Travelpedia está mostrando todas as cidades-sedes da Copa do Mundo FIFA 2018 que será realizado na Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho. Para quem é apaixonado por futebol e por viagens trazemos informações sobre os destinos, os jogos e dicas para quem vai viajar para curtir o maior evento esportivo do mundo. A oitava cidade da série é Saransk, a menor cidade entre as que receberão jogos do Mundial.
Veja, a seguir, os principais pontos de interesse turístico na cidade.
Saransk – A capital da República da Mordovia
Fundada em 1641, está a 630 quilômetros de Moscou. Durante o período da União Soviética teve importância como polo industrial. Nas décadas de 1950 e 1960 recebeu muitos moradores em busca de emprego e melhor qualidade de vida. De lá para cá a população está em diminuindo continuamente.
A arquitetura local chama a atenção, bem como o parque Gorodskoy, o monumento a Fyodor Ushakov (antigo comandante da marinha russa), os vários museus e as catedrais de São João Apóstolo e a ortodoxa de St. Theodore Ushakov. Concluída em 2006, chama a atenção pelas características arquitetônicas da época do império russo.
Catedral de St. Theodore Ushakov – A cruz central com 62 metros de altura é do estilo do Império Russo. Tem quatro torres e 12 sinos – o maior pesa 6 toneladas. Ao lado dela está o monumento a Fedor Ushakov.
Praça Soviética – Centro histórico de Saransk, foi seriamente danificado por um incêndio, em 1852, que destruiu a Igreja Colegiada e o Kremlin. Durante os anos 1960 e 1970, a praça passou por uma grande obra de restauração. Os prédios históricos foram removidos e outros adicionados.
Museu de Cultura Folclórica da Mordovia – Inaugurado em 1999, está instalado em uma mansão de dois andares no centro da capital mordoviana. No passado, o prédio foi sede do Supremo Tribunal de Mordovia e da União dos Escritores da República. Reúne mais de 4 mil exposições, incluindo duas centenas itens do século 19.
Museu Alexander Polezhaev – Localizado no centro da cidade, foi inaugurado em 2001. É um centro de pesquisa dedicado ao estudo do patrimônio do poeta Alexander Polezhaev, que viveu no século 19.
Mordovian Erzia Museum of Visual Arts – Abriga uma coleção de obras do escultor mordoviano Stepan Erzia (1876-1959) e do pintor Fedot Sychkov (1870-1958). O espaço reúne mais de 1,5 mil itens, incluindo obras de artistas mordovianos contemporâneos.
Arena Mordovia
Durante a Copa terá capacidade para 44,4 mil pessoas (com estruturas temporárias), caindo para 25 mil lugares após o torneio. Sua construção é uma homenagem ao 1000º aniversário da união dos mordovos. Sediará quatro jogos da fase de grupos (veja abaixo).
16/06 – Peru x Dinamarca
19/06 – Colômbia x Japão
25/06 – Irã x Portugal
28/06 – Panamá x Tunísia
Serviço
Com mais de 17.098 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia é composta por 89 unidades (49 regiões administrativas, 21 repúblicas, 10 áreas autônomas, 6 territórios, 2 cidades autônomas e 1 região autônoma) e faz fronteira com 14 países.
Idioma
Russo (alfabeto cirílico)
Moeda
Rublo Russo
Fusos Horários
O país possui 11 fusos horários diferentes e as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo estão em quatro deles: Caliningrado (+5 horas à frente do Brasil); Moscou, São Petersburgo, Níjni Novgorod, Kazan, Saransk, Rostov, Sochi e Volgogrado (+6 horas); Samara (+7 horas) e Iecaterimburgo (+8 horas).
Visto
Não é necessário para brasileiros.
Clima
A Rússia é conhecida pelas baixíssimas temperaturas durante o rigoroso inverno. Porém, no período da Copa será verão, quando os termômetros marcarão médias em torno dos 25 graus. O calor será maior nas cidades localizadas mais ao sul.
Embaixada do Brasil em Moscou
Ulitsa Bolshaia Nikitskaia, 54 – tels. (007495) 363-0366 e (007495) 960-8148 (plantão consular). Informações: moscou.itamaraty.gov.br/pt-br
Transporte
É possível viajar entre as cidades de trem ou de avião. Moscou e São Petersburgo são ligadas por um trem-bala que percorre a distância entre elas em cerca de 4 horas. Caso sua opção seja alugar um carro para os deslocamentos, terá que tomar algumas providências antes de sair dirigindo. A carteira de motorista brasileira é aceita na Rússia, porém tem que ser traduzida para o russo e autenticada em consulados no Brasil. Outra alternativa é ter uma carteira de habilitação internacional.
Onde Ficar
Moscou e São Petersburgo oferecem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. As demais cidades também possuem boa oferta hoteleira.
O que comer
A gastronomia russa é saudável e repleta de sabores. Entre os principais pratos típicos estão os seguintes:
Borscht – sopa de beterraba e tomate
Solyanka – sopa picante e cremosa preparada com carne, peixe ou cogumelos
Stroganov – cubos de carne bovina com molho de creme de leite (foto ao lado)
Pelmeni – bolinhos de massa recheada com carne moída
Frango à Kiev – peito de frango desossado e recheado
Kotleti – bolinho de carne
Salada Olivier/Salada Russa – batata cozida, maionese, ervilha, pepino em conserva, cebola, ovo e cenoura (foto ao lado)
Pirozhki – pastéis recheados com batatas, carne, repolho ou queijo
Shashlyk (kebab) – espetos de carne
Kholodets – gelatina de carne
Goluptsi – charutinho de repolho
Blini – panqueca recheada com creme de leite, geleia, mel, caviar, salmão defumado, cogumelos, queijo cottage, carne moída ou repolho
Draniki – panqueca de batata servida com creme de leite azedo
Kulebjaka – torta recheada com salmão, carnes ou vegetais
Não deixe de provar o autêntico caviar preto ou vermelho (foto ao lado), muito comum e barato no país; a verdadeira vodka e a cerveja báltica.
Como Chegar
Não há voos diretos entre o Brasil e a Rússia. As principais companhias aéreas europeias, americanas e dos Emirados Árabes voam para Moscou com uma conexão.
Pacotes Turísticos
Agaxtur
CVC
MMTGapnet
55Destinos