira três deles:
San Pedro de Macorís
Em 2019, a rede britânica BBC escolheu esta região de cultivo de cana para filmar a série ‘The Long Song’. Uma ficção ambientada em uma plantação de açúcar na Jamaica em 1830, durante o fim do período de escravidão no país.
O cenário não poderia ser mais propício: San Pedro de Macorís está a 70 km na capital Santo Domingo. Do lado leste da ilha, lugar onde os viajantes podem conhecer mais sobre as tradições e costumes locais. Além de visitar plantações e provar o rum dominicano em uma das famosas destilarias. Como Barceló e Brugal. Por fim, para aproveitar sol e mar, a praia de Juan Dolio está a 20 km e é uma excelente opção.
Santiago de los Caballeros
O famoso ator norte-americano Vin Diesel elegeu o exótico entorno natural da parte central da ilha para gravar as cenas de aventura do último lançamento de sua série de filmes, ‘Triplo X 3: Reativado’ (2017). Além de ter uma exuberante vegetação subtropical, rios, montanhas e acidentes naturais devido a sua localização no coração do Valle del Cibao, é uma região que cultiva o tabaco mais fino do mundo. É possível ver de perto o processo de elaboração dos charutos, que seguem sendo produzidos de forma artesanal.
Também é a segunda maior cidade da República Dominicana, que já protagonizou importantes acontecimentos históricos locais, como a Batalha de 30 de Março pela independência. Atualmente, é sinônimo de modernidade, ritmo dinâmico, cultura vibrante e inovação. O Monumento aos Heróis da Restauração é uma visita imperdível.
Santo Domingo
Por exemplo ‘O Poderoso Chefão’ (1974), ‘Havana’ (1990), ‘A Festa do Bode’ (2005), ‘A Cidade Perdida’ (2005), ‘O Bom Pastor’ (2006), ‘Miami Vice’ (2006) e ‘A História Real de um Assassino Falso’ (2016). Além da cidade colonial, possui lugares muito charmosos, como o Jardim Botânico, mirantes, igrejas, museus e construções antigas.
Incentivos e estrutura » Em suma, desde a Lei de Cinema de 2011, que estabeleceu uma série de créditos fiscais e isenções tributárias, as produções estrangeiras no destino deram um grande salto. Por consequência, foram de apenas 6, em 2011, para 50, em 2018. Aliás, atualmente, a República Dominicana conta com um pessoal qualificado nas diferentes áreas das produções cinematográficas. Senso assim, estúdios com o mais alto padrão tecnológico contam com a capacidade necessária para criar as locações requisitadas. Tanto para filmagem total, quanto parcial de qualquer projeto.