Ícone do site Travelpedia

Rio de Janeiro: encantando o mundo há 459 anos

Internacionalmente conhecido como um dos mais belos destinos do mundo, o Rio de Janeiro comemora hoje, dia 1º de março, 459 anos. Entretanto, muita gente confunde a data do aniversário da cidade com o dia 20 de janeiro, quando é celebrado o Dia de São Sebastião, o santo padroeiro da Cidade Maravilhosa. A explicação é que quando foi fundada, em 1565, por Estácio de Sá, recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Mural “Etnias” assinado por Eduardo Kobra
Cidade Maravilhosa em 1 minuto – veja o vídeo
VLT – Veículo Leve sobre Trilho

Apesar de não ser feriado, TRAVELPEDIA sugere algumas atividades na área portuária revitalizada chamada de Porto Maravilha e Boulevard Olímpico. Local onde os antigos armazéns foram reformados e novos equipamentos incorporados. como, por exemplo, o belíssimo Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR), o painel “Etnias” (do artista brasileiro Eduardo Kobra e que figura no Guinness Book como o maior grafite do mundo) e o AquaRio, um aquário de nível internacional. Tudo isso servido pelo moderno VLT – Veículo Leve sobre Trilho.

MUSEU DO AMANHÃ

Museu do Amanhã

Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi erguido ao lado da Praça Mauá (Píer Mauá) com o apoio da Fundação Roberto Marinho. Custou cerca de R$ 230 milhões e foi inaugurado em dezembro de 2015. Já é considerado um símbolo do renascimento da área de 5 milhões de metros quadrados, que estava há décadas abandonada e degradada.

Com um design que chama a atenção pelo arrojo e inovação, conta com espinhas solares que se movem ao longo da claraboia, projetada para adaptar-se às mudanças das condições ambientais. Além disso, tem a proposta de ser um museu de artes e ciências, com mostras que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social.

Fachada imponente do Museu do Amanhã

O edifício foi inspirado nas bromélias do Jardim Botânico e ocupa 15 mil metros quadrados. É cercado por espelhos d’água, jardim, ciclovia e espaço para o lazer. Tem área total de 34,6 mil metros quadrados, incluindo também um auditório com 400 lugares, loja, cafeteria e restaurante.

A exposição principal do Museu do Amanhã é majoritariamente digital e pautada em ideias ao invés de objetos. O foco é examinar o passado, bem como apresentar tendências do presente. Além disso, explora cenários possíveis para os próximos 50 anos, sempre a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência.

Portanto, entre os destaques estão informações em tempo real sobre o clima e a população mundial enviadas por agências espaciais e Organização das Nações Unidas (ONU). Também conta com informações de importantes universidades brasileiras e instituições científicas globais.

Por fim, no espelho d’água, em frente à Baía de Guanabara, a escultura Puffed Star II, também é uma das atrações permanentes. A obra do renomado artista norte-americano Frank Stella mostra uma grande e estilizada estrela metálica de vinte pontas e seis metros de diâmetro.

Serviço
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h – última entrada às 17h. Fechado às segundas.
Informações: museudoamanha.org.br

MUSEU DE ARTE DO RIO – MAR

Museu de Arte do Rio de Janeiro

Inaugurado no 448º aniversário da cidade, o Museu de Arte do Rio – MAR é dedicado à arte e à cultura visual . O espaço abriga exposições temporárias sobre a história do Rio de Janeiro. Vizinho do Morro da Conceição, do Cais do Valongo, da Fortaleza de Santa Cruz, da Pedra do Sal e do Cemitério dos Pretos Novos – região chamada de Pequena África – o MAR é, junto com o Museu do Amanhã, uma das âncoras culturais do Porto Maravilha.

O Museu ocupa dois prédios vizinhos. Um antigo, tombado e de estilo eclético, que abriga o pavilhão de exposições e outro mais novo, de estilo modernista, onde funciona a Escola do Olhar. O projeto une as duas construções com uma cobertura fluida de concreto, que remete a uma onda, e uma rampa coberta, por onde os visitantes chegam aos espaços expositivos.

