Riviera Nayarit, destino mexicano que estende-se ao longo de 307 quilômetros de um imaculado litoral pacífico, famosa por seus spas de luxo, observação de baleias, liberação de tartarugas, tirolesas, surfe, observação de aves, gastronomia internacional e artesanato da etnia Huichol, mostra agora que é encantadora até embaixo d’água. A região é muito procurada pelos praticantes de mergulho, que encontram uma ampla oferta de turismo subaquático tanto para amadores como profissionais. Com águas claras e calmas, os mergulhadores deslumbram-se com a rica biodiversidade marinha da região.
Islas Marietas, na Baía de Banderas, está entre os mais procurados. Considerada Reserva de Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2008, foi cenário de pesquisas do oceanógrafo Jacques Cousteau na década de 1970. A visibilidade média é de 12 metros e profundidade varia de 7,5 a 23 metros. É possível a observação de corais, tartarugas marinhas, arraias, lagostas e peixes multicoloridos.
Localizada a aproximadamente 10 quilômetros das Islas Marietas, El Morro, com visibilidade média de 12 a 36,5 metros e profundidade entre 9 a 39,6 metros, é indicada para profissionais que possuem certificado de mergulho. Formada por uma série de montículos rochosos que chegam a 46 metros de profundidade, reserva em suas profundezas cavernas e túneis de aproximadamente 15 metros de extensão. A essa profundidade podem ser observados cavalos-marinhos, polvos, tubarões, arraias, golfinhos, tartarugas e moreias gigantes.
Entre as Islas Marietas e El Morro, está Los Negados – com visibilidade média de 9 a 28 metros e profundidade de 9 a 25 metros. Composto por cavernas e bancos de rochas, a imersão é menos profunda. A grande atração são os tubarões-lixa, que descansam nas profundezas durante todo o dia. Além disso, é possível avistar, arraias, enguias, atuns e carapaus.
Informações: rivieranayarit.com
Fotos: divulgação