Primeira aérea no mundo a oferecer essa possibilidade aos passageiros, a GOL completou um ano do Selfie Check-In, recurso que usa o reconhecimento facial para a realização do check-in. Disponível para todos os passageiros da companhia, o serviço pode ser utilizado tanto em voos domésticos como internacionais, por meio do aplicativo da empresa. Desde o seu lançamento mais de 1 milhão de check-ins foram realizados com o recurso e, neste período, foram feitos cerca de 500 mil cadastros de clientes.
O Selfie Check-in foi implementado pela área de TI da GOL em parceria com a FullFace Biometric Solutions, empresa especializada em identificação de pessoas e que disponibilizou a tecnologia para reconhecimento facial. Por meio de um algoritmo próprio, a ferramenta garante precisão no reconhecimento biométrico individual a partir de 1.024 pontos da face, em menos de um segundo.
Para usar a ferramenta, basta baixar e abrir o aplicativo GOL no smartphone ou tablet e fazer um cadastro da biometria facial, sem necessidade da inclusão de qualquer outro dado adicional, nem mesmo o localizador da viagem. Com isso, nos próximos voos, o check-in pode ser feito diretamente no aplicativo, apenas com o reconhecimento facial.
Além desta funcionalidade, os clientes GOL também podem escolher diferentes canais online para realizar o check-in antecipadamente, como computador, tablet e celular. A companhia ainda oferece a possibilidade do check-in via Twitter, que funciona por meio de troca de mensagens privadas (DMs), feitas por um BOT.