Neste sábado, dia 6/08, será inaugurada, às 15h, a Casa Colômbia – maior investimento do país durante uma Olimpíada! E apesar de terem sido montadas diversos espaços semelhantes na Cidade Maravilhosa, esse é o único de um vizinho da América do Sul!
Trata-se de uma vitrine para promover a imagem, a cultura e o talento de seu povo, além de estimular os investimentos, o turismo e exportações durante a Rio 2016. Com entrada livre, o local será palco, diariamente, de atividades gratuitas para os visitantes.
É a primeira vez que o país participa com uma casa temática nos Jogos Olímpicos. A Casa Colômbia está instalada no prédio do Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Porto Maravilha, centro da atividade cultural e turística durante a competição. Lá foram criadas áreas dedicadas à indústria, com mostra de produtos colombianos, à promoção do turismo e das atividades esportivas e culturais.
O espaço possui uma área de 265 m² para exibições internas e um pátio de 540 m² para atividades externas. Personalidades do mundo empresarial receberão seus convidados e os atletas da delegação do país terão uma área especial para celebrar suas vitórias.
Na sala central, os visitantes assistirão a um grande número de atrações que lhe permitirão ter uma ampla visão da Colômbia, sua cultura e seu povo. Uma exposição sobre as características geográficas do país possibilitará uma viagem mágica pelos pisos térmicos, como são conhecidas as regiões climáticas colombianas, com seus atrativos topográficos, culturais, gastronômicos e turísticos.
As principais cidades colombianas são apresentadas com informações e imagens de suas atrações, que contribuíram para torná-las destinos turísticos internacionais de grande procura. A gastronomia é outro ponto alto, com degustação do Café Juan Valdez, ícone mundial de qualidade, que será servido em uma cafeteria montada no local.
Brasileiros e turistas estrangeiros poderão visitar uma inédita exposição digital sobre arte, patrimônio e cultura, com as coleções dos centros culturais do Banco de la República, a coleção do Museu do Ouro e da Rede de Bibliotecas. Também conhecerão um pouco do trabalho de músicos e cantores colombianos e poderão ouvir suas canções mais conhecidas com fones de ouvido. O local permite uma parada estratégica para conhecer o rico artesanato do país e as principais matrizes de exportação da Colômbia (setor agroindustrial, alimentício, utilidades domésticas e cosméticos, entre outros).
Serviço:
Data: de 6 a 21 de agosto
Horário: das 10 às 20h
Endereço: Praça Marechal Âncora (Praça XV) – 95, Centro
Telefone: (21) 2240-5568
Entrada gratuita
Fotos: divulgação