O prédio mais antigo foi inaugurado em 1916 para abrigar a Inspetoria de Portos e foi tombado no ano 2000. Para abrigar o MAR foi submetido a um longo e meticuloso processo de restauro. O trabalho envolveu, durante um ano e seis meses, profissionais de diferentes áreas.

São 15 mil metros quadrados onde estão oito grandes salas de exposições, área educativa, auditório, biblioteca, restaurante-mirante, café, loja, áreas administrativas e de reserva técnica. O acervo tem mais de 3 mil obras, incluindo 1,2 mil aquarelas de Santiago Calatrava,. Além disso há 5 mil peças de memorabilia do Rio de Janeiro, documentos históricos, manuscritos sobre a escravidão, fotografias e cartões postais. Há, também, arquivos da arte brasileira com cerca de 5 mil páginas ou documentos e mais de 5 mil livros doados para a biblioteca. Um dos destaques é o São José de Botas, uma das quatro esculturas de Aleijadinho tombadas individualmente. O MAR também apresenta obras de importantes coleções públicas e privadas do Brasil.

Serviço
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10 às 17 horas.
Telefone: (21) 3031-2741
Informações: museudeartedorio.org.br

AQUÁRIO MARINHO DO RIO DE JANEIRO – AQUARIO

AquaRio

O maior aquário da América do Sul completa o roteiro das atrações no Porto Maravilha. Com 26 mil metros quadrados, o espaço abriga 4,5 milhões de litros de água salgada em 28 tanques com 8 mil animais de 350 espécies. Entre elas estão peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo-Pacífico. Tubarões, arraias, moreias, cavalos-marinhos, entre outros podem ser vistos no Recinto Oceânico, o maior tanque do local, que tem sete metros de profundidade e 500 metros quadrados de área, além de uma grande arquibancada para os visitantes.

Através de uma sinalização digital localizada na lateral ou acima dos tanques, os visitantes têm informações para identificação das espécies, através de imagem e nome científico de cada uma. O AquaRio é o resultado de um investimento de R$ 130 milhões realizado pela iniciativa privada e está sob a responsabilidade do Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (IMAM).

Uma das atrações do AquaRio é um grande túnel de vidro que passa sob o maior tanque d’água, onde estão peixes diversos, arraias e tubarões. É o lugar preferido para fotos e inúmeras selfies.

Serviço
Endereço: Via Binário do Porto, 194 – Gambôa – Praça Muhammad Ali
Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 18h – com entrada até 17h.
Ingressos: vendidos mediante disponibilidade e com horário marcado.
Informações: aquariomarinhodorio.com.br

ORLA CONDE – GASTRONOMIA

Por fim, a Orla Conde, dividida em três núcleos próximos ao AquaRio, à Praça Mauá e ao Largo da Candelária, ao longo de 3,5 quilômetros. Oferece cardápios com lanches, comida árabe, mexicana, sorvete, doces, salgados e cervejas especiais. Dias e horários variam de acordo com a localização e movimentação de cada núcleo.

Além disso, os food trucks que ficam na Praça Muhammad Ali acompanham o funcionamento do AquaRio ou de eventos no entorno. Próximos à Praça Mauá, área cercada de empresas públicas e escritórios, abrem por volta das 11h e ficam até o fim do dia. Na Candelária, além de servirem almoço, costumam estender o atendimento aos clientes nas happy hour.

NÚCLEO DA PRAÇA MUHAMMAD ALI
Espírito de Porco Porcheteria – sanduíches de carne de porco
Black Cofee – café e lanchonete
NÚCLEO DA PRAÇA MAUÁ
Carango – hambúrgueres artesanais
Nômade – sanduíches cubanos
Biboca – comida Árabe
Le Petit Paris – sanduíches variados
Carolinas – bolos
Vitale Gelato – sorvete
NÚCLEO DOS CENTROS CULTURAIS
Calavera – comida mexicana
Bistrô Allium – sanduíches e refeições variadas
Cheia de Graça – sanduíches de linguiça
Love Waffles – waffles doces e salgados
Foster Haus – comida e cerveja alemã
Fotos: Roberto Maia e Salvador Scofano/Divulgação e Riotur (destaque)
Sair da versão mobile