Em meio a um ano para lá de desafiador, o Turismo do Alentejo, maior região de Portugal, lançou o projeto especial “O Alentejo é assim”. Para, através de uma série de vídeos, divulgar o destino no Brasil. E assim mostrar porque o Alentejo realmente encanta turistas do mundo todo.
“O Alentejo é assim” consiste em uma série de vídeos gravados por empresários portugueses contando o que faz do Alentejo e de seus empreendimentos – hotéis, receptivos, agências de turismo, entre outros – tão convidativos aos turistas. Foram abordados temas diversos, que vão desde as experiências de luxo e de aventura até as possibilidades do enoturismo e do turismo rural.
Os vídeos foram gravados ao longo de 2020, em momentos que muitas das empresas participantes estavam com atividade reduzida, não apenas para mostrar as características reais da região, mas também para lembrar que os alentejanos seguiam trabalhando para que os turistas voltassem a visitá-los assim que possível.
“Passado o momento inicial, em que apelamos aos viajantes que permanecessem em casa, respeitando o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e adiando suas viagens ao Alentejo, percebemos que precisaríamos reacender o interesse dos brasileiros pelas viagens à nossa região.”, explica o presidente da ARPTA, Vítor Silva.
De acordo com o executivo, a ideia foi fazer isso da maneira mais real e genuína possível. Até porque o Alentejo é conhecido por sua autenticidade. “Em vez de buscar atores, acionamos nossos associados para convidá-los a participar. Pois sabemos que os alentejanos são apaixonados por sua terra e que podem falar sobre ela melhor que ninguém. Recebemos dezenas de adesões quase imediatamente.”, completa Silva.
Os primeiros vídeos da campanha podem ser conferidos nesta playlist do YouTube. Eles estão sendo publicados semanalmente no canal de YouTube oficial da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, sempre às quartas-feiras. Confira abaixo:
O Brasil é um mercado de extrema relevância para o Alentejo, uma vez que é um dos principais emissores de turistas para Portugal. Em 2019, a região recebeu 58,4 mil hóspedes brasileiros, registrando 94,4 mil pernoites desses viajantes.
A região portuguesa é um destino ideal ao momento atual, de retomada do turismo, uma vez que suas cidades são pequenas e afastadas umas das outras. O que significa que há poucas chances de encontrar aglomerações. Outros diferenciais são as inúmeras opções de atividades e atrações ao ar livre, a possibilidade de fazer um roteiro completo de carro e as diversas iniciativas dos hotéis locais para garantir a segurança.
A ação inovadora contou com a produção da AFT Digital, agência responsável pela comunicação do destino no Brasil.