Para ajudar os viajantes a descobrir os melhores destinos para visitar em 2023, a Booking.com realizou sua pesquisa anual sobre Previsões de Viagens*. Assim, verificou as tendências globais de reservas. A cidade de São Paulo, que completa 469 anos no dia 25 de janeiro, aparece entre os dez destinos mundiais a serem explorados pelos viajantes em 2023.
Além de destacar São Paulo, o estudo anual da plataforma ainda descobriu que os brasileiros estão se sentindo muito mais otimistas para viajar em 2023 em comparação com o ano passado (87%). Bem como estão optando cada vez mais por viagens que os convidem a testar seus limites (79%).
Então, confira a lista (em ordem aleatória) de destinos, experiências e estadias. Além de São Paulo, ela traz outros destinos que marcarão as viagens nesse ano. Por exemplo: Querétaro (México), Bolzano (Itália), Santa Fé (Estados Unidos) e Hobart (Austrália).
São Paulo, Brasil
São Paulo (SP) abriga 20 milhões de habitantes em uma metrópole que conta com cinemas artísticos, teatros experimentais e uma vida noturna eletrizante. Além disso, há inúmeras baladas onde os visitantes poderão dançar até o amanhecer. Assim, a cidade é a opção perfeita para os 81% de brasileiros que querem passar “férias centradas na vida noturna” em 2023.
Do mesmo modo, em São Paulo os amantes da gastronomia poderão se deliciar com as refeições gourmet que fazem da cidade um paraíso gastronômico de renome mundial. Afinal, São Paulo abriga 9 dos 14 restaurantes com estrelas Michelin no Brasil.
Portanto, para descansar, os visitantes podem dar uma escapadinha de carro até as praias do Litoral Norte do Estado de São Paulo. Além disso, a região não deixa nada a desejar para as famosas praias do Rio de Janeiro.
- Onde se hospedar – Um hotel elegante em um bairro bastante animado, o L´Hotel Portobay São Paulo fica a uma curta caminhada do MASP (Museu de Arte de São Paulo) e perto da Avenida Paulista.
Budva, Montenegro
Para pessoas que desejam passar suas férias em uma praia ensolarada com águas cristalinas, a cidade de Budva, no oeste de Montenegro, é um destino europeu imperdível. Localizada na costa do Mar Adriático, possui uma orla de 35 km conhecida como Riviera Budva.
Portanto, pessoas em busca de aventura não podem perder a chance de visitar a Baía de Kotor (ou Boka) em um passeio que inclui Ilha Mamula, Gruta Azul e Nossa Senhora das Rochas. Nele, é possível nadar e mergulhar com snorkel na Gruta Azul, além de entrar em um túnel submarino.
O centro histórico medieval de Budva, cercado por muros de pedra, possui ruas de paralelepípedos cheias de restaurantes charmosos. Então, essa é uma ótima oportunidade para saborear frutos do mar frescos grelhados.
- Onde se hospedar – Para viajantes que querem se hospedar em um lugar mais reservado, o Apartments Inspiration oferece estúdios e apartamentos que ficam a uma curta caminhada do centro histórico e da praia.
Pondicherry, Índia
A cidade boêmia e litorânea de Pondicherry está localizada na costa sudeste da Índia, na Baía de Bengala. O destino atrai visitantes em busca de experiências espirituais que desejam visitar os ashrams.
As ruas adoráveis de Pondicherry, também conhecida como ‘Pondy’, estão repletas de casas geminadas em tons pastel e varandas encantadoras cobertas de buganvílias cor de rosa.
Praias tranquilas se estendem de norte a sul da cidade, mas Mahe Beach é o melhor local para assistir a um nascer do sol incrível. Além disso, a área também oferece uma infinidade de esportes aquáticos e atividades de mergulho.
- Onde se hospedar – Para uma estadia tranquila em um tradicional B&B, a dica é se hospedar no Anantha Heritage. Essa casa tâmil restaurada está localizada atrás de um templo e de uma piscina sagrada e fica a uma curta caminhada da praia.
