“Independentemente de distância ou duração, as pessoas precisam se conscientizar de que imprevistos acontecem e a melhor forma de resolvê-los é com a contratação do seguro, que possui um custo relativamente baixo se comparado aos possíveis gastos quando não se está coberto”, explica o CEO da ComparaOnline, Paulo Marchetti.
Muita gente imagina que em território nacional não é preciso contratá-lo e, com a intenção de economizar, acaba deixando este item de fora. Mas, o que muitos não sabem é que o seguro viagem nacional para 10 dias de folia sai, em média, R$ 5 por dia, mais barato que uma caipirinha, e inclui desde emergências de saúde a outros tipos de coberturas, já que os problemas podem começar no trajeto ou embarque, como ter a bagagem extraviada ou danificada.
Pensando na saúde, o seguro viagem também é um aliado e oferece coberturas básicas para as despesas hospitalares, médicas, de medicamento, traslado, caso necessário e, em casos extremos, traslado de corpo. Nesta época, algumas emergências são comuns e é importante estar protegido em ocorrências como:
- Dengue, zika e chikungunya: causadas por picadas de mosquito que se proliferam em ambientes com água parada.
- Micose: causado por um fungo, provoca problemas na pele. O fungo se desenvolve em locais úmidos e quentes.
- Desidratação: causada por falta de líquido, suor excessivo, vômito ou diarreia.
- Intoxicação alimentar: causada, principalmente, pela ingestão de alimentos mal conservados nesta época de temperaturas muito altas.
- Conjuntivite: nesta época a conjuntivite bacteriana cresce, pois as bactérias se propagam na água e contaminam os olhos ao mergulhar na piscina ou no mar.
- Embriaguez: o clima animado e o calor faz com que as pessoas bebam além do limite, isso pode causar náuseas, vômitos e, em casos mais sérios, coma alcoólico.
É importante lembrar que, no caso de doenças preexistentes, a cobertura é limitada a casos de urgência ou emergência, cobrindo apenas despesas para estabilização até que o viajante possa continuar o passeio ou retornar para casa.
“Vale ressaltar que, na hora de escolher um seguro viagem, o ideal é identificar o que melhor se enquadra às suas necessidades, levando em consideração o grau de periculosidade do local e os tipos de doenças mais comuns, que podem ser encontrados em uma simples pesquisa na internet”, finaliza Marchetti.
Com o perfil e necessidades definidas, é hora de analisar e comparar com atenção os seguros viagem disponíveis no mercado. No site é possível fazer uma simulação, encontrar e contratar o seguro mais adequado.