Ícone do site Travelpedia

Saiba o que é preciso para poder estudar espanhol em Barcelona

Hoje em dia é possível afirmar que são muitos os brasileiros que desejam viajar para a Espanha com a intenção de ter aulas de espanhol em Barcelona, uma cidade fantástica para passar uma boa temporada. Com certeza, almejam ter uma melhor qualidade de vida e segurança financeira. Para que isso possa dar certo, é necessário cumprir alguns requisitos.

Acontece que para viajar para Espanha e poder entrar sem problemas como turista, existem requisitos que devem ser cumpridos e que tem a ver com a data de validade do passaporte, a hospedagem, a situação econômica para poder se sustentar e, é claro, também uma passagem de volta para o país de origem.

Por causa disso tudo, se a sua intenção é ter aulas de espanhol em Barcelona, deverá prestar muita atenção a esses requisitos para evitar qualquer tipo de problema quando tiver que passar pelo controle de imigração espanhola.

Não existe pior situação do que viajar rumo a Europa para poder aprender espanhol em Barcelona, especificamente, e ser barrado logo no aeroporto da Espanha, tendo que voltar para o Brasil!

Requisitos atuais para brasileiros que farão cursos de espanhol em Barcelona

Desde o dia 3 de agosto de 2021, existem requisitos determinantes para a entrada de turistas brasileiros na Espanha. Isso acontece por causa da situação sanitária que o mundo está enfrentando.

Até essa data, só cidadãos espanhóis e residentes no país podiam pegar voos do Brasil rumo a Espanha. Podiam também embarcar passageiros que fizessem escala na Espanha para continuar viagem rumo a outros países fora do Espaço Schengen.

Embora diversos brasileiros que queriam fazer cursos de espanhol em Barcelona voassem para um terceiro país e de lá embarcaram em um voo local para poder entrar legalmente na Espanha, hoje as coisas mudaram e estão mais fáceis de poder serem cumpridas.

Hoje já é possível que um brasileiro pegue um voo do Brasil para a Espanha com toda a documentação em dia, mas deverá cumprir quarentena ao chegar e estar em um dos grupos autorizados a entrar no país.

Estudantes são um dos grupos autorizados a entrar na Espanha

Um dos grupos autorizados a entrar é o de estudantes, como aqueles que viajam para estudar em uma escola de espanhol em Barcelona. Mas de qualquer forma esses estudantes deverão cumprir quarentena ao chegar na Espanha, pois o Brasil é um dos países que está na lista de países considerados de alto risco.

Como deve ser feita a quarentena: em primeiro lugar, as pessoas que chegam a Espanha, seja para ter aulas de espanhol em Barcelona, visitar parentes ou amigos, ou por outros motivos, deverão ter feito um teste de diagnóstico de infecção ativa para SARS Covid-2 que tenha resultado negativo. Esse teste deverá ser feito nas 72 horas previas à chegada a Espanha.

O documento com o resultado desse teste deve ser redigido no idioma espanhol, ou inglês, alemão ou francês. Se o passageiro não tiver esse teste, deverá pagar uma multa e ainda fazer o teste no próprio aeroporto.

O período de quarentena, contando com esse teste com resultado negativo, é de 10 dias. No entanto, no sétimo dia pode ser realizado voluntariamente outro teste e tendo resultado negativo, finaliza a quarentena nesse mesmo dia.

É importante destacar que o passageiro não é obrigado e ficar em hotel, no caso de pessoas que viajam tendo alugado um apartamento ou se hospedando em casas de parentes ou amigos. Nesses casos, a quarentena deverá acontecer nessas casas ou apartamentos, tendo controle policial.

Ainda terão permissão para saídas específicas durante essa quarentena se a finalidade for: comprar alimentos, remédios ou produtos farmacêuticos e de primeira necessidade. Também é permitido sair para uma consulta médica ou para casos de força maior.

Estudantes com ou sem visto de estudos

Aqueles estudantes que viajam para realizar, por exemplo, um curso longo em uma escola de espanhol em Barcelona, deverão ter um visto de estudos e entrar na Espanha dentro dos 15 dias anteriores ao início do curso que farão.

Já no caso de estudantes que viajam para fazer um curso que não ultrapassa os 90 dias, não precisam de qualquer visto, porque esse espaço de tempo é o período normal de permanência para qualquer turista.

Documentos que podem ser solicitados na hora de chegar a Espanha

É muito importante prestar atenção à seguinte lista, porque qualquer esquecimento ou erro, pode acabar prejudicando os seus planos para passar uma temporada na Espanha:

Seguro médico, sim ou não?

Para entrar em qualquer país do Espaço Schengen como turista não é necessário contratar um seguro médico ou de saúde. É verdade que muitas agências de viagens recomendam ter um, mas isso é absolutamente uma decisão pessoal do passageiro.

No entanto, quem solicitou um visto de estudos ou de residência através de um consulado espanhol no Brasil, deverá sim contratar um seguro de saúde.

Finalmente, é muito importante levar em consideração o período de permanência: como turista, mesmo viajando para fazer um curso de estudos, o período é de 90 dias como máximo. Existe a possibilidade de uma prorrogação feita só pela Polícia Nacional da Espanha, mas deve existir uma situação muito especial, como uma doença que impeça a volta para o Brasil.

Fotos: Pixabay
Sair da versão mobile