Ícone do site Travelpedia

Rostov do Don – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 7

Travelpedia está mostrando todas as cidades-sedes da Copa do Mundo FIFA 2018 que será realizado na Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho. Para quem é apaixonado por futebol e por viagens trazemos informações sobre os destinos, os jogos e dicas para quem vai viajar para curtir o maior evento esportivo do mundo. A sétima cidade da série é Rostov do Don, onde a seleção brasileira enfrentará a Suíça, no dia 17 de junho.

Veja, a seguir, os principais pontos de interesse turístico na cidade.

Rostov do Don – Porta de entrada para o Cáucaso do Norte

Fundada em 1749, é cortada pelo Rio Don, que propicia agradáveis praias de água doce. Atualmente é importante centro comercial, industrial e de transportes. Tem grandes parques, um zoológico, praças monumentais, bares e restaurantes interessantes e a terceira maior roda-gigante da Rússia.

É conhecida pelos apelidos de “Cidade da Morte” e “Casa dos Maníacos” por causa do mais famoso serial killer da Rússia, Andrei Chikatilo. Ele foi responsável pela morte de mais de 50 pessoas entre os anos de 1978 e 1990. Foi condenado à morte e fuzilado em 1994.

Para facilitar os turistas, o governo local criou um roteiro com as 10 principais atrações, incluindo passeios gastronômicos, culturais e históricos. Todas elas têm início na Fan Fest, em pleno coração da cidade.

Parque da Revolução – No local está a terceira maior roda-gigante do país, que proporciona uma incrível vista sobre o Rio Don.

Catedral da Natividade da Santíssima Virgem Maria – Cartão postal da cidade, é uma réplica em tamanho reduzido da famosa Catedral de Cristo Salvador de Moscou.

Monumento a Alexander Pushkin – Estátua em homenagem ao poeta Alexander Pushkin, que é um dos principais nomes da literatura russa.

Rua Pushkin – Em seu extenso calçadão estão cafés, restaurantes e jardins, além do Museu Memorial Sabina Spielrein e os parques da Revolução de Outubro e o Gorky.

H2O Aquapark – Parque aquático muito procurado por adultos e crianças durante os meses de verão. Tem várias e grandes piscinas (inclusive algumas cobertas e aquecidas), saunas e um spa.

Mercado Central – Turista que é turista não dispensa uma visita aos mercados locais. No de Rostov é possível comprar diversas espécies de peixes e carnes, legumes e frutas, além de especiarias e produtos típicos da região.

Rostov State Musical Theatre – Inaugurado em 1999, é um dos maiores do sul da Rússia. Recebe anualmente cerca de 300 apresentações, festivais e shows.

Portas do Cáucaso do Norte – Ponte importante que marca uma encruzilhada das rotas marítimas. A cidade é considerada a “Cidade dos Cinco Mares” – o Azov, o Negro, o Cáspio, o Báltico e o Branco.

Vida noturna – Na chamada Linha de Bares, no centro da cidade, os turistas terão a oportunidade de conhecer bares instalados onde, no passado, estavam os prédios da gigante fábrica de tabacos de Rostov. Na Avenida Gazetny estão diversas tabernas. Já o bar Golodranets é o indicado para os apreciadores de cerveja – há centenas de tipos à disposição. Outras casas oferecem vinhos e queijos do Don. Na adega do Siyanie, por exemplo, estão rótulos de todo o planeta.

Arena Rostov

Estádio custou R$ 1,5 bilhão e será a nova casa do Rostov FC após a Copa do Mundo (Foto: FIFA.com)

Próxima ao Rio Don, o estádio para 45,1 mil torcedores foi construído especialmente para a Copa. Durante o torneiro sediará quatro jogos da fase de grupos e um das oitavas de final (veja abaixo).

17/06 – Brasil x Suíça
20/06 – Uruguai x Arábia Saudita
23/06 – Coreia do Sul x México
26/06 – Islândia x Croácia
02/07 – Oitavas de final

Serviço

Com mais de 17.098 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia é composta por 89 unidades (49 regiões administrativas, 21 repúblicas, 10 áreas autônomas, 6 territórios, 2 cidades autônomas e 1 região autônoma) e faz fronteira com 14 países.

Idioma

Russo (alfabeto cirílico)

Moeda

Rublo Russo

Fusos Horários

O país possui 11 fusos horários diferentes e as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo estão em quatro deles: Caliningrado (+5 horas à frente do Brasil); Moscou, São Petersburgo, Níjni Novgorod, Kazan, Saransk, Rostov, Sochi e Volgogrado (+6 horas); Samara (+7 horas) e Iecaterimburgo (+8 horas).

Visto

Não é necessário para brasileiros.

Clima

A Rússia é conhecida pelas baixíssimas temperaturas durante o rigoroso inverno. Porém, no período da Copa será verão, quando os termômetros marcarão médias em torno dos 25 graus. O calor será maior nas cidades localizadas mais ao sul.

Embaixada do Brasil em Moscou

Ulitsa Bolshaia Nikitskaia, 54 – tels. (007495) 363-0366 e (007495) 960-8148 (plantão consular). Informações: moscou.itamaraty.gov.br/pt-br

Transporte

É possível viajar entre as cidades de trem ou de avião. Moscou e São Petersburgo são ligadas por um trem-bala que percorre a distância entre elas em cerca de 4 horas. Caso sua opção seja alugar um carro para os deslocamentos, terá que tomar algumas providências antes de sair dirigindo. A carteira de motorista brasileira é aceita na Rússia, porém tem que ser traduzida para o russo e autenticada em consulados no Brasil. Outra alternativa é ter uma carteira de habilitação internacional.

Onde Ficar

Moscou e São Petersburgo oferecem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. As demais cidades também possuem boa oferta hoteleira.

O que comer

A gastronomia russa é saudável e repleta de sabores. Entre os principais pratos típicos estão os seguintes:

Borscht – sopa de beterraba e tomate

Solyanka – sopa picante e cremosa preparada com carne, peixe ou cogumelos

Stroganov – cubos de carne bovina com molho de creme de leite (foto ao lado)

Pelmeni – bolinhos de massa recheada com carne moída

Frango à Kiev – peito de frango desossado e recheado

Kotleti – bolinho de carne

Salada Olivier/Salada Russa – batata cozida, maionese, ervilha, pepino em conserva, cebola, ovo e cenoura (foto ao lado)

Pirozhki – pastéis recheados com batatas, carne, repolho ou queijo

Shashlyk (kebab) – espetos de carne

Kholodets – gelatina de carne

Goluptsi – charutinho de repolho

Blini – panqueca recheada com creme de leite, geleia, mel, caviar, salmão defumado, cogumelos, queijo cottage, carne moída ou repolho

Draniki – panqueca de batata servida com creme de leite azedo

Kulebjaka – torta recheada com salmão, carnes ou vegetais

Não deixe de provar o autêntico caviar preto ou vermelho (foto ao lado), muito comum e barato no país; a verdadeira vodka e a cerveja báltica.

Como Chegar

Não há voos diretos entre o Brasil e a Rússia. As principais companhias aéreas europeias, americanas e dos Emirados Árabes voam para Moscou com uma conexão.

Pacotes Turísticos

Agaxtur 

CVC 

MMTGapnet

Stella Barros

55Destinos

Fotos: Pixabay
MATÉRIAS RELACIONADA
Sochi – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 1
Kazan – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 2
Caliningrado – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 3
Níjni Novgorod – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 4
Sair da versão mobile