Começa hoje (27) e segue até o dia 2 de maio, a Semana Marrocos, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, e tem o objetivo de mostrar a enorme riqueza que esse país oferece aos visitantes.
A Semana do Marrocos será um evento cultural gratuito que contará com diversas atrações da cultura marroquina: apresentações de música e dança, exposição de artesanato, demonstrações da arte de pintura corporal de hena, caligrafia árabe, a tradicional cerimônia do chá de menta e um desfile de cafetãs – peça emblemática do vestuário marroquino – nos dias 28 e 29, às 14h, 17h e 19h.
“O Marrocos está estrategicamente localizado entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, o que lhe confere uma geografia peculiar, formada por vales e montanhas que encantam turistas com paisagens arrebatadoras”, afirma Abdellatif Achachi, diretor geral do Turismo do Marrocos para Portugal e Brasil. “Europa, África e Oriente Médio se misturam, formando um mosaico encantador entre o passado e o presente e reunindo uma incrível diversidade de pessoas”, completa.
Países como o Brasil, tidos como “mercados emergentes”, se transformaram recentemente em grandes emissores de turistas para o destino, e parte desse crescimento se dá graças a novas operações aéreas, como as da companhia Royal Air Maroc, que oferece voos diretos para Casablanca, saindo de São Paulo e Rio de Janeiro.
Marrocos: um destino em ascensão
Porta de entrada para a África, o Marrocos vem se tornando um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. Sua arquitetura peculiar, as cidades históricas, os desertos variados, uma gastronomia instigante e a hospitalidade calorosa levam o destino a figurar no topo da lista de desejos dos viajantes.
A indústria turística marroquina vem apresentando uma guinada positiva nos últimos anos. Dados oficiais do país informam que 11,4 milhões de turistas visitaram o país em 2017, um aumento de 10% em relação a 2016. No ano passado, 45 mil brasileiros visitaram o Marrocos.
Confira abaixo a programação completa do evento Semana Marrocos:
Orquestra de música marroquina
A música andaluza, pilar da identidade cultural marroquina, é um gênero musical secular com raízes na música de Portugal e Espanha antes da Reconquista. A sua composição atual, com as transcrições dos cantos e da música, permanece idêntica há 600 anos.
Cerimônia de chá
O chá de menta, uma das tradições do país, é um verdadeiro ritual, símbolo de convívio, hospitalidade e generosidade do acolhimento marroquino. A bebida é obtida com a infusão de folhas de chá verde e menta verde.
Tatuagens de hena
As tatuagens em hena são uma tradição e um ritual amplamente difundido. A hena tem uma grande importância simbólica no país.
Demonstração da arte da caligrafia árabe
A caligrafia árabe, considerada uma arte estética de grande importância, reflete o espírito dessa civilização.
Desfiles de Cafetãs
Fruto de um trabalho meticuloso e do saber fazer do costureiro tradicional, o cafetã é um dos trajes tradicionais mais antigos no mundo e uma peça emblemática do vestuário marroquino, símbolo de uma cultura popular fortemente enraizada. Atualmente, com os novos estilistas, o cafetã adquiriu mais força, tornando-se o traje de festa por excelência, usado sobretudo nos casamentos e festas religiosas.
Serviço
Semana Marrocos
Data: 27 de abril a 2 de maio
Horário: 10h às 20h
Local: Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2.073 – Consolação – São Paulo (SP)