Querétaro, México
Muito conhecida por seus habitantes amigáveis e acolhedores, Querétaro está localizada no planalto central. Além disso, graças à sua altitude, conta sempre com um clima agradável de primavera.
A uma curta distância de carro da cidade está um dos maiores monólitos do mundo, Peña de Bernal. Com uma altura de 433 metros, o local é altamente recomendado por outros viajantes. Para pessoas em busca de aventura, vale a pena juntar toda a coragem e escalar o que sobrou desse antigo vulcão.
A região também abriga Sierra Gorda, conhecida como a ‘joia verde’ do México. O local recebeu esse nome graças às suas belas florestas, desertos e desfiladeiros espalhados por vastas montanhas e vales. Essa reserva da biosfera é um patrimônio da UNESCO.
- Onde se hospedar – Com sua fachada azul, o Morazul Hotel Boutique está perfeitamente localizado no centro histórico de Querétaro e fica em frente ao parque Jardin Guerrero. Esse hotel rústico e chique tem paredes de pedra originais e piso frio, teto com vigas de madeira, camas com dossel extremamente confortáveis e muitos cantos aconchegantes para relaxar.
Bolzano, Itália
É a capital da região mais ao norte da Itália, Tirol do Sul. Bolzano é um destino alpino ideal para fãs de caminhadas e esqui. A cidade está situada entre as impressionantes montanhas cobertas de neve das Dolomitas italianas. Assim, os viajantes podem optar pelo desafio de encarar a subida no verão, ou de visitar suas aclamadas estações de esqui no inverno.
Pessoas que amam história vão se sentir em casa ao conhecer os muitos castelos medievais e a catedral gótica, com suas torres imponentes que contrastam com as casas pintadas em tons pastel da cidade.
- Onde se hospedar – Com vista para as Dolomitas, o Castel Hörtenberg é um castelo renascentista reformado no centro de Bolzano que conta com torres, painéis de madeira originais e uma adega. Os hóspedes podem relaxar no spa de luxo desse paraíso histórico que oferece chuveiros cromáticos e até uma parede de sal rosa do Himalaia para uma experiência de relaxamento.
Kota Kinabalu, Malásia
Conhecida localmente como ‘KK’, a movimentada capital de Sabá, na parte malaia da ilha de Bornéu, é uma joia escondida cercada por exuberantes florestas tropicais e belas praias. Durante o dia, é possível visitar o Kota Kinabalu Handicraft Market e conferir belas pérolas, tecidos coloridos e requintadas peças de madeira entalhada, tudo feito por artesãos regionais.
O restaurante Floating Seafood Market é imperdível e serve excelentes camarões e caranguejos na manteiga. Enquanto saboreiam essas delícias, os visitantes podem assistir a apresentações culturais no palco que mostram a crescente cena artística e musical da região.
Os ecossistemas ao redor de Kota Kinabalu abrigam uma vida selvagem única. É possível observar toda essa diversidade em seu ambiente natural em um safári noturno de barco.
- Onde se hospedar – O Le Meridien Kota Kinabalu é um hotel moderno situado em frente ao mercado à beira-mar da cidade. Além disso, os viajantes em busca de lembrancinhas podem interagir com os comerciantes locais de frutas e peixes. Os hóspedes também vão poder se aventurar no oceano e mergulhar com snorkel e cilindro.
Kalabaka, Grécia
A cidade grega é um local deslumbrante que abriga o complexo de Meteora, uma formação rochosa e lar de vários mosteiros ortodoxos orientais. Com cerca de 400 metros de altura, esse patrimônio mundial da UNESCO remonta ao século 13 e foi construído por monges que buscavam o isolamento. Outro destaque de Kalabaka são as cavernas eremitas de Badovas de mil anos, além de belos afrescos nos mosteiros.
