Ícone do site Travelpedia

Saiba como harmonizar cerveja com os pratos típicos de Páscoa

Four sorts of beer. Beer tasting. Ale, porter, lager, pilsner

A Páscoa normalmente tem um cardápio bastante típico. O que muitos não sabem é que, com uma pitada de criatividade, é possível harmonizar pratos com diversos estilos de cerveja, desde a entrada até a sobremesa. A mestre-cervejeira e sommelière da cervejaria Ambev, Laura Aguiar, dá algumas sugestões de harmonização. Escolha as que mais lhe agradam, monte seu cardápio, e aproveite a infinidade de sabores e aromas que a cerveja pode proporcionar.

Saladas

Para começar, pratos leves como saladas de folhas, pedem por cervejas igualmente leves. Como é o caso da Brahma e da Original, por exemplo, tem sabor suave, levemente herbal e corpo leve, o que faz desses rótulos ótimas opções para acompanhar pratos leves e delicados.

Brahma Chopp

Estilo: Pilsen

Teor alcoólico: 5%

Original

Estilo: Pilsen

Origem: Brasil

Teor alcoólico: 5%

Ceviche de peixe branco

Tradicional prato da culinária peruana, o ceviche passou a ser muito apreciado pelos brasileiros e inserido nos cardápios de Páscoa. A receita leva peixe cru marinado em suco de limão, além de cebola e pimenta. Uma boa sugestão para acompanhar são as cervejas de trigo do estilo Witbier, como a Hoegaarden e a Wals Witte. Com sabor de especiarias marcante e refrescante, a tradicional Witbier belga leva sementes de coentro e raspas de casca de laranja em sua composição, o que lhe confere um sabor levemente cítrico. O sabor citrico e levemente ácido deste estilo de cerveja harmonizam por semelhança com o prato.

Hoegaarden Wit

Estilo: Witbier

Teor alcoólico: 4,9%

Wäls Belgian Witte

Estilo: Witbier

Teor alcoólico: 5%

Bacalhau

Tradicionalmente português, o bacalhau é o prato mais consumido pelos brasileiros durante a Sexta-Feira Santa e a Páscoa. A forma mais de comum de consumi-lo no Brasil é a bacalhoada, que leva azeite, batatas assadas, tomate, cebola e azeitonas. Por ser um prato com sabor um pouco mais forte, uma boa dica de cerveja para harmonizar é a Leffe Blonde. Igualmente complexa no sabor e bastante encorpada por conta dos cereais que a compõe, as notas condimentas, doces e alcoólicas dessa cerveja harmonizam perfeitamente com alimentos com sabor mais acentuado.

Outras boas sugestões para acompanhar o bacalhau são a Goose Island Sofie e a Colorado Appia. A Sofie, da Goose Island, é uma Belgian Farmhouse Ale, de sabor ácido, o que costuma combinar muito bem com peixes. Já a Colorado Appia é uma combinação exótica que, além do mel das laranjeiras, é feita a partir da melhor cevada, trigos maltados e levedura de alta fermentação. É uma cerveja doce, encorpada e refrescante.

Colorado Appia

Estilo: Honey Wheat Ale

Teor alcoólico: 5,5%

Leffe Blonde

Estilo: Belgian Blonde Ale

Teor alcoólico: 6,6%

Goose Island Sofie

Estilo: American Sour Ale

Teor alcoólico: 6,5%

Macarrão ao molho quatro queijos

Para quem não gosta de peixes, uma ótima alternativa pode ser uma massa com molho de quatro queijos. Por ter um sabor um pouco mais forte, esse prato harmoniza perfeitamente com a Brahma Extra Red Lager, uma cerveja maltada com leve aroma de caramelo e torra de malte. Sua característica levemente adocicada harmoniza por contraste com os sabores salgados dos queijos.

A Bohemia Aura Lager é outra boa opção para harmonizar com pratos que levam queijos. Seu estilo Vienna Lager carrega fortes notas de malte e um suave aroma do lúpulo.

Bohemia Aura Lager

Estilo: Vienna Lager

Teor alcoólico: 5,4%

Brahma Extra Red Lager

Estilo: International Amber Lager

Teor alcoólico: 5%

Risoto de cordeiro                                                                                                        

Bastante comum também em feriados de Páscoa, o cordeiro pode ser preparado de diversas formas. A sugestão aqui é utiliza-lo para fazer um risoto. Para harmonizar, a Wäls Session Citra e Bohemia 838 Pale Ale caem muito bem. O aroma e amargor dessas cervejas são marcados pela presença do lúpulo, trazendo força a elas. Por isso, é importante que o alimento também tenha força, de forma que os sabores da cerveja e do alimento coexistam, como é o caso do cordeiro. O amargor da cerveja ajuda também a limpar o paladar da gordura do prato.

Bohemia 838 Pale Ale

Estilo: English Pale Ale

Teor alcoólico: 5,4%

Wäls Session Citra

Estilo: American IPA

Teor alcoólico: 3,9%

Ovos de chocolate

É possível harmonizar cervejas com sobremesas também? Pode comemorar, pois a resposta é ‘sim’. Os ovos de chocolate são, para muitos, o ‘carro-chefe’ da Páscoa. Porém, o que poucos sabem é que existem cervejas que combinam muito bem com chocolate. A Wäls Dubbel, por exemplo, é uma delas. Essa cerveja tem notas de frutas passas e um elevado teor alcoólico. Uma sugestão é experimentá-la acompanhada de um bom ovo de chocolate.

A Wäls Petroleum e a Colorado Demoiselle também surpreendem ao serem combinadas com chocolate. O dulçor do chocolate é equilibrado pelos sabores das cervejas indicadas, tornando a experiência de degustá-lo ainda mais fantástica.

Wäls Petroleum

Estilo: American Imperial Stout

Teor alcoólico: 12%

Wäls Dubbel

Estilo: Belgian Dubbel

Teor alcoólico: 7,5%

Colorado Demoiselle

Estilo: Robust Porter

Teor alcoólico: 6%

Portanto, não importa qual é o seu prato preferido de Páscoa. O universo cervejeiro, com sua grande diversidade de estilos, permite harmonizações de todos os tipos. Sempre haverá uma cerveja ideal para harmonizar com seu prato favorito.

Fotos:  Ambev/Divulgação
Sair da versão mobile