A Associação Gastronômica Sabores da Montanha trabalha com várias ações planejadas para alguns destinos de inverno dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Objetivo é ampliar a proposta de divulgação dos melhores, mais conceituados e sofisticados restaurantes, cafeterias, gastrobares, hamburguerias, chocolaterias, sorveterias, docerias, cervejarias e produtores artesanais desses charmosos destinos turísticos, promovendo e fomentando o setor durante todo o ano.
Nos planos estão a publicação de um guia anual com a relação de todos os associados, com fotos dos pratos mais solicitados, ficha técnica, receitas e perfil do chef; e a criação de um aplicativo onde os clientes poderão escolher o restaurante, cervejaria, café ou chocolateria de sua preferência, além de acessar o menu, fazer reservas e visualizar fotos. Essas ferramentas estão em fase de desenvolvimento e serão lançadas nos próximos meses.
A plataforma vem comemorando a adesão de novos associados, como os restaurantes A Forneria, Villa di Phoenix e Casa Bassi – todos de Campos do Jordão; SBS São Bento, de São Bento do Sapucaí (SP) e San Benedetto, de Gonçalves (MG).
Eventos e festivais
Segundo Jéssica Aquino, gerente de Marketing da plataforma e da Sabores da Praia, associação gastronômica pertencente ao grupo e voltada para as cidades no litoral brasileiro, a Sabores da Montanha poderá auxiliar na divulgação de festivais gastronômicos já existentes nos municípios para alavancar o setor nas mídias de todo o Brasil e Mercosul.
“Para auxiliar ainda mais no fomento do turismo nos destinos da Mantiqueira, principalmente na baixa temporada, a Sabores da Montanha também realizará, quando tudo voltar ao normal, eventos e festivais como o Food Week, o Festival do Pinhão e o Festival Gastronômico da Mantiqueira, aproveitando a diversidade de restaurantes. Tudo com o apoio da iniciativa privada, que já é parceira em diversos projetos em regiões do Estado de São Paulo”, explica Jéssica, ressaltando que todos os pratos participantes dos festivais terão valores únicos e acessíveis, para que qualquer morador ou turista tenha oportunidade de saborear os mais variados tipos de sabores.
“A ideia é atrair e manter um índice de ocupação na baixa temporada, já que esses municípios, assim como muitos destinos turísticos, enfrentam a questão da sazonalidade. Alguns dos estabelecimentos, especialmente os gastronômicos, vêm enfrentando a crise, ampliada pela pandemia, com doses de criatividade, mas uma boa divulgação sempre é bem-vinda”, lembra Jéssica.
Selo de Qualidade
Todos os restaurantes associados são identificados com um selo de qualidade. Desta forma, o cliente saberá que o estabelecimento é membro da Sabores da Montanha, o que resulta em sinônimo de gastronomia de qualidade, requinte e bom gosto, e que obedece a critérios estabelecidos pelo projeto.