Amantes da gastronomia também não vão se desapontar, já que o destino conta com um mercado movimentado toda sexta-feira, além de restaurantes que servem almôndegas deliciosas, moussaka e cozidos maravilhosos.
- Onde se hospedar – Localizado entre Meteora e o centro da cidade, o Hotel Doupiani House oferece vistas das dramáticas formações rochosas e fica a uma curta caminhada do Museu do Cogumelo. Os hóspedes podem saborear um delicioso café da manhã com frutas frescas cultivadas na própria horta do hotel.
Santa Fé, Estados Unidos
Com sua herança multicultural incomparável e tribos nativas americanas, a singularidade de Santa Fé faz jus ao seu apelido, ‘The City Different’ (A Cidade Diferente, em português). Os indígenas deixaram uma marca impressionante na cidade, com suas ricas tradições artísticas e estruturas em estilo adobe. Toda essa cultura e criações podem ser observadas pelos viajantes no Museum of Contemporary Native Arts. Uma outra opção é visitar uma das 19 comunidades indígenas que recebem visitantes em certos dias da semana.
Santa Fé é a capital estadual mais alta do país e fica no sopé da cordilheira Sangre de Cristo. Assim sendo, é uma base fantástica para caminhadas, passeios de bicicleta e esqui. Para uma dose extra de adrenalina nas alturas, os viajantes podem se aventurar nas montanhas com atividades como escalada, parapente ou rafting.
- Onde se hospedar – Rodeado por ótimas trilhas para caminhadas, o Bobcat Inn é um B&B com ar boêmio está localizado a uma curta distância de carro do centro da cidade. Seu pátio gracioso com churrasqueira oferece um lugar para os hóspedes se conhecerem.
Olomouc, República Tcheca
A histórica Olomouc é uma alternativa fantástica à famosa capital Praga, além de ser um dos segredos mais bem guardados da Europa. A cidade remonta à época romana e tem de tudo: arquitetura requintada, patrimônio religioso e rica gastronomia. Provar o famoso queijo Olomoucké tvarůžky é uma experiência obrigatória.
O bem preservado centro histórico é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, a Coluna da Santíssima Trindade, com seus quase 35 metros de altura, é uma das maravilhas barrocas da Europa Central e se destaca na praça principal.
- Onde se hospedar – O Long Story Short Hostel & Café está localizado no centro de Olomouc e oferece eventos de música ao vivo e noites de cinema para os hóspedes se conhecerem. Situado em um forte do século 18, esse hostel badalado conta com um café e um bar no terraço, onde os viajantes podem saborear um café quentinho ou algo mais forte antes de embarcarem em uma aventura.
Hobart, Austrália
Existem poucos destinos onde os viajantes podem escalar uma montanha, ir à praia e visitar uma galeria de arte de renome em apenas um dia. Hobart é um deles. A capital da Tasmânia é a cidade mais ao sul da Austrália, o que significa que o clima é fantástico durante todo o ano.
Com o Mount Wellington ao redor e com as águas do Rio Derwent, o destino é ideal para aventureiros que querem conhecer a região de caiaque, rapel ou até surfe. Para quem quiser ter uma visão panorâmica, a dica é se inscrever para uma aula de voo sob a orientação de um instrutor qualificado. Já os visitantes que desejarem ficar mais perto do solo podem apreciar obras de arte de renome mundial no Museum of Old and New Art (MONA).
Com suas balsas, barcos de pesca e píer flutuante, o charme natural de Hobart é inegável. Curta a vibe da comunidade nos fins de semana no Salamanca Market, onde são vendidos produtos caseiros, incluindo uísque e geleias. Por fim, uma outra opção é ir ao festival Taste of Tasmania, realizado todos os anos na cidade.
- Onde se hospedar – O Maylands Lodge é uma antiga acomodação bastante conhecida que funciona como um hotel de luxo urbano. Localizada nos limites da cidade, a estadia fica a uma curta distância de carro do centro e da orla. A acomodação é uma fusão de estilo moderno e histórico.