NOVA YORK – O dia da Independência Americana na Big Apple é sinônimo de praia, churrasco (o famoso BBQ), paradas, feirinhas, piqueniques, shows, jogos de beisebol, reuniões de família e fogos de artifício. Os americanos geralmente estão vestidos de branco, vermelho e azul nesse dia de comemoração da adoção (pelo Congresso) da declaração de Independência em 4 de julho de 1776, declarando as 13 colonias americanas independentes do império britânico. Por ser comemorado no verão, a data é o feriado mais queridinho.
Mas e nós brasileiros com isso? Bom, se você estiver rumo a Nova York há bons jeitos de entrar na onda e festejar “like a local”. Segue aqui algumas sugestões que recomendo aos meus clientes querendo incrementar seus roteiros nesse dia tão especial:
Praia
Se quiser ir onde estão os nova iorquinos, o jeito é optar pela praia e tentar descolar um BBQ na casa de alguém. Hamptons, Jersey Shore, Jones Beach ou Rockaways são os lugares preferidos dos “new yorkers”. Mas se você não quer pegar estrada, Coney Island no Brooklyn é uma boa alternativa.
Fogos de artifício
- O mais famoso, da Macy’s, ocorre no East River (vista do Brooklyn) aproximadamente às 21h20. Onde? Brooklyn Bridge, Brooklyn Bridge Park e Brooklyn Heights Promenade.
- Jersey City / Estátua da Liberdade, no Hudson River, aproximadamente as 21h30, vistos de Hobokken, Jersey City e Liberty Island Park.
- Coney Island, no Brooklyn, aproximadamente às 21h (horário aproximado dos fogos no ano passado).
Os shows de fogos duram aproximadamente 30 minutos.
Cruzeiros
Se você quer uma experiência bacana, os cruzeiros com vista para os fogos (e geralmente com jantar incluso) são a opção mais interessante para os turistas, porém, um tanto mais salgadas diga-se de passagem. Os cruzeiros custam em torno de US$ 200 por pessoa (quanto mais perto da data, mais caros eles ficam).
Nightime Walking Tour
Agora, se você quer uma experiência bem diferente, e está disposto a madrugar, dia 4 de julho, das 4h30 as 7h30 (esse horário mesmo que leu) saindo do Frauces Tavern Museum (54 Pearl St.) rola um tour a pé com direito a assistir o nascer do sol pelas ruas de Lower Manhattan. Que tal? No mínimo algo inusitado ou que nunca havia pensado fazer na Big Apple hein.