Ícone do site Travelpedia

Santo Antônio do Pinhal para curtir o inverno longe das aglomerações

Na próxima segunda-feira, dia 21 de junho, começa a temporada de inverno e quem aprecia um friozinho já pode começar a escolher o destino. A pandemia Covid-19 ainda não terminou e é preciso ter cautela e precaução. O ideal nesse momento é optar por locais sem aglomeração e em meio à natureza. Uma interessante opção é a estância climática Santo Antônio do Pinhal, uma pequena e aconchegante cidade na Serra da Mantiqueira.

Distante 179 quilômetros da capital paulista, o município se consolidou como um destino de inverno romântico e intimista. Os principais atrativos para os casais são o contato com a natureza e a busca por tranquilidade. Os bairros Barreiro, Machadinho, Rio Preto e Sertãozinho reúnem o que o destino tem de melhor. Além disso, uma hospedagem com vista para as montanhas, a lareira acessa, um bom vinho e uma deliciosa fondue são praticamente irresistíveis.

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal 

Igreja da Matriz de Santo Antônio do Pinhal (Foto: Reprodução site oficial)

No centro da cidade, cuja arquitetura traz traços da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região, os turistas podem visitar a igreja da Matriz, o Mirante e a fonte de Santo Antônio, que tem uma bica de água fresca vinda das montanhas. Outras opções são os ateliês e as diversas lojinhas com lembrancinhas, artesanato local, roupas e até mesmo móveis requintados e obras de arte.

Mas as principais atrações de Santo Antônio do Pinhal estão ligadas a natureza. Os visitantes podem fazer trilhas com diversos graus de dificuldade, conhecer bosques, rios, cachoeiras e nascentes, sendo a principal delas a Cachoeira do Lajeado. Mas, sem dúvida alguma, o Pico Agudo é cartão postal da cidade e um passeio indispensável.

Parapente no Pico Agudo (Foto: Reprodução site oficial)

Pico Agudo Com cerca de 1,7 mil metros de altitude ele deslumbra os turistas com a bela vista de 360°. Lá do alto é possível vislumbrar as montanhas da Serra da Mantiqueira, a região Sul de Minas e o Vale do Paraíba. Mas para chegar lá é preciso encarar uma caminhada de uma hora e depois subir 300 degraus nas pedras.

Também é possível assistir os praticantes de asa delta e parapente realizando voos no local. E, se você for aventureiro e quiser experimentar a sensação de ganhar os céus da cidade, há diversas agências locais que agendam voos com instrutores preparados.

Dica de hospedagem – A Pousada Quatro Estações de Pinhal é uma das melhores opções de hospedagem em Santo Antônio do Pinhal. Além de aconchego, requinte e boa mesa, os hóspedes ainda podem se deslumbram com lindas vistas para as montanhas.

Gastronomia regional Para os amantes da boa mesa, vale a pena saborear as delícias do Bistrô Seu Beneditú. Instalado dentro da Pousada Quatro Estações de Pinhal tem gastronomia que privilegia os ingredientes orgânicos e majoritariamente produzidos na cidade.

Foto: Santo Antônio do Pinhal vista do Mirante/divulgação via WR Comunicação
MATÉRIA RELACIONADA
Aconchego, requinte e boa mesa na Pousada Quatro Estações de Pinhal
Sair da versão mobile