Travelpedia está mostrando todas as cidades-sedes da Copa do Mundo FIFA 2018 que será realizado na Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho. Para quem é apaixonado por futebol e por viagens trazemos informações sobre os destinos, os jogos e dicas para quem vai viajar para curtir o maior evento esportivo do mundo. A quinta cidade da série é Samara, que está distante 1.057 quilômetros de Moscou (17 horas de trem). Veja, a seguir, os principais pontos de interesse turístico na cidade.
Samara – A cidade dos foguetes
Cortada pelo Rio Volga, o maior da Europa, ganhou fama por abrigar o principal centro aeroespacial da Rússia. Tanto que um dos pontos de atração turística é o monumento que reproduz um foguete – com 20 toneladas e 68 metros de altura – e homenageia o primeiro voo espacial realizado pelo astronauta Yuri Gagarin.
Outros atrativos são o templo dedicado a São Jorge e um dos bunkers secretos de Josef Stalin. Rebatizada de Kuibyshev durante a 2ª Guerra Mundial, manteve esse nome entre 1935 e 1991. Também serviu como capital da União Soviética em alguns momentos. Foi lá que membros do governo russo ficaram escondidos quando Moscou sofreu ameaça nazista.
Samara Antiga – A partir da Praça da Revolução e ao longo da Rua Kuybysheva estão importantes e lindas construções históricas como o prédio da Filarmônica, o Museu Moderno, o teatro Acadêmico, a igreja luterana de São Jorge e o Monastério de Iversk. Há, também, o calçadão chamado Arbat, onde estão lojas, cafés e muitos artistas de rua.
Stalin’s Bunker – Esse bunker secreto localizado na Rua Frunze é uma das principais atrações da cidade. Em excelente estado de conservação, está a 37 metros de profundidade e foi projetado para receber, em caso de necessidade, o ditador Josef Stalin e sua família durante a 2ª Guerra Mundial. Detalhes da construção podem ser conhecidos em visitas guiadas.
Áreas verdes – À beira do Rio Volga está o Ladya, espaço de entretenimento que recebe shows e eventos regulares – principalmente durante o verão. Com ótima vista do rio, é perfeito para curtir o pôr do sol. Outros espaços para curtir a natureza são os parques Yuri Gagarin e o Samara Zagorodnyy.
Samara Embankment (aterro) – À margem esquerda do Rio Volga, tem 5 quilômetros de extensão e dispõe de cafeterias e quiosques de comidas e bebidas ao longo do trajeto. Ideal para caminhadas e piqueniques. Se preferir há bicicletas para alugar.
Torre Ladya – Inaugurada em 1986 para comemorar o 400º aniversário da cidade, tem 20 metros de altura e a forma de um veleiro. Tornou-se um dos símbolos de Samara.
Museu de História Espacial Kosmicheskaya – O local é considerado o berço da engenharia aeroespacial russa. Foi lá que os russos construíram o foguete que levou o primeiro homem ao espaço – o astronauta Yuri Gagarin. O acervo inclui o uniforme espacial utilizado por Gagarin, réplicas de naves, motores e até um foguete Soyuz. Visita imperdível para quem curte o tema. Dá para chegar até o museu utilizando o metrô e descer na estação Rossiyskaya – ao lado do museu.
Templo de São Jorge – À margem do Volga, a igreja foi construída no início do século 21 em homenagem aos veteranos de guerra. O santo padroeiro da Rússia representa a vitória.
Rua Leningradskaya – Localizada no centro histórico e fechada para pedestres, está repleta de lojas e bistrôs charmosos. Ao longo dela estão vários edifícios que contam a história da cidade. Bem próximo está um casarão onde, entre os anos 1890 e 1893, a família de Vladimir Ilyich Ulyanov, posteriormente conhecido como Lênin, morou no segundo andar.
Praça Kuybychev – Considerada a maior do continente, era o local onde eram realizados os desfiles militares durante a 2ª Guerra Mundial. Atualmente acontecem os desfiles comemorativos ao Dia da Vitória. Chama a atenção o belo e imponente Teatro Acadêmico de Ópera e Balé de Samara.
