A oitava edição da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura, que acontece anualmente na cidade Santos, em São Paulo, já tem data. Entre os dias 21 e 25 de setembro, ocupará principalmente o Teatro Guarany, um patrimônio cultural e histórico localizado ao lado da Rodoviária da cidade, e a unidade santista do SESC com uma programação gratuita que inclui mesas de debates, oficinas, atrações infantis e espetáculo de abertura.
A Tarrafa Literária é idealizada e organizada pela Editora Realejo e tem por objetivo evidenciar a literatura e conquistar novos leitores, aproximando-os de escritores de relevância nacional e internacional.
Para as rodas de conversa e mesas de discussões, três estão confirmadas: a primeira, com participação da cartunista Laerte e Amara Moira, uma travesti doutorada e prostituta, com mediação do escritor Arthur Veríssimo, sobre transgênero; a segunda, nomeada “Ménage à Trois”, sobre sexo, claro, com participações do escritor Reinaldo Moraes e da professora de literatura Eliane Robert de Moraes, e mediação de Paulo Ludmer; e a terceira, sobre as dificuldades do início da carreira de escritor, com participação de Maria Valéria Rezende, vencedora do Prêmio Jabuti, e Estevão Azevedo, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2015, mediados por Vanessa Ferrari, uma das principais editoras da Cia das Letras.
Outros nomes nacionais confirmados são: Gregório Duvivier, ator, humorista e escritor; Marina Moraes, jornalista e escritora; Juliana Araripe, atriz, apresentadora e escritora; Sergio Rodrigues, jornalista, escritor e crítico literário; e Eduardo Giannetti, sociólogo, economista e escritor.
Já entre os internacionais estão o holandês Arnon Grunberg, autor de livro Tirza; o mexicano David Toscana, que na ocasião lança o livro Bonanza Bar, com breves histórias de botequim; e o angolano Pepetela, que descreve em suas obras os problemas sociais de seu país.
A programação infantil da Tarrafa, chamada Tarrafinha Literária, já tem confirmada apresentação do espetáculo cênico musical “Crianceiras”, como uma homenagem a Manoel de Barros, o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade. Haverá, ainda, uma temporada do “Fabuloso Mundo das Descobertas”, uma peça teatral com o intuito de inspirar a prática de ensinar e aprender.
Informações: tarrafaliteraria.com.br
Foto: Divulgação