A mais tradicional associação de hotéis de luxo do Brasil, a Roteiros de Charme, ganhará dois integrantes em 2019. Os novos associados são o Hotel Jaguaribe Lodge & Kite, que fica em Fortim, no Ceará, e o Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel, no Rio de Janeiro. Com os novos integrantes, a Roteiros de Charme terá 70 hotéis em seu portfólio, marcando presença em 61 destinos e 16 estados brasileiros.
A seleção dos hotéis que integram a associação é feita anualmente por uma comissão formada por hoteleiros da Roteiros de Charme e pelos Roteiristas – hóspedes mais frequentes. Dezenas de hotéis se candidatam todos os anos. Para ganhar o selo Roteiros de Charme, os hotéis precisam cumprir algumas exigências, como oferecer uma hospedagem intimista e estarem estabelecidos em uma localização privilegiada pela beleza natural ou pela importância histórica. Construção adequada ao meio ambiente e à região, além de cuidado na decoração e no serviço também são exigências.
Seguir princípios sustentáveis, como parte integrante da qualidade do produto turístico, também é um critério exigido pela associação. É preciso ter responsabilidade social e cuidar da valorização da cultura local. Os hotéis são orientados por um código de ética e conduta ambiental desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), organismo da ONU responsável pelo meio ambiente com o qual a associação possui um acordo que está completando 20 anos em 2018.
Na diversificada listagem de hotéis da Roteiros de Charme há refúgios ecológicos, fazendas históricas, hotéis confortáveis e alguns bastante sofisticados. Um dos novos integrantes, o Hotel Jaguaribe Lodge & Kite, fica em Fortim, a 130 quilômetros de Fortaleza. O hotel encontra-se entre duas vilas de pescadores, o Canto Da Barra e Pontal De Maceió, em frente ao Rio Jaguaribe, maior curso de água do Ceará, que abre para o oceano. A construção, com madeira reflorestada e sobre palafitas, preserva o movimento das dunas.
Este é o segundo hotel da Roteiros de Charme em Fortim. O outro é o Hotel Vila Selvagem, do mesmo proprietário, o francês Celian Chaufour. No Jaguaribe Lodge & Kite são 20 bangalôs, todos com vista para o mar. O local oferece ótimas condições para a prática e aprendizado do kitesurf, esporte amplamente incentivado através do Centro IKO de kitesurf existente no Hotel, o Jaguaribe Kite. O hotel também possui um restaurante com vista para o mar, um bar em frente às acrobacias dos kite surfistas profissionais, um spa com salas de massagem, ofurô, sala de tratamento de beleza e espaço de ioga, além de uma piscina semiolímpica com bar e muitas áreas de descanso.
O outro novo integrante é o Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel. Primeiro hotel carioca a ingressar na associação, é um verdadeiro refúgio urbano com ambiente original e inspirador. O empreendimento, que está instalado em uma histórica fazenda de café de 1850, é o único cinco estrelas do bairro de Santa Teresa, tendo sido premiado pela Forbes Travel Guide, The Telegraph e Gold List 2017 da Condé Nast Traveler.
Outra característica do Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel é o design: a decoração e os móveis são originais e feitos por artistas do bairro. O piso, por exemplo, é de madeira reciclada e os móveis são de madeira de demolição. O jardim é composto de plantas que não precisam ser regadas e existe um sistema de reuso de água da chuva nos jardins e na piscina. Esses detalhes também se estendem ao restaurante Térèze, onde o chef de cozinha, Esteban Mateu, utiliza PANCS (plantas alimentícias não-convencionais) da região e louças feitas por artesãos locais.
O lançamento oficial do Guia de Hotéis 2019 da Associação Roteiros de Charme acontece no dia 26 de novembro, no Hotel Sofitel Ipanema, no Rio de Janeiro.