Vários monumentos e construções em cinco cidades brasileiras estão confirmados na celebração deste sábado e serão coloridos para a data. O Cristo Redentor, o Estádio do Maracanã, os Arcos da Lapa e o Edifício Estácio de Sá, no Rio de Janeiro; o Edifício Jornalista Roberto Marinho, em São Paulo; a Catedral de Pedra, em Canela; a Torre da TV Globo, em Recife; o Brasília Shopping, a Catedral Metropolitana de Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Torre Digital, em Brasília.
Os pubs e bares e São Paulo já têm a tradição de festejar a data, mas, este ano, os paulistanos contarão com uma programação oficial na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, no domingo, dia 18 de março. “Irlanda: o país dos mitos, da magia e da música” terá apresentações de música, dança e literatura irlandesa, em um verdadeiro St. Patrick’s Day na via mais famosa de São Paulo.
Participarão do evento especial o grupo de dança irlandesa Banana Broadway, os grupos de música tradicional Na Fianna, Cia Celta e Oran Irish Music, além de palestrantes que prometem fazer com que os presentes se apaixonem pelo folclore, literatura e história do país.
Pelo mundo, mais de 300 monumentos e construções em cerca de 30 países serão iluminados em verde. Entre eles, estão o Coliseu, em Roma, a London Eye, em Londres, o Empire State Building de Nova York e a Galeries Lafayette, em Paris.
“O St. Patrick’s Day é um momento de muita alegria, em que celebramos não só o nosso país, mas também a amizade ao redor do mundo”, afirma o Cônsul-Geral da Irlanda no Brasil, Barry Tumelty. “É maravilhoso ver que pessoas de vários países abraçaram esse sentimento, em especial o Brasil. Somos conhecidos no mundo todo por esta festa, e agora queremos que as pessoas vivam a experiência de participar dela”, finaliza.