Ícone do site Travelpedia

Serra Verde Express evita descarte de 12 mil canudos plásticos por mês

Considerada uma das mais importantes operadoras de trens turísticos no Brasil, a Serra Verde Express vem trabalhando para reduzir o uso de plástico em suas operações. A medida ganha proporções relevantes porque cerca de 200 mil passageiros são transportados por ano nos passeios pela Serra do Mar paranaense na ferrovia Paranaguá-Curitiba.

Desde julho, cerca de 40 mil canudos plásticos deixaram de ser descartados no meio ambiente, média superior a 12 mil canudos/mês que eram utilizados nos vagões. “A sustentabilidade sempre foi tratada com muito empenho por nós”, conta Renata Mendes, gerente de Marketing do grupo.

A campanha “Menos plástico Mais natureza” lançada pela Serra Verde Express procura passar aos turistas a mensagem de que quanto menos plásticos forem utilizados menor será o impacto na natureza.

Segundo Renata, o investimento em projetos de preservação ambiental vai além do fim da distribuição de canudos plásticos nos trens turísticos. “A Serra Verde Express, que integra a holding Higi Serv, também coleta a água da chuva para a lavagem de sua plataforma, destina materiais recicláveis para o Programa EcoCidadão da Associação de Recicladores de Morretes e realiza a limpeza de rios”, explica.

Os turistas podem levar seus próprios utensílios para a viagem ou adquirir copos e canudos ecológicos de aço inox na Loja do Trem

Outra ação envolve o fim do uso de copos plásticos também nos escritórios da Serra Verde Express que futuramente pretende abolir a distribuição deste utensílio em todos os vagões dos seus trens. Nos vagões de luxo, copos de plástico foram substituídos por louças. As caixas de lanche e os guardanapos são produzidos com papel biodegradável e os souvenirs já não usam mais plástico em suas embalagens. “Queremos ampliar ações que vão ao encontro da preservação do planeta”, afirma Adonai Filho, diretor da Serra Verde Express.

Todas as empresas da holding aderiram à campanha na área administrativa. Apenas com o fim do uso de copos plásticos, será evitado o consumo de cerca de 15 mil copos por mês. “Além disso, temos trabalhado com produtores locais, pois entendemos que o incentivo ao desenvolvimento regional também faz parte da sustentabilidade dentro do turismo”, comenta Adonai.

Informações: serraverdeexpress.com.br

Fotos: Roberto Maia e Divulgação (destaque)
Sair da versão mobile