Gastronomia – Vodca, cerveja e chocolate não faltam nas mesas de Samara. Esses três produtos são muito populares na cidade. Se você gosta de cerveja, não deixe de provar a cerveja báltica e uma outra produzida com água, mel e levedura. Quem não bebe álcool pode se esbaldar com o Kvass – refrigerante à base de trigo.
Observation Point – Essa gigantesca plataforma de observação tem uma das melhores vistas da cidade. Vá no final do dia para aproveitar o incrível pôr do sol.
Samara Arena
Também chamada de Cosmos Arena, tem capacidade para 44,8 mil torcedores e design inspirado no espaço como não poderia ser diferente na cidade. Após a Copa, o estádio receberá os jogos do Krylya Sovetov.
Serão realizados quatro jogos da fase de grupos (veja abaixo), um das oitavas e outro das quartas de final.
17/06 – Costa Rica x Servia
21/06 – Dinamarca x Austrália
25/06 – Uruguai x Rússia
28/06 – Senegal x Colômbia
02/07 – Oitavas de final
07/07 – Quartas de final
Serviço
Com mais de 17.098 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia é composta por 89 unidades (49 regiões administrativas, 21 repúblicas, 10 áreas autônomas, 6 territórios, 2 cidades autônomas e 1 região autônoma) e faz fronteira com 14 países.
Idioma
Russo (alfabeto cirílico)
Moeda
Rublo Russo
Fusos Horários
O país possui 11 fusos horários diferentes e as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo estão em quatro deles: Caliningrado (+5 horas à frente do Brasil); Moscou, São Petersburgo, Níjni Novgorod, Kazan, Saransk, Rostov, Sochi e Volgogrado (+6 horas); Samara (+7 horas) e Iecaterimburgo (+8 horas).
Visto
Não é necessário para brasileiros.
Clima
A Rússia é conhecida pelas baixíssimas temperaturas durante o rigoroso inverno. Porém, no período da Copa será verão, quando os termômetros marcarão médias em torno dos 25 graus. O calor será maior nas cidades localizadas mais ao sul.
Embaixada do Brasil em Moscou
Ulitsa Bolshaia Nikitskaia, 54 – tels. (007495) 363-0366 e (007495) 960-8148 (plantão consular). Informações: moscou.itamaraty.gov.br/pt-br
Transporte
É possível viajar entre as cidades de trem ou de avião. Moscou e São Petersburgo são ligadas por um trem-bala que percorre a distância entre elas em cerca de 4 horas. Caso sua opção seja alugar um carro para os deslocamentos, terá que tomar algumas providências antes de sair dirigindo. A carteira de motorista brasileira é aceita na Rússia, porém tem que ser traduzida para o russo e autenticada em consulados no Brasil. Outra alternativa é ter uma carteira de habilitação internacional.
Onde Ficar
Moscou e São Petersburgo oferecem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. As demais cidades também possuem boa oferta hoteleira.
O que comer
A gastronomia russa é saudável e repleta de sabores. Entre os principais pratos típicos estão os seguintes:
Borscht – sopa de beterraba e tomate (foto ao lado)
Solyanka – sopa picante e cremosa preparada com carne, peixe ou cogumelos)
Stroganov – cubos de carne bovina com molho de creme de leite
Pelmeni – bolinhos de massa recheada com carne moída
Kotleti – bolinho de carne
Blini – panqueca recheada com creme de leite, geleia, mel, caviar, salmão defumado, cogumelos, queijo cottage, carne moída ou repolho
Pirozhki – pastéis recheados com batatas, carne, repolho ou queijo
Shashlyk (kebab) – espetos de carne (foto ao lado)
Kholodets – gelatina de carne
Goluptsi – charutinho de repolho
Draniki – panqueca de batata servida com creme de leite azedo
Salada Olivier (salada russa) – batata cozida, maionese, ervilha, pepino em conserva, cebola, ovo e cenoura
Kulebjaka – torta recheada com salmão, carnes ou vegetais
Frango à Kiev – peito de frango desossado e recheado
Não deixe de provar o autêntico caviar (preto ou vermelho), muito comum e barato no país, a verdadeira vodka e a cerveja báltica.
Como Chegar
Não há voos diretos entre o Brasil e a Rússia. As principais companhias aéreas europeias, americanas e dos Emirados Árabes voam para Moscou com uma conexão.
Pacotes Turísticos
Agaxtur
CVC
MMTGapnet
55